• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
uma imagem de Londres, capital da Inglaterra, com o Big Ben ao fundo

Por Redação Wizard
28 de janeiro de 2022

Reino Unido e Grã-Bretanha: entenda a diferença

Se você fosse convidado a visitar o Reino Unido, saberia dizer quais países fazem parte do roteiro dessa viagem? Ficar em dúvida sobre quais nações compõem o Reino Unido ou se ele e a Grã-Bretanha são a mesma coisa pode ser mais comum do que você imagina.  Por isso, no post de hoje, explicamos para você não confundir mais! 

Grã-Bretanha 

Em maio de 1707, um acordo chamado Tratado da União criava um Estado soberano chamado Reino Unido da Grã-Bretanha ou somente Grã-Bretanha. Esse acordo ligava a Escócia à Inglaterra, que na época também incluía o País de Gales. Durante o século 18, ambos eram controlados pelo parlamento inglês e tinham o monarca Jaime VI da Escócia como único rei. Esse modelo de Estado durou até o início do século 19. 

Reino Unido 

A partir de 1801, com entrada da Irlanda pelo Ato de União, o Estado passou a ser chamado de Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda ou apenas Reino Unido. Após a divisão do território irlandês em Irlanda do Norte e República da Irlanda, o termo “Norte” também passou a ser adotado. Desde então, esses países estão submetidos à Rainha Elizabeth II e ao parlamento em Londres, embora cada um tenha governantes estaduais e municipais e possam tomar decisões internas. 

A diferença entre Reino Unido e Grã-Bretanha 

De forma geral, o que precisamos entender é que a diferença está na composição atual do reino. A Escócia, a Inglaterra e o País de Gales formavam a Grã-Bretanha.  

Com a entrada da Irlanda do Norte, surgiu o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, ou só Reino Unido, muitas vezes representado apenas por UK, a sigla de United Kingdom, que é o nome em inglês. 

A Grã-Bretanha é a ilha em rosa (menos a Irlanda do Norte, também em rosa no desenho). Já o Reino Unido é composto pela Grã-Bretanha mais a Irlanda do Norte (toda a área rosa do mapa acima).

É importante saber que, como o Reino Unido é um Estado soberano, ele possui diversas características próprias, como a moeda, que é a libra esterlina, o hino, chamado “God save the Queen” (Deus salve a rainha, em português) e a bandeira, que é composta pela combinação de três elementos que remetem aos padroeiros dos países:  a Cruz de São Jorge, representando a Inglaterra, a Cruz de Santo André, representando a  Escócia, e a Cruz de São Patrício, representando a Irlanda. 

Com essa explicação, com certeza você não terá mais dúvidas na hora de falar sobre esse assunto, certo? Se quiser saber mais sobre a cultura de outros países, como a Inglaterra e a Irlanda, fique de olho nos posts sobre viagens e cultura que a Wizard sempre traz para você. E que tal preencher o formulário abaixo e descobrir de uma vez por todas a diferença entre o inglês britânico e o americano? 

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

As mais famosas linguagens da ficção

29 de março de 2024

Vamos explorar as mais famosas linguagens da ficção.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários