• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade

Por Redação Wizard
13 de abril de 2017

OS “EASTER EGGS” MAIS FAMOSOS DA CULTURA POP

A páscoa está aí e todo mundo fica louco para se deliciar com os ovos de chocolate. Mas quando falamos sobre Easter Eggs podemos ter um segundo significado além dos deliciosos presentes de Páscoa.

Os Easter Eggs são elementos escondidos dentro de diversas criações, como filmes, games, páginas da internet, vídeos e softwares, que podem ser usados para fazer piadas, deixar alguma marca, esconder uma mensagem ou até mesmo servir de referência a uma outra criação. O nome curioso para estas mensagens escondidas deve-se ao fato de que elas se assemelham à caça aos ovos de páscoa que as famílias costumam promover para as crianças, muito comuns nos Estados Unidos.

Curioso para saber como eles funcionam? Então, que tal conhecer alguns dos mais famosos por aí? Confira:

Easter Eggs do Google

O Google é um dos campeões em Easter Eggs na internet. Alguns costumam permanecer durante poucos dias e outros se mantém por bastante tempo, espalhados entre os mais diversos serviços da empresa. Conheça alguns:

1 – Jogue Atari no Google Imagens

Se você está querendo matar o tempo e adora jogos antigos, experimente o Easter Egg do “Atari Breakout”. Para ver como ele funciona, basta pesquisar por “Atari Breakout” na aba de imagens do Google.

2 – Resposta para a vida, o universo e tudo mais

Em uma referência direta ao escritor britânico Douglas Adams, ícone do mundo nerd, se você pesquisar por “answer to life, the universe and everything” o Google dá como resultado o número 42 em uma calculadora. Essa resposta foi tirada da série de livros “Guia do Mochileiro das Galáxias” e é extremamente icônica para as obras de Adams.

3 – Do a barrel roll

Este Easter Egg faz referências à série de jogos Star Fox, lançada pela Nintendo em 1993. Durante o jogo, o piloto espacial Fox McCloud ouve repetidas vezes de seu general que deve fazer a nave girar 360 graus, ou seja, fazer um “barrel roll”. Para homenagear o jogo, experimente pesquisar “Do a barrel roll” no Google e relembre uma das mais conhecidas manobras da franquia.

4 – Zerg Rush

Zerg Rush é um mini game do Google inspirado no famoso jogo StarCraft, da Blizzard. No universo StarCraft, os Zergs são uma raça alienígena que tem a força em sua quantidade, replicando-se aos montes, consumindo tudo o que estiver em seu caminho. Ao pesquisar por “zerg rush” no Google, você precisará combater os “O’s” atacantes, clicando na maior quantidade possível deles antes que destruam os resultados. No final do game, os “O’s” se organizam e formam o termo “GG”, ou seja, “Good Game”, parte do vocabulário de jogadores de StarCraft.

5 – Harlem Shake no YouTube

O Harlem Shake foi um fenômeno cultural da internet que aconteceu em 2013. Em uma espécie de meme misturado com flashmob e vídeos viralizados, os participantes realizavam danças malucas ao som de uma música específica, replicado milhares de vezes nos mais diversos lugares do mundo. E o YouTube, hospedando a maior parte desses vídeos na rede, não poderia ficar de fora: experimente pesquisar “do the Harlem Shake” no site e veja como até eles participaram da brincadeira.

6 – Easter Egg metalinguístico na Wikipédia

Metalinguagem é aquele momento que você usa um meio de expressão para falar sobre o próprio meio de expressão. Calma, a gente explica: experimente pesquisar por “Easter Egg” no Wikipédia em inglês ou entre direto nesse link aqui. A página explica sobre essas surpresas escondidas, mas tente colocar o mouse na figura redonda da imagem dos coelhos por alguns segundos. De maneira metalinguística, a frase “eu sou um hedgehog (espécie de roedor), não um ovo!” aparece e, ao clicar nele, uma imagem de ovos coloridos se abre.

7 – GTA: San Andreas

Há uma quantidade gigantesca de Easter Eggs espalhadas por todo o jogo desenvolvido pela Rockstar. Mas talvez o mais icônico de todos é uma placa gigante encontrada no topo da Gant Bridge, em San Fierro. Na placa, há os dizeres “there are no easter eggs up here, go away”, ou seja, “não há nenhum easter egg aqui em cima, vá embora”.

8 – Os filmes da Pixar

As animações da Pixar já são conhecidas por todos. E elas contêm um emaranhado infindável de referências aos próprios filmes, com diversos elementos aparecendo em múltiplos filmes da produtora. Um dos exemplos é a famosa bola com uma estrela, que aparece em diversos filmes, como Toy Story, Up – Altas Aventuras e Monstros S.A. A Pixar montou um vídeo mostrando algumas das referências que ocorrem através dos filmes, confira:

A cultura pop é cheia de práticas do tipo e muitas franquias e filmes não necessariamente relacionados podem conter Easter Eggs referenciando uns aos outros. Uma das franquias mais referenciadas pelo mundo afora é Star Wars, por isso, não deixe de conferir também as 10 frases mais marcantes da saga aqui!

Estude na Wizard e junte-se à Nação Bilíngue

Se você quer ir mais longe e romper barreiras, aceite o desafio de aprender inglês e venha para a Wizard! Cadastre-se no site e ganhe 20% de desconto na matrícula. Aproveite essa chance!

Tags:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

As mais famosas linguagens da ficção

29 de março de 2024

Vamos explorar as mais famosas linguagens da ficção.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários