• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade

Por Redação Wizard
12 de fevereiro de 2016

LIVROS CLÁSSICOS QUE GANHARAM VERSÕES DARK

Nas aulas de inglês, você provavelmente ouviu falar sobre grandes nomes da literatura estrangeira. Os ingleses Lewis Carroll e Jane Austen, o alemão Franz Kafka e o italiano Carlo Collodi são apenas exemplos de uma legião de autores responsáveis por livros clássicos que fazem parte da cultura de vários países pelo mundo. Recentemente, autores contemporâneos tiveram ideias assombrosas e resolveram reescrever obras imortais da literatura, adicionando um toque a mais à trama. Coisas simples, como zumbis, vampiros, monstros marinhos e até um gato, que substituiu o papel que pertencia a um inseto gigante. Tudo isso com muito respeito aos textos originais, é claro! Ficou curioso? Conheça seis livros clássicos que ganharam versões dark e que merecem um lugar na sua coleção. Alguns já foram até lançados aqui no Brasil, mas você pode adquirir os e-books em inglês de todos eles sem problemas.

– Orgulho e Preconceito e Zumbis

Em 2009, o americano Seth Grahame-Smith surpreendeu o mundo literário (criando fãs e haters) ao lançar a versão “The Walking Dead” de “Orgulho e Preconceito”, clássico imortal de Jane Austen que já ganhou várias adaptações para cinema, teatro e TV. O livro de Seth reconta a história de Elizabeth Bennet e Mr. Darcy, mantendo os mesmos personagens e utilizando vários diálogos e passagens originais. A diferença é que agora temos zumbis na Inglaterra do século XIX. “Orgulho e Preconceito e Zumbis” foi o primeiro mashup de grande sucesso, dando origem a todos os outros livros aqui listados. A paródia já ganhou uma adaptação cinematográfica, lançada em fevereiro de 2016.

– Razão e Sensibilidade e Monstros Marinhos

Pobre Jane Austen, ninguém deixa seus personagens em paz, sofrendo apenas por amor. Sua obra “Razão e Sensibilidade”, que também já foi adaptada para as telonas, ganhou a presença de monstros marinhos pelas mãos do escritor americano Ben H. Winters. O drama de guerra fica muito mais tenebroso quando temos todos os animais marinhos do planeta voltando-se contra os humanos, traçando uma verdadeira guerra entre as espécies. No meio desse conflito, a jovem Marianne Dashwood é cortejada por Brandon, um coronel 50% humano, perfeito, mas aqueles outros 50% polvo! É isso.

– The Meowmorphosis

Você conhece a história de Gregor Samsa? O jovem caixeiro-viajante seguia a sua preciosa vida monótona, sem grandes acontecimentos, até o dia em que acorda e percebe que se transformou em um inseto gigante. Essa é a sinopse do clássico “A Metamorfose”, de Franz Kafka, não da versão dark do livro. Quer dizer, “The Meowmorphosis”, de Cook Coleridge (pseudônimo de um autor ainda desconhecido), não pode ser considerado dark, já que, nessa versão, Gregor se transforma em um fofo gatinho! Se no texto original ele teve que enfrentar o horror que tomou conta da sua família, agora Gregor deve decidir entre aceitar ou não tantos carinhos na barriga.

– Pinocchio, Vampire Slayer

Um vampiro tira a vida de Geppetto. Com muito ódio em seu coração de mentira, o boneco Pinóquio busca vingança contra um grupo do mal que está aterrorizando as redondezas. Mas como um ser que ainda nem é um garoto de verdade pode enfrentar seres tão malignos e poderosos? Com o nariz, é claro! Já que ele cresce sempre que Pinóquio conta uma mentira, o boneco possui, portanto, um estoque ilimitado de estacas de madeira, uma arma fatal contra os vampiros! Genial, não? A nova versão de Pinóquio, escrita por Van Jensen, é bem mais fiel à obra original de Carlo Collodi do que as versões infantis que conhecemos.

– The White Rabbit Chronicles

A coleção “White Rabbit” reconta a história de Alice (aquela, de Wonderland), agora em Zombieland, o “País dos Zumbis”. Os três títulos da série, escritos por Gena Showalter, baseiam-se levemente no original “Alice in Wonderland”, de Lewis Carroll, e em outras histórias criadas pelo autor sobre as aventuras da menina que só queria saber por que aquele coelho branco estava correndo. Nessa nova versão, o coelho é o menor dos problemas!

– Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros

Seth Grahame-Smith ataca novamente, agora contando uma história fictícia baseada em documentos que não existem. “Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros” narra as aventuras do 16º presidente americano contra esses seres dentuços do mal. Lincoln teria registrado os detalhes de sua vida dupla em um diário secreto, que também existe apenas na cabeça maluca de Seth. Mesmo que o livro não seja baseado em um clássico da literatura, sendo na verdade uma paródia da biografia real de Lincoln, ele merece um lugar na nossa lista, por também ter feito muito sucesso, chegando a ganhar uma versão cinematográfica em 2012.

O que você achou? Ficou mais interessado pelas paródias ou pelos clássicos originais? Deixe um comentário e diga também se você já leu algum dos livros citados e qual é a sua opinião sobre esse tipo de adaptação. Até a próxima, cuidado com os zumbis (e com os gatos)!

Tags:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

As mais famosas linguagens da ficção

29 de março de 2024

Vamos explorar as mais famosas linguagens da ficção.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários