• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade

Por Redação Wizard
02 de maio de 2019

5 motivos pelos quais o intercâmbio valoriza o seu currículo

Estudar um novo idioma é um dos principais objetivos quando alguém faz uma viagem de intercâmbio. Porém, essa vivência é muito maior do que o aprendizado de outra língua e pode agregar mais do que você imagina ao seu currículo. Confira a seguir.

1 – Bagagem Cultural

Conhecer uma outra cultura e viver em um lugar com os costumes completamente diferentes pode agregar muito ao seu currículo. Os empregadores valorizam pessoas que pensam fora de sua zona de conforto e estão abertas às diferentes perspectivas de mundo. Com o intercâmbio, você vai aprender muito sobre outras maneiras de entender as relações humanas e poderá colocar isso em prática no seu trabalho. Além disso, você pode visitar pontos turísticos, históricos e culturais que poderão fazer a diferença na hora de uma entrevista de emprego, dependendo de sua área de atuação.

2 – Capacidade de Adaptação

Quando uma pessoa sai de seu país para viver no exterior por um tempo, é preciso ter uma grande capacidade de adaptação ao clima, idioma, alimentação, costumes e muitos outros aspectos culturais. As empresas gostam de profissionais que são acostumados com mudanças e situações adversas. Isso faz com que o funcionário consiga ajudar a encontrar soluções em algum momento de crise ou de necessidade, de forma serena e competente. Portanto, essa experiência de adaptação pode ajudar a colaborar de forma eficiente em seu trabalho.

3 – Rede de Contatos – Networking

As empresas valorizam candidatos que têm contatos importantes na área. Quando se viaja com a finalidade de estudar um novo idioma, muitas pessoas acabam se conhecendo e criando laços de amizade. Afinal, em uma viagem como essas, os amigos se tornam uma família para muitos. Por conta disso, aqueles que fazem processos seletivos querem pessoas que conheçam profissionais capazes de fazerem parte de uma proveitosa rede de contatos.

Outra dica é conferir, antes de viajar, se eventos profissionais irão ocorrer na cidade em que estará hospedado durante o período de seu intercâmbio. Você poderá até mesmo planejar sua viagem para meses e locais em que eventos internacionais de destaque de sua área irão acontecer. Eventos são uma ótima oportunidade de praticar o idioma, melhorar sua qualificação e realizar networking. Sendo assim, é fundamental manter relação com os amigos internacionais que você fez em sua viagem, principalmente pessoas que atuam em profissões semelhantes ao seu trabalho atual ou na área que você almeja desenvolver sua carreira.

4 – Amadurecimento

É unanimidade entre as pessoas que fazem intercâmbio que a experiência traz um amadurecimento sem igual. Por essa razão, elas têm a oportunidade de desenvolver a inteligência emocional. Como é preciso ficar longe de casa, dos familiares e dos amigos, os intercambistas precisam trabalhar sentimentos como saudade, medo e insegurança. Além disso, quando se viaja para estudar, é preciso ser responsável, ter horários e rotinas que possibilitem uma boa dedicação aos estudos. O mundo empresarial valoriza pessoas que sabem lidar com seus sentimentos e que são comprometidas com resultados.

5 – Referências Acadêmicas e Profissionais

Ao fazer um intercâmbio, você terá professores ou chefes em empregos temporários que poderão dar boas referências de você e de sua dedicação. Quando for elaborar seu currículo, você poderá incluir nomes e contatos de educadores ou gestores que gostaram da sua forma de trabalho, isso vai lhe ajudar em uma nova jornada profissional no mundo corporativo.

Conclusão

A viagem de intercâmbio é fundamental para ajudar no aprendizado de um novo idioma, mas pode também servir para lhe proporcionar momentos e experiências únicas. Para algumas empresas, essas vivências serão um belo diferencial. Por tudo isso, estudar fora do país é algo que vai ajudá-lo profissional e pessoalmente.

Confira também

Tags:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Viagem

5 razões para estudar em outro país

19 de abril de 2024

Estudar em outro país é uma experiência repleta de aprendizados e crescimento pessoal. Aqui estão as principais razões pelas quais embarcar nessa jornada pode ser uma das decisões mais enriquecedoras da sua vida.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários