• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade

Por Redação Wizard
07 de junho de 2018

7 ATIVIDADES QUE ESTIMULAM O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

A infância é uma fase de muito aprendizado: tudo o que é realizado nessa idade tem o poder de contribuir futuramente para o crescimento pessoal, físico e intelectual da criança. O primordial então é investir em atitudes que aproveitem todo o potencial do jovem e contribuam com a sua formação nos mais variados aspectos. Para te ajudar, nós separamos uma lista com 7 atividades que irão estimular o desenvolvimento dos seus filhos. Confira:

Ler

A leitura traz uma série de benefícios às crianças, ao passo que promove a expansão do vocabulário e facilita a compreensão do funcionamento da língua. Além da parte técnica, ela também estimula a criatividade e contribui com o desenvolvimento intelectual, principalmente ao fomentar a formação de um senso crítico que torna as crianças mais capacitadas para interpretar os acontecimentos ao seu redor.

Escrever e contar histórias

Possuir uma boa escrita faz total diferença na vida de uma pessoa, pois esse fundamento será utilizado em diversos momentos, tanto no âmbito social quanto no profissional. Exercitar o ato de escrever desde cedo é muito importante para estimular a criatividade, o pensamento crítico, a capacidade de organizar ideias e a compreensão do idioma. Incentive o seu filho a contar histórias e usar a imaginação para criar personagens e enredos e colocar tudo no papel.

Aprender inglês

As crianças possuem mais facilidade no aprendizado de um segundo idioma devido às características dessa fase da vida, que tornam a mente mais rápida para absorver palavras e regras gramaticais. Uma educação bilíngue trará inúmeros benefícios à vida do seu filho, tanto sociais ao ampliar as possibilidades de conhecer novos lugares e pessoas quanto no lado intelectual, ao oferecer uma capacitação importante no desenvolvimento escolar.

Praticar esportes

A prática de atividades físicas moderadas é importante para o desenvolvimento motor e para o crescimento saudável dos ossos e músculos das crianças. Portanto, estimule seu filho a praticar algum esporte como jogar futebol, correr ou andar de bicicleta. Escolha a opção que mais se adapta à rotina da família e, quando possível, participe junto.

Viajar

A rotina de estar sempre em casa, na escola ou junto com amigos, pode fazer a criança se habituar a uma concepção reduzida de mundo. As viagens contribuem para dar uma abertura às novas realidades. O contato com diferentes culturas e a relação com pessoas de diversos cantos do mundo são enriquecedores para o desenvolvimento social do seu filho, que tende a se tornar uma pessoa mais tolerante quando aprende a conviver com o que lhe é diferente.

Brincar

É comum as crianças de hoje em dia não gostarem mais de algumas brincadeiras que foram marcantes na infância dos pais e preferirem algo que envolva principalmente a tecnologia. Apesar disso, o ato de brincar é importante para o desenvolvimento cognitivo dos jovens, mesmo que seja por meio de jogos de videogame ou aplicativos de celular, por exemplo. Incentive atividades interativas que trabalhem a criatividade e a relação social das crianças, por mais que envolvam um cenário a que você não está tão acostumado ainda.

Tocar um instrumento

O conhecimento musical, em primeiro lugar, exercita a criatividade artística e aumenta as capacidades auditivas da criança, que terá um ouvido mais sensível a ritmos e a harmonias. Além disso, o próprio ato de manejar um instrumento musical contribui para o desenvolvimento motor e físico do jovem, que precisa aprender as habilidades com as mãos e às vezes até com os pés.

O blog da Wizkids está ao seu lado para te ajudar com a educação das crianças! Aqui você encontra dicas preciosas para te auxiliar a lidar com as muitas questões que estão presentes na vida de quem tem filhos. Continue navegando e confira outros assuntos que podem te interessar:

Como controlar a ansiedade das crianças

Como organizar os estudos do seu filho

Como ajudar o seu filho a encontrar sua vocação

Prepare seu filho para o mundo com a Wizkids!

Criada com o objetivo de levar um ensino exclusivo de inglês para as crianças em fase de desenvolvimento, a Wizkids une a garantia de formação completa da Wizard com uma nova forma de educação: utilizar a diversão como estratégia de aprendizado. Experiências inesquecíveis esperam pelo seu filho. Matricule-o na Wizkids!

Tags:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Wizkids

Aprendendo os animais em inglês com o Little Wiz

13 de outubro de 2021

Aprendendo os animais em inglês com o Little Wiz

Wizkids

Any Malu da Cartoon & Turminha do Wizkids

22 de setembro de 2021

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários