• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade

Por Redação Wizard
25 de outubro de 2018

Destinos em que você nunca pensou para o seu intercâmbio

Fazer um intercâmbio é o sonho de muitos estudantes. A possibilidade de conhecer, aprender e aprofundar conhecimentos é uma experiência única que pode te ajudar não só no currículo e no aprendizado de outro idioma, mas também a compreender muito de si mesmo! Apesar de os países mais procurados serem as maiores potências do mundo, existem diversos outros destinos que valem muito a pena. Além de serem mais baratos, eles permitem viver experiências tão ricas quanto às dos países mais populares.

Finlândia

A Finlândia tem sido muito procurada pelos estudantes por oferecer um baixo valor de investimento para intercambistas, e também por ter uma educação considerada das melhores do mundo. O país permite que estrangeiros tenham bolsas de estudo que contemplam não só o custo dos estudos, mas também moradia e alimentação. Mesmo que o mais comum seja a bolsa para doutorado, é possível conseguir também para graduação, por meio do Programa Ciências sem Fronteiras, por exemplo. O melhor de tudo é que não é preciso saber finlandês para estudar na Finlândia, já que existem diversos cursos que são em inglês.

O visto de estudante é exigido apenas para quem pretende ficar mais de 90 dias. Já as leis finlandesas permitem que os estudantes trabalhem enquanto fazem intercâmbio. O ponto de atenção ao viajar para Finlândia é o frio: a temperatura pode chegar a -30ºC no inverno!

Irlanda

As principais vantagens para quem embarca para a Irlanda são a localização geográfica próxima ao Reino Unido, o inglês como segunda língua oficial, o baixo custo de vida comparado a destinos mais famosos, e a ausência de etapas muito burocráticas para estudar como estrangeiro. Existem diversas opções de cursos no país, seja de graduação, seja para aprimorar o inglês.

Se a preocupação é com como se manter financeiramente, na Irlanda é possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo. A cultura irlandesa é muito acolhedora, fator que pode ser um diferencial na hora de escolher um destino. A quantidade de intercambistas do mundo todo permite que haja maior imersão cultural e aprendizado sobre diversos países. O principal destino escolhido para intercâmbio é Dublin, a capital irlandesa.  

Guatemala

Ainda é baixo o número de pessoas que cogitam escolher a Guatemala como destino de intercâmbio. Além de possuir instituições de ensino de altíssima qualidade, é também um destino extremamente econômico. Os traços culturais dos maias e indígenas ainda são bem presentes no país, o que torna a experiência e a vivência cultural ainda mais interessantes. Estudar espanhol no coração do mundo maia pode ser o que faltava para você se aprofundar no idioma. Apesar da isenção de visto para permanência de até 90 dias como turista, é preciso tirar visto para estudar no país localizado na América Central.

Portugal

Apesar de Portugal não ser o destino ideal para quem quer aprender outro idioma, ele é o berço de muitas faculdades excepcionais, algumas consideradas as melhores do mundo. Muitas universidades brasileiras possuem convênio com universidades portuguesas, o que pode ser um empurrão a mais para investir no intercâmbio nesse país. O custo de vida em Portugal costuma ser mais baixo do que em outros países, mas outros grandes atrativos desse destino são a culinária e a localização.

O visto para estudantes não exige muita burocracia para ser tirado: basta apresentar a documentação solicitada. Em Portugal os estrangeiros não possuem permissão para trabalhar enquanto estudam, mas se for necessário para ajudar no sustento durante esse período, é possível requerer ao governo uma autorização específica para isso. Esse requerimento é analisado pelas autoridades locais e, se deferido, o estudante pode encontrar um trabalho de meio período para ajudar nos gastos do intercâmbio.

Nova Zelândia

O intercâmbio na Nova Zelândia é popular pelos esportes radicais, mas a experiência que o país proporciona vai muito além disso. Para quem deseja fazer um curso de inglês por um curto período, de até 90 dias, não é preciso ter visto provisório. Trabalhar na Nova Zelândia durante o intercâmbio é autorizado para quem ficará 14 semanas ou mais. A alta qualidade de vida, aliada ao povo receptivo, a diversas opções de lazer e deslumbrantes paisagens fazem desse lugar único.

Chile

A mistura do tradicional com o moderno faz com que o intercâmbio no Chile seja excepcional. O país atrai os mais variados públicos, desde os que gostam de tranquilidade até os que curtem esportes radicais. Santiago, a capital chilena, é considerada uma das cidades mais atraentes da América Latina. O mais interessante do intercâmbio é o custo-benefício que o país proporciona. É possível fazer intercâmbio tanto para aprender espanhol quanto para graduação.

Quanto de outro idioma você precisa saber para fazer um intercâmbio vai depender do propósito da sua viagem. Durante todo esse período, você pode adquirir experiências que servirão como aprendizado para o resto da vida. Existem muitas razões para estudar em outro país, por isso não deixe de lado essa possibilidade! Conhece algum outro destino que seja legal pra fazer intercâmbio? Conte para nós nos comentários!

Seja bilíngue!

Confie em quem é comprometido com o seu aprendizado e quer ver você vencer. Se você ainda não desistiu e quer se desafiar com um novo idioma, clique aqui e mergulhe na experiência Wizard. A gente acredita em você!

Tags:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Viagem

5 razões para estudar em outro país

19 de abril de 2024

Estudar em outro país é uma experiência repleta de aprendizados e crescimento pessoal. Aqui estão as principais razões pelas quais embarcar nessa jornada pode ser uma das decisões mais enriquecedoras da sua vida.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários