• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade

Por Redação Wizard
23 de maio de 2018

COMO DESENVOLVER O SENSO DE RESPONSABILIDADE DAS CRIANÇAS

Todo pai quer ver seu filho virar um adulto responsável, com quem você e outras pessoas podem contar. Mas como você poderia estimular seu filho a criar e manter hábitos saudáveis que ele teria pelo resto da vida? Para te ajudar a criar uma rotina de responsabilidade com seus filhos, a WizKids criou o post abaixo com algumas dicas. Confira:

Pratique o que diz

As crianças aprendem a interagir com o mundo ao seu redor observando o comportamento de seus pais. Se eles agradecem pelo que pegam emprestado, será porque também viram seus pais agradecendo. Se mantêm a casa limpa e o dever de casa sempre feito, será porque os pais também mantêm o lar em ordem e ajudam no trabalho em casa. Isso significa que o melhor modo de desenvolver esse senso de responsabilidade nas crianças é agir com responsabilidade no seu dia a dia, cumprindo seus compromissos.

Leia uma história

Um modo prático de ajudar a criança a compreender o valor da responsabilidade é por meio da leitura de fábulas e histórias. Procure presenteá-lo com livros que falem sobre cumprir promessas, ajudar os outros e ser gentil com todos. Depois que ele terminar de ler, pergunte sobre como os personagens agiram, as atitudes que seu filho admirou neles ou o porquê de a atitude ter sido boa. Em seguida, estimule-o a imaginar ações que vocês poderiam desempenhar dentro e fora de casa para cultivar relacionamentos saudáveis.

Ajude-o a se organizar

Geralmente não temos noção do tempo que gastamos durante nosso dia que poderia ter sido melhor aproveitado em atividades produtivas, e o mesmo é válido para as crianças. Para que seu filho não sofra estando atrasado para a escola porque esqueceu de escovar os dentes, por exemplo, ajude-o a criar um relógio de papel em que ele poderá delimitar o tempo que deveria gastar em cada uma de suas atividades (como horário de acordar, tomar banho e café da manhã). Coloque o relógio de papel ao lado de um verdadeiro para que ele sempre se lembre de quando e do que deve fazer.

Faça a tarefa ser divertida

Uma maneira de remover a concepção de que uma tarefa pode ser entediante para seus filhos é transformando esses momentos de dever em atividades divertidas, algo pelo qual eles possam esperar para participar novamente. Se estiver lavando o carro com seu filho, você pode brincar com ele de guerra de água com a mangueira, por exemplo.

E aproveitando que a criança estará mais receptiva, explique o que está fazendo e o motivo, como aquilo ajudará a família e ele. No caso do carro citado antes, você pode explicar a ele os benefícios que teriam ao economizar a água e como isso afetaria o meio ambiente no futuro, por exemplo.

Crie um sistema de recompensa

Para incentivar ainda mais a criança a manter sua rotina, crie um sistema de recompensa de acordo com o que é apropriado para a idade. Se ela estiver com todo o material escolar pronto para sair de casa, por exemplo, pode ganhar pontos que permitirão algum prêmio. Ter esse sistema de maneira visual, como um calendário semanal em que se ganha estrelinhas a cada ação responsável, é ainda melhor para seu filho perceber seu progresso e ficar animado para continuar com suas atitudes.

Discuta a situação

Se surgir a oportunidade, discuta com seu filho a respeito de algum problema que ele deve resolver. Pergunte quais atitudes ele poderia ter frente a essa situação e peça para que ele decida qual seria a melhor a ser tomada. Depois explique o motivo de a escolha dele ter sido correta e parabenize-o por sua decisão. Fornecer exemplos de momentos em que você passou por algo similar pode ajudar a criança a desenvolver seu raciocínio crítico e agir com responsabilidade para não se prejudicar.

E aí, gostou das nossas dicas de como agir para criar um filho mais responsável? No nosso blog temos mais conteúdos bacanas para você e seu filho. Veja:

O papel dos pais na formação da personalidade dos filhos

Quais são as fases da infância e como estimular o aprendizado nelas

Como controlar a ansiedade das crianças

Prepare seu filho para o mundo com a Wizkids!

Criada com o objetivo de levar um ensino exclusivo de inglês para as crianças em fase de desenvolvimento, a Wizkids une a garantia de formação completa da Wizard com uma nova forma de educação: utilizar a diversão como estratégia de aprendizado. Experiências inesquecíveis esperam pelo seu filho. Matricule-o na Wizkids!

Tags:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Wizkids

Aprendendo os animais em inglês com o Little Wiz

13 de outubro de 2021

Aprendendo os animais em inglês com o Little Wiz

Wizkids

Any Malu da Cartoon & Turminha do Wizkids

22 de setembro de 2021

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários