QUANTO DE INGLÊS É PRECISO SABER PARA FAZER INTERCÂMBIO?

QUANTO DE INGLÊS É PRECISO SABER PARA FAZER INTERCÂMBIO?

Fazer um intercâmbio é o sonho de muitos jovens. A experiência é incrível, e para aproveitá-la totalmente, deve-se estar atento a todos os detalhes que a compõem. Um deles é o idioma. Devido à sua utilização em um grande número de países, a língua inglesa acaba sendo escolhida como o foco principal, gerando a dúvida: qual o nível de inglês necessário para fazer a viagem? O post de hoje responderá a essa e outras perguntas relacionadas ao assunto.

Preparativos e viagem

É preciso mesmo falar inglês?

Se a língua inglesa for oficial no país de destino, é mesmo imprescindível possuir um bom domínio. Não é indicado se arriscar na viagem sem conseguir entender conversas e textos em inglês. Não precisa ser fluente igual a um nativo, mas saiba o suficiente para fazer todas as tarefas requisitadas e sobreviver com tranquilidade no local.

Procedimentos legais

O intercâmbio não acontece de um dia para o outro: é preciso resolver uma série de procedimentos legais para ser autorizado a morar lá fora. A quantidade de burocracia vai depender do país escolhido, mas alguns pedem atestado de nível intermediário no inglês e comprovação de condições financeiras, por exemplo. Algumas agências especializadas oferecem ajuda no processo de conquista do visto e da permissão de estadia, mas ainda assim a pessoa precisa ir atrás de documentos e autorizações, possivelmente redigidos no idioma.

Viagem e chegada

Ao chegar ao país, você poderá passar por um rígido controle de imigração no aeroporto, um procedimento totalmente em inglês que pede que você entenda o que lhe dizem e fale o que está indo fazer lá. Caso contrário, terá problemas bem indesejados. Além disso, os primeiros dias no novo lugar podem pedir outras obrigações legais, como se registrar na prefeitura da cidade, por exemplo.

Objetivos do intercâmbio

Para quem vai estudar o idioma

Há intercâmbios focados em cursos de inglês. Nesses casos, é possível viajar tendo um nível entre o básico e o intermediário, suficiente para realizar os procedimentos legais e se virar bem dentro da cidade. É compreensível possuir dificuldades e errar na hora da conversa, já que você está lá para aprender e as aulas serão exatamente para isso. O que vale mesmo é a sua dedicação nos estudos.

Para quem vai fazer outros cursos

Para quem pretende estudar na faculdade ou fazer outros cursos que não sejam de inglês, é preciso ter um nível de intermediário a avançado. A dinâmica das aulas e dos estudos não darão tanto espaço para o aluno perder conteúdos devido a problemas de compreensão do idioma, pedindo um fluxo rápido de compreensão. Os trabalhos são mais complexos e também requerem uma boa capacidade de escrita.

Além disso, o processo de admissão da instituição de ensino pode exigir uma comprovação de proficiência atestada por testes próprios, declarações oficias ou sistemas de certificado como o TOEIC, por exemplo.

Para quem vai trabalhar

Alguns programas permitem ao candidato trabalhar no intercâmbio, seja para complementar a renda ou para enriquecer o aprendizado. Nessas situações, é também necessário possuir um nível entre intermediário e avançado, já que o mercado de trabalho pode não ter tanta paciência com quem não domina a língua.

Você irá aprender lá

Por fim, entenda que você precisa viajar com um conhecimento prévio que te permita conversar com as pessoas, situar-se nas ruas e fazer o que precisa sem grandes problemas. Durante o intercâmbio, você irá melhorar consideravelmente todos as habilidades, como o listening, o reading e o speaking. Isso acontecerá de maneira natural e pode ser intensificado com muito estudo e dedicação. Portanto, não se preocupe em saber exatamente tudo, mas esteja seguro que será capaz de aproveitar a viagem sem ficar sofrendo por não entender nada do que estão falando.

Tem o sonho de morar fora do Brasil? Então você precisa continuar acompanhando o nosso blog! Aqui nós temos várias dicas para te ajudar a conquistar o seu desejo. Venha com a gente:

Como tirar o passaporte

Como fazer intercâmbio e economizar trabalhando fora do país

Seja bilíngue!

A Wizard é comprometida com seu aprendizado e quer ver você vencer. Então aproveite para fazer um curso que fará toda diferença! Clique aqui e faça parte dessa experiência!

Tweet
Compartilhar
+1

#POSTS MAIS LIDOS

#

TABELA DE VERBOS IRREGULARES EM INGLÊS

QUE TAL CONHECER ALGUNS DOS VERBOS IRREGULARES MAIS USADOS?

#

APELIDOS CARINHOSOS EM INGLÊS

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA “MY BOO”? CONFIRA ESSE E OUTROS TERMOS EM NOSSA LISTA!

#

DIAS DA SEMANA EM INGLÊS

OS DIAS DA SEMANA EM INGLÊS TÊM ALGUMAS CURIOSIDADES QUE VALE A PENA CONHECER, VAMOS APROFUNDAR UM POUCO?

#

AS FRASES EM INGLÊS MAIS USADAS NO NOSSO COTIDIANO

QUER ALGUMAS IDEIAS DE FRASES PARA TREINAR O INGLÊS EM CASA? CONFIRA O NOSSO POST!

# ver mais posts >

DIGITE SEU E-MAIL E GANHE 4 AULAS!

Copyright 2017 © Wizard - Todos os direitos reservados