• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
Homem negro fazendo uma apresentação de trabalho para alguns colegas de equipe

Por Redação Wizard
14 de março de 2019

Preciso fazer uma apresentação em inglês. Por onde começar?

Fazer uma apresentação de trabalho para um grupo de pessoas pode ser assustador. Agora, imagine se for falar em público em inglês, que não é a língua materna do brasileiro?

A verdade é que se você se preparar com antecedência, não existe motivo para ter medo de se comunicar em outro idioma durante reuniões profissionais.

A seguir, nós preparamos um passo a passo prático para orientá-lo e essa missão ser um sucesso. 

Etapa 1 – Analisar o público e preparar a apresentação

Antes de tudo, você terá que se apresentar de maneira simpática e firme. Além de falar inglês, lembre-se de que a linguagem corporal conta muito e faz parte da apresentação também.

Aproveite para analisar quem vai ser o público, quantas pessoas vão participar e se elas estão por dentro do assunto que será abordado. Isso vai ajudá-lo a pensar melhor sobre como passar o conteúdo e se terá que se aprofundar em algumas questões que podem exigir o conhecimento de vocabulário técnico na língua inglesa. 

A quantidade de expectadores também deverá ser vista antes do grande dia. Quanto maior o público, maior será o seu desafio em manter todos concentrados. Cuidado com slides muito longos. Use-os apenas para complementar o tema proposto. 

Outro ponto para se analisar é qual o objetivo final da apresentação, se você quer ou não vender uma ideia e se as pessoas ali precisam ser convencidas de algo.

Além disso, é importante ter um roteiro em mãos para não se esquecer de nada. É fundamental ter domínio do assunto e que esse documento sirva apenas de guia para ajudar a traçar um começo, meio e fim.

Etapa 2 – O grande dia

Quanto à fala, lembre-se de focar apenas em palavras que já conhece do idioma. Esse não é o momento para arriscar e começar a falar palavras em inglês que são novas para você; o nível de segurança estará associado ao nível de familiaridade com a língua inglesa.

Se houver algum termo difícil de pronunciar ou se esquecer a tradução em inglês de alguma palavra durante a explicação, tente substituir por sinônimos ou explicar de outra forma dentro do mesmo contexto.

Abaixo, separamos algumas frases em inglês que são extremamente importantes e se encaixam nos momentos-chave da apresentação. Confira:

Dica de inglês 1: início, apresentação e introdução do assunto

  • Good morning/afternoon/evening – Bom dia/boa tarde/boa noite. 
  • Welcome – Bem-vindo. 
  • It is a pleasure to meet you all – É um prazer conhecer todos vocês.

Em seguida, você deve introduzir o tema para a plateia. As expressões em inglês abaixo podem ser suas amigas nesse momento.

  • We are here today to talk about… – Nós estamos aqui hoje para falar sobre…
  • Our subject today is… – Nosso assunto hoje é… 
  • The purpose of today’s presentation is… – O propósito da apresentação de hoje é…

Depois disso, será fundamental que você se apresente para os convidados. Assim, eles vão entender por qual motivo você é responsável por aquele assunto que será discutido. Para isso, é preciso que diga o seu nome e a função dentro da empresa. Aqui estão algumas ideias de como fazer isso:

  • My name is… and I am responsible for… – Meu nome é… e eu sou responsável por…
  • I would like to introduce myself – Eu gostaria de me apresentar.
  • Let me introduce myself – Deixe eu me apresentar.

Dica de inglês 2: perguntas e agradecimento

Em determinado momento da apresentação será necessário abrir para perguntas. Assim, todos os pontos que não ficaram evidentes vão poder ser debatidos e melhor apresentados. Eis algumas opções de interação para quando isso acontecer:

  • Thank you for asking – Obrigado por perguntar.
  • Thank you for your question – Obrigado pela sua pergunta.
  • That is a good question – Essa é uma boa pergunta.

Ao final, é importante que você faça uma conclusão objetiva e que se mostre disponível para qualquer dúvida que possa aparecer depois da apresentação. Confira como agradecer em inglês:

  • Thank you for listening – Obrigado por ouvirem.
  • Thank you for your attention – Obrigado pela atenção.
  • I would be pleased to answer more questions, if you have – Seria um prazer responder mais perguntas, se vocês tiverem.

Conclusão

Para todas as etapas, tenha cuidado com os vícios de linguagem. Repetir determinadas palavras em excesso é comum em momentos de nervosismo e é preciso atenção para não encerrar todas as falas com “ok” ou “yes”, por exemplo.

Agora que você já está mais preparado, não deixe de ensaiar. Apesar de gerar certo desconforto, se sair bem em uma apresentação em inglês pode ser uma boa oportunidade na sua carreira e um passo importante para uma promoção no emprego. Você pode também estar querendo aprender para melhorar sua apresentação para o trabalho de conclusão de curso… Nesse caso, fazer treinamentos como o curso tcc sem drama também pode ser uma boa pedida.

Relaxe, aproveite o momento e, se ainda não se sentir seguro, experimente o teste de inglês da Wizard para avaliar como está seu conhecimento na língua.

Gostou das dicas? Não esqueça de deixar um comentário com sua opinião!

Confira + dicas de carreira da Wizard:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Carreira

Inglês nos negócios: dicas para comunicação no ambiente corporativo

26 de janeiro de 2024

Aprenda dicas valiosas de como se comunicar em outra língua no escritório e arrase no inglês nos negócios.

 

O que achou da postagem?

2 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

2 Comentários

  1. João Vital Martins Vieira:
    9 de março de 2020 às 21:22

    Parabéns pelas dicas de ouro. Muito obrigado.

  2. Avenaldo:
    31 de janeiro de 2020 às 15:10

    Foi óptimo