O QUE É MINDFULNESS E COMO A PRÁTICA PODE AJUDAR NO TRABALHO?

O que é Mindfulness e como a prática pode ajudar no trabalho?

Que atire a primeira pedra quem nunca esteve no meio de uma tarefa que precisava de foco e, de repente, se pegou pensando em contas a pagar ou nas peças de roupa que precisam ser retiradas na lavanderia. Deixar os pensamentos nos tirar a atenção nos momentos em que concentração é necessária é bastante comum, inclusive no ambiente de trabalho. Para um profissional de mente distraída, a prática de Mindfulness pode ser o caminho para realizar atividades de maneira concentrada e presente. Confira a seguir o que significa esse termo em inglês e como essa técnica pode ser útil em sua vida profissional.

O que é Mindfulness

O método Mindfulness, expressão do inglês traduzida ao português como "atenção plena", ensina  basicamente a conexão com o momento presente, além de meios de reduzir o nível de estresse. A prática, que ficou conhecida pelas técnicas budistas da clínica experimental criada por Jon Kabat Zinn em 1979, em Massachusetts, é baseada na percepção da respiração e de sensações corporais, exercícios que podem ser muito positivos para aqueles que buscam uma melhora na produtividade e nas relações de trabalho.

Não só a atenção plena, mas também a volta ao estado de calma e de consciência no momento presente, que são benefícios da meditação, podem ajudar, e muito, no desempenho do profissional que quer melhorar seus resultados em sua profissão. As vantagens, de acordo com alguns estudos, são reais. Pesquisadores da Case Western Reserve University de Ohio, por exemplo,  concluíram por meio de análises que o Mindfulness facilita relações interpessoais no trabalho, em diversos cargos e campos, e torna funcionários mais eficientes.

Como praticar Mindfulness no trabalho?

Se você já conhece e pratica meditação, adotar a prática de atenção plena do Mindfulness para a carreira profissional não vai ser nem um pouco difícil. Caso meditar não esteja entre seus hábitos, não se preocupe: é só reservar um tempo do seu dia para se conectar com você mesmo por alguns minutos, focar na sua própria respiração e insistir em fazer o exercício até que ele se torne parte de sua rotina.

Uma coisa de cada vez

É muito comum, dentro do turbilhão de afazeres do mundo corporativo, se perder em meio a tantas funções, iniciar várias tarefas e não realizar nenhuma completamente. Por isso, se esforce para focar em uma atividade por vez. Assim, você as realiza com mais atenção e, por consequência, com mais qualidade.

Estabeleça uma meta diária

Outra dica que pode ajudar muito é estabelecer uma meta para o seu dia de trabalho. O que você quer atingir? Dê nome ao seu objetivo e o mantenha claro em mente, assim, você vai conseguir pensar mais facilmente em maneiras mais eficientes de alcançá-lo durante o dia.

Foque no que estiver fazendo

Quando estiver escrevendo, lendo ou realizando qualquer atividade que exige total atenção, dedique-se em se manter presente durante a sua execução, procurando se blindar de estímulos externos do ambiente, como conversas paralelas, sons que vem da rua e notificações de celular, por exemplo.

Pare por 1 minuto e respire fundo

Ficou difícil se concentrar? Faça pausas rápidas quando necessário: respire fundo, medite e retorne às suas funções - 1 minuto é o suficiente. Depois de voltar à calma, fica muito mais fácil de retomar o que estava sendo feito anteriormente com mais concentração.

Benefícios do Mindfulness

Como já foi dito anteriormente, a técnica de meditação Mindfulness faz sucesso no mercado de trabalho por causa  dos benefícios que traz para a rotina profissional. Entre eles, estão:

  • Aumento do foco nas atividades com o descarte de distrações externas;
  • Maior clareza mental e agilidade na hora de reagir em situações de pressão e estresse;
  • Maior criatividade; 
  • Autoconfiança e autonomia no controle de casos diversos;
  • Consciência e presença em momentos de emoções positivas que, quando melhor aproveitadas, podem beneficiar o relacionamento com colegas, além de flexibilizar o olhar para o que incomoda ou o que não se pode mudar.

Conclusão

A meditação voltada para o Mindfulness pode transformar a vida no trabalho e se tornar um estilo de vida, mas não acabam aí as possibilidades de aprimorar o desempenho na carreira. Para os que buscam continuar melhorando em outros aspectos, aprender um novo idioma, por exemplo, é uma boa forma de incrementar e ampliar oportunidades. Agora que você já conhece o que significa mais essa palavra em inglês que vem se tornando cada vez mais comum, é hora de colocar a técnica em prática!

Além disso, no dia a dia, você pratica alguma outra técnica que ajuda na concentração e desempenho no trabalho? Compartilhe com a gente nos comentários! Na Wizard, você também encontra cursos de diversas línguas que podem acrescentar no âmbito profissional, clique e confira!

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