• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
imagem alusiva ao St. Patrick's Day, uma cartola verde e alguns trevos de três folhas

Por Redação Wizard
24 de fevereiro de 2023

A festa de St. Patrick’s Day já conquistou vários lugares além da Irlanda – país onde a comemoração teve origem. St. Patrick’s Day é cheia de fatos curiosos que explicam o porquê ela está cada vez mais popular. A Wizard listou alguns deles para você conhecer e se inspirar para celebrar esse dia também. Quem […]

A festa de St. Patrick’s Day já conquistou vários lugares além da Irlanda – país onde a comemoração teve origem. St. Patrick’s Day é cheia de fatos curiosos que explicam o porquê ela está cada vez mais popular. A Wizard listou alguns deles para você conhecer e se inspirar para celebrar esse dia também.

Quem foi Saint Patrick

No século V, o mercado negro era lucrativo para os piratas irlandeses. O britânico Maewyn Succat ainda era bem jovem quando foi capturado e vendido como escravo. Ele viveu dessa forma por 6 anos e apegando-se cada vez mais à religião. Quando conseguiu escapar e voltar para casa, decidiu que sua missão seria tornar-se padre e trabalhar na evangelização da Irlanda. Logo, adotou então o nome de Patrick.

Após batizar muitas pessoas convertendo-as ao catolicismo, se tornou responsável pela expulsão das cobras que teriam invadido a ilha. Entretanto, a lenda seria apenas uma metáfora para representação da sua luta contra o “mal”. Na religião, o mal é representado pelas serpentes, mas que se tratava, na verdade, do paganismo e bruxaria que dominavam as ruas irlandesas.

Diferente da Igreja do Império Romano que catequizava pela imposição, Patrick usou seu jeito cativante na evangelização e conquistou aquele povo tornando-se seu padroeiro.

Shamrock, um símbolo de St. Patrick’s Day

O trevo é símbolo, não só do dia de St. Patrick, mas de toda a cultura irlandesa. Entretanto, embora sua existência na cultura celta já fosse relevante, ganhou força popular ao ser utilizado na religião. Usá-lo na pregação foi a forma encontrada pelo patrono do país de explicar a Santíssima Trindade.

Por suas folhas terem três partes unidas por um único caule, seriam como uma representação das entidades de Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O nome Shamrock vem do idioma gaélico e significa ‘planta jovem de três folhas’, um ícone de sorte que ganhou popularidade por todo o mundo.

O duende e seu pote de ouro

Você acredita em duendes? Na Irlanda eles estão por toda parte: em desenhos, bonecos, enfeites e, principalmente, nas fantasias do St. Patrick’s Day. No folclore irlandês, os Leprechauns (pronuncia-se Leprecáuns), são guardiões de tesouros que moram no país desde muito antes dos celtas e vivem escondidos com seus potes de ouro no final de arco-íris.

Muito travessos, adoram pregar peças e são muito ágeis, quase impossíveis de alcançar. Por isso, há uma lenda de quem capturar um poderá fazer três pedidos.

Tudo verde

É comum ouvir a Irlanda ser chamada de Ilha Esmeralda e essa é uma referência à sua paisagem. Entretanto, por conta do trevo, a cor está conectada também a Saint Patrick e, consequentemente, muito presente na comemoração de seu dia.

Atualmente, além das roupas e acessórios na cor, é possível encontrar prédios, monumentos e até rios coloridos de verde para celebração do feriado, homenagem que não é exclusividade irlandesa, muitos países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e até Rússia também enfeitam suas cidades.

Uma curiosidade: a celebração é tão popular em alguns países que o Chicago Bulls, um dos maiores times de basquete dos EUA, tem o uniforme oficial vermelho, mas se veste de verde para celebrar a data.

Culinária especial

A culinária irlandesa costuma estar presente durante as festividades, mas, para entrar no clima, muitos restaurantes desenvolvem pratos comemorativos vendidos por tempo limitado e que ressaltam algum ponto da tradição, em geral, a cor verde. Doces, bolos e bolachas decoradas com trevos também são bastante comuns.

St. Patrick’s Day pelo mundo

A Grande Fome, de 1845 a 1849, foi um período que marcou a história da Irlanda. Durante esses anos, a falta de alimentos e surtos de doenças fizeram com que mais de um milhão de pessoas deixassem suas casas e emigrassem para outros países em busca de uma chance de sobrevivência.

Essa é a explicação do porquê muitos países também celebram com grandes paradas o dia de St. Patrick. Além dos Estados Unidos, que possui uma vasta colônia de irlandeses, países como Canadá, Argentina, Alemanha e até Japão realizam desfiles comemorativos organizados por devotos de Saint Patrick.

Blarney Castle

Caso você participe de uma celebração de St. Patrick’s Day na Irlanda, não se assuste quando ver pessoas pelas ruas usando adereços e camisetas com a frase “Kiss me, I’m irish”, ou seja, “me beije, eu sou irlandês (a)”. Embora a declaração pareça um pouco abusada, não se preocupe, a sua explicação vem da lenda de Blarney Castle.

Na cidade de Cork está localizado o Castelo de Blarney, construído sobre uma rocha mágica que, segundo a lenda, quem a beija recebe a capacidade de se expressar com desenvoltura e persuadir pela palavra. Mas a tarefa não é tão simples assim: é necessário sentar-se de costas para a pedra e, segurado por alguém, se inclinar para trás e para baixo para então beijá-la. O esforço vale a pena para aqueles que querem o dom da eloquência.   

Agora que você já sabe de tudo isso, que tal se fantasiar de verde e comemorar o St. Patrick’s Day por aqui também?

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

As mais famosas linguagens da ficção

29 de março de 2024

Vamos explorar as mais famosas linguagens da ficção.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários