• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
Duas amigas cantando no microfone

Por Redação Wizard
19 de julho de 2019

Viva a amizade! Países que comemoram o Dia do Amigo

Enviar uma mensagem carinhosa ou comprar um presente para alguém querido é normal para aqueles que não deixam o Dia do Amigo passar em branco. No Brasil, muitas pessoas comemoram essa data, que tem origem internacional e é celebrada mundo afora. Por isso, aproveite este artigo para saber um pouco mais sobre o Dia do Amigo no exterior e para desejar felicitações aos amigos em outras línguas! Afinal, a amizade é um dos bens mais preciosos que devemos sempre conservar e comemorar, seja numa data especial ou até mesmo todos os dias!

Origem do Dia do Amigo

História sobre o dia da amizade

Há diversos fatos que relatam sobre quando a data foi criada. No Paraguai, em 1958, o médico Ramón Artemio Bracho idealizou a campanha Cruzada Mundial da Amizade, feita com o intuito de valorizar o laço fraterno entre os seres humanos e fomentar a cultura da paz. Depois do evento, o dia 30 de julho ficou conhecido como o Dia da Amizade.

Cerca de uma década depois da Cruzada, mais precisamente no ano de 1969, o psicólogo e doutor em filosofia Enrique Ernesto Febbraro viu, no voo espacial Apollo 11, um motivo para a existência do Dia do Amigo. Para Enrique, a chegada do homem à lua configurou um acontecimento baseado em união e perseverança. Por isso, acreditava que não existem objetivos impossíveis para o homem que se une aos seus semelhantes.

Após o Apollo 11 ter pousado na lua, o psicólogo argentino enviou mais de três mil cartas para diversos países, com o objetivo de fazer com que outras nações aderissem ao Dia do Amigo.

A resolução da ONU

Apesar de Ramón e Enrique terem dado o pontapé inicial para que países além do Paraguai e Argentina aderissem à comemoração do Dia do Amigo, a Organização das Nações Unidas (ONU) também teve um papel importante no que diz respeito à adesão mundial da data. Em 2011, durante a 65ª Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), foi reconhecida a “importância da amizade como sentimento nobre e valioso na vida dos seres humanos de todo o mundo”. A partir dessa declaração, apresentada por 43 países e aceita unanimemente pela Assembleia, decidiu-se instituir o Dia Internacional da Amizade no dia 30 de julho, seguindo o que já havia sido proposto pela Cruzada de 1958.

Qual a data certa do Dia do Amigo?

Você deve ter percebido que, até agora, foram mencionadas duas datas para o Dia do Amigo e pode estar se perguntando qual é a correta. Aqui vai a resposta: as duas! Alguns países, estados e municípios comemoram no dia 20 de julho e, outros, no dia 30 de julho. Mas embora existam diferentes datas para você comemorar com seu melhor amigo, ambas são válidas para homenagear e presentear aqueles com quem você pode contar nas horas alegres e em momentos difíceis, sem deixar passar em branco esse dia tão agradável, usado para relembrar a importância das amizades.

Países que comemoram o Dia do Amigo

Ao todo, 193 países integram os Estados-membros da ONU e todos eles têm o direito de votar a favor ou contra qualquer ideia que seja sugerida nas assembleias. Como a proposta do Dia do Amigo foi aceita unanimemente, entende-se que todos os 193 países aderiram à data, instituída internacionalmente no dia 30 julho.

Portanto, confira alguns locais no mundo que celebram a amizade:

África do Sul Equador Nicarágua
Arábia Saudita Estados Unidos Noruega
Argentina Etiópia Nova Zelândia
Austrália Federação Russa Panamá
Belarus Filipinas Paraguai
Bélgica França Peru
Bolívia Grécia Polônia
Brasil Guatemala Reino Unido da Grã-Bretanha
Canadá Haiti República Dominicana
Chile Holanda – Países Baixos Síria
China Índia Turquia
Colômbia Irã Ucrânia
Costa Rica Iraque Uruguai
Cuba Líbano Venezuela
Dinamarca Libéria
Egito Luxemburgo
El Salvador México

Você sabe dizer “Feliz Dia do Amigo!” em outras línguas?

Veja, abaixo, como dizer “Feliz Dia do Amigo!” em outros idiomas e celebre com seus amigos!

  • Inglês: Happy friend’s day!
  • Francês: Bonne journée d’ami!
  • Espanhol: !Feliz día del amigo!
  • Alemão: Glücklicher tag des freundes!
  • Italiano: Buon amico!

Conclusão

Lembrar da importância do afeto e do companheirismo em datas como o Dia do Amigo é essencial para fortalecer e preservar as relações humanas. Pequenas homenagens e gestos afetuosos, por exemplo, são coisas que fortalecem ainda mais um laço de amizade. E não importa a distância que separe você dos seus verdadeiros amigos, seja perto ou longe, é o momento de celebrar!

Também não podemos esquecer da famosa frase “O cão é o melhor amigo do homem“! E você, com quem vai comemorar esse dia especial? Com seus amigos, com seu cãozinho ou com ambos? Deixe seu comentário com uma frase ou mensagem especial para seu melhor amigo!

Você sabia que as crianças que estudam inglês na turma Wizkids da Wizard têm diversas atividades diferentes durante o ano em que podem convidar um amigo para participar? Clique e saiba mais sobre o Wizkids Day!

Feliz Dia do Amigo!

Confira + dicas de cultura da Wizard:

Tags:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

As mais famosas linguagens da ficção

29 de março de 2024

Vamos explorar as mais famosas linguagens da ficção.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários