• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade

Por Redação Wizard
16 de dezembro de 2015

UMA CULTURA DIFERENTE: ALEMANHA

País conhecido pela educação de sua população, por seus monumentos históricos e pela riqueza cultural

Não são apenas os belos monumentos históricos que atraem a atenção de milhares e milhares de turistas ao visitarem as cidades da Alemanha. A educação, a pontualidade e a cordialidade presentes na cultura alemã encantam cada vez mais os visitantes.
“A primeira impressão que temos é de ser um país extremamente organizado, onde tudo funciona”, relembra Renata Lage Brunialti Mentzing Malheiros, turismóloga. Já para a engenheira de produção Lohany Carneiro, que mora atualmente em Munique, a forma como os alemães foram sempre solícitos ficou em sua memória. “Mesmo não falando o idioma deles, se esforçavam para me dar informações que eu precisava e me ajudavam sempre que necessário”, afirma.

Língua falada na Alemanha

O alemão é o idioma oficial do país, no entanto, Lohany destaca que é possível se comunicar muito bem com o conhecimento adquirido nas aulas de inglês. “Muitos estrangeiros vivem em cidades internacionais como Munique, por isso, praticamente em 100% dos lugares o inglês é presente”, esclarece.

Alguns pontos turísticos

Castelo Neuschwanstein

castelo

Quem é que não conhece o lendário castelo da Cinderela? O monumento que é ícone da Disney foi inspirado no Castelo Neuschwanstein (novo cisne de pedra), localizado entre as montanhas da pequena cidade de Schwangau – a 124 km de Munique. Essa é, sem dúvidas, uma das paradas obrigatórias para quem vai para a Alemanha.

Berlim

berlim

“O contraste entre a Alemanha Oriental e Ocidental é demais”, exclama Renata. É por essas e outras que a capital Berlim é por si só um grande passeio. É uma cidade moderna, que leva em sua história um grande passado político e monumentos que remetem a marcos pra lá de importantes, tais como o Muro de Berlim.

Hamburgo

hamburg

A cidade portuária localizada no Norte é o segundo maior município da Alemanha. No local, vale a pena visitar, além do porto, a Igreja São Miguel, a Câmara Municipal, as galerias de artes, entre outros agradáveis passeios.

Palavras curiosas

Todos os países e línguas carregam em seu vocabulário palavras e expressões curiosas. No Sul da Alemanha, ao invés de falar “bom dia”, fala-se “Grüß Gott”. “Em tradução literal, seria algo como ‘cumprimente a Deus’. Outro exemplo é ‘Erbsenzähler’: você pode xingar de ‘contador(a) de ervilha’ uma pessoa excessivamente perfeccionista e que adora criar caso por conta de detalhes insignificantes”, brinca Renata.
Lohany lembra também das palavras gigantescas, como Wohltätigkeitsveranstaltung. “Ela só quer dizer ‘Evento de caridade’, descontrai.

10 palavras e frases faladas na Alemanha

Confira algumas das palavras mais faladas na Alemanha e converse com seu professor de alemão da Wizard para conhecer a pronúncia correta:
1. Bier: cerveja.
2. Bitte zurück bleiben − Essa frase é utilizada no metrô. Ela significa “Por favor, fique para trás”.
3. Bitte: “por favor”. Mas pode também significar “de nada”.
4. Danke schön: Muito obrigado!
5. Entschuldigung: “com licença” ou “desculpa”.
6. Hauptbahnhof: estação central de trem.
7. Menschen: pessoas.
8. Natürlich: naturalmente.
9. Ort: cidade.
10. Wurst und pommes: salsicha e batata frita.

Ansioso para conhecer a Alemanha? Venha para a #nacaobilingue e prepare-se!

Tags:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Viagem

10 cidades com poucos brasileiros para aprender inglês

15 de abril de 2024

Descubra dez cidades com poucos brasileiros que oferecem uma oportunidade de mergulhar no inglês enquanto explora o desconhecido e se encanta com o novo.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários