• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade

Por Redação Wizard
08 de janeiro de 2014

GUIA DE INTERCÂMBIO

Como fazer um intercâmbio?

Fazer um intercâmbio é um passo importante na vida de um estudante. Mais do que uma simples viagem para conhecer outro país, o intercâmbio promove a agregação de novas culturas e instiga o estudante a ver o mundo com outros olhos. É preciso saber qual programa se adapta melhor a você, ao seu estilo de vida e às suas pretensões profissionais. Se você tem entre 15 e 18 anos, pode fazer um período do ensino médio no exterior, que é chamado em alguns países de high school.

184078325

Para jovens de 18 a 26 anos, há opções de graduação ou, para quem já é formado, pós-graduação, mestrado ou doutorado. Quem não tem diploma ou não deseja seguir carreira acadêmica, pode fazer um curso de idiomas no exterior, e voltar para o Brasil com um diploma de proficiência em outra língua (o que garantirá uma estrela em seu currículo).

Ainda, para quem passou dos 26, está no mercado de trabalho e tem vontade de fazer um intercâmbio, uma boa opção é um curso de curto prazo próprio para executivos, do tipo MBA. Além disso, há vagas para trainees ou estagiários em grandes empresas lá fora, onde o profissional pode exercitar outro idioma e voltar para o trabalho ainda mais capacitado.

Pesquisar as opções de intercâmbio

Em todos esses casos, é preciso estudar com calma as opções. E, claro, pesquisar sobre os destinos (país, estado e cidade para onde pretende ir), a instituição de ensino e o curso pretendido. Tudo isso para que o estudante não seja surpreendido com informações desconhecidas quando já estiver lá. Se o custo da viagem é algo primordial para o embarque, alguns países como Espanha e Canadá possuem opções mais baratas de intercâmbio. No outro lado da moeda estão Austrália e Estados Unidos da América, com os pacotes mais caros do mercado.

Tipos de moradia para o intercâmbio

Decididas a cidade e a instituição, é hora de escolher o tipo de moradia. Em pacotes fechados de empresas particulares, você encontra a opção de morar com uma família no outro país. Essa é a alternativa mais barata, que o ajudará a praticar o idioma e conhecer melhor a cultura. Porém, o estudante terá de respeitar os costumes e horários da “nova” família, o que restringirá um pouco a sua liberdade.

Os alojamentos são moradias divididas por vários estudantes de vários países e cursos diferentes. São, muitas vezes, fornecidos pelas próprias universidades onde os estudantes estão fazendo intercâmbio e, por isso, ficam próximos a elas (para que o aluno não tenha de gastar com transporte).

Para os high schools, há a alternativa de estudar em colégios internatos (existentes em países como EUA, Inglaterra e Suíça). Eles são mais seguros e mais rígidos com os horários e os estudos para os jovens estudantes.

Trabalhar durante o intercâmbio

6548-000043

Em alguns países, existem programas que incentivam os jovens intercambistas a trabalharem em serviços leves no período em que não estão estudando. Na maioria das vezes, eles são empregados como babás, garçons ou vendedores em lojas de shoppings. Assim, o estudante consegue um dinheiro extra que pode ajudar nas despesas e na hora do lazer.

Ao traçar os rumos de seu intercâmbio, o estudante deve lembrar que irá deixar para trás, por um bom tempo, família, amigos, namorada (o) e seus hábitos. A partir de então, estará em contato com uma nova cultura, a qual deve respeitar e aceitar, por ser ele o estrangeiro, e não o contrário. Assim, o jovem aproveitará melhor essa experiência incrível que viverá, de onde voltará mais maduro e responsável.

Preparativos antes da viagem de intercâmbio

.. Providencie seu passaporte com a máxima antecedência possível. A burocracia pode tornar o processo mais lento do que parece.
.. Se você já tem passaporte, verifique o prazo de validade, para não correr o risco de que ele expire durante sua viagem. Alguns países só concedem vistos se a validade do passaporte se estender por, pelo menos, seis meses depois da viagem.
.. Verifique se os países que você vai visitar exigem vistos. Providencie a documentação para consegui-los com antecedência. Alguns países só têm representações diplomáticas em Brasília, o que significa mais tempo de espera.
.. Previna-se sempre fazendo uma assistência médica internacional, pois os médicos e hospitais são caríssimos e você poderá estar desprevenido numa emergência.
.. Uma boa viagem começa muito antes do embarque. Leia tudo o que puder sobre os lugares que vai visitar. Compre livros e guias. Informe-se sobre costumes e hábitos.
.. Entre em contato com seu Banco ou Administradora de Cartão de crédito para obter uma listagem com os locais dos caixas eletrônicos fora do país.
.. Deixe uma cópia de seu itinerário pessoal com todos os números de telefones na sua casa ou escritório.
.. Tire um xerox de sua passagem aérea e passaporte. No caso de extravio de um deles, fica muito mais fácil solicitar uma segunda via.

A melhor maneira de levar o dinheiro para a viagem

.. Levar o dinheiro em cheques de viagem é mais seguro, porque em caso de furto você pode cancelá-los. Os cheques de viagem são tão confiáveis que alguns bancos e casas de câmbio no exterior pagam por eles taxas de câmbio ligeiramente maiores até do que as que oferecem por papel-moeda.
.. Leve algum dinheiro trocado na moeda do país que visitará para eventuais despesas antes de trocar seus dólares no lugar de desembarque.
.. Nunca transporte todo o dinheiro num lugar só. Leve a maior parte consigo num money port, que é como chamam aquelas bolsinhas que se levam debaixo da roupa.
.. Leve um ou mais cartões de crédito internacional. Eles são bem aceitos em quase todos os lugares do mundo. Tenha o número dos cartões e o telefone da empresa emissora anotados para comunicar-se em caso de extravio.
.. Se você for para a Europa, use cartão de crédito tanto quanto possível, para reduzir os problemas de câmbio. Troque o dinheiro em caixas eletrônicos ou bancos.

Como economizar no intercâmbio

.. Procure cartões ou passes especiais oferecidos por muitos países e cidades dando descontos para transportes e acomodações. Use transporte público sempre que possível.
.. Se você tem espírito aventureiro, não esqueça sua Carteira de Albergue da Juventude.
.. Visite os escritórios de turismo das cidades para saber das últimas informações sobre eventos, descontos e hotéis.
.. Faça as refeições em estabelecimentos locais, coma e beba com o povo do país.
.. Solicite as taxas de devolução de valor agregado (VAT): imposto sobre vendas cobrado na maioria dos países. Turistas estrangeiros podem ser reembolsados. Informe-se na loja onde estiver fazendo suas compras.
.. Vá além das grandes cidades, no interior os preços são menores.
.. Peça descontos nos hotéis, muitos deles podem discutir seus preços.
.. Os jovens podem ter vantagens e descontos especiais na maioria dos países, leve com você a Carteira Internacional de Estudante.
.. Quando fizer ligações para o Brasil utilize o cartão de telefonia. Será muito mais prático e barato.
.. É possível receber correspondência na Posta Restante em qualquer uma das cidades europeias e americanas na agência central do correio.
.. A Internet é a maneira mais barata de se comunicar com quem ficou no Brasil. Na maioria dos estabelecimentos comerciais europeus e americanos, é possível enviar e-mails.

Bagagem

145167704

.. Não exagere na bagagem. Pouca bagagem é mais leve e mais fácil de controlar.
.. Leve o mínimo de roupa possível. Há serviços de lavanderia por toda parte.
.. O ideal é dividir sua bagagem em uma mala para despachar (com rodinhas é melhor) e uma maleta de mão.
.. Além disso, tenha necessaires para medicamentos e para artigos higiênicos.

.. No nécessaire de medicamentos, leve produtos para primeiros socorros, analgésicos, antiácidos, anti-inflamatório, medicamentos contra enjoo e para desarranjos intestinais, colírio e seu antigripal preferido. É complicado comprar remédio no exterior sem receita médica. Transporte os medicamentos em suas embalagens originais.
.. No nécessaire de higiene, leve produtos pequenos e descartáveis. Assim você poderá livrar-se deles antes de voltar e ter mais espaço para trazer souvenirs.
.. Na maleta de mão, leve os nécessaires e uma muda de roupa, para que você não fica na mão caso em uma emergência.
.. Se você usa óculos, leve um par de reserva acompanhado da receita.
.. Não esqueça do adaptador caso leve algum eletrodoméstico. Na Europa, praticamente todos os países são servidos por uma corrente elétrica de 220V e 50herz. Nos Estados Unidos, a corrente elétrica pode variar de 110 a 220V.
.. Identifique a mala do seu jeito. Pode exagerar. É a melhor maneira de sua mala não ser confundida com outra parecida nas esteiras dos aeroportos. Não deixe de colocar seu nome, telefone e endereço completo.
.. Caso sua bagagem seja extraviada, você deve fazer um boletim de ocorrência junto à companhia aérea na hora em que você chegar. A responsabilidade da mala após o check-in é inteiramente da companhia aérea.

No aeroporto

.. Chegue no aeroporto duas a três horas antes do horário de partida.
.. Se você tem máquinas fotográficas, computadores, filmadoras ou qualquer outro eletrônico de valor, vá até o guichê da Polícia Federal brasileira (nos aeroportos internacionais) e registre esses equipamentos. Você receberá um documento, sem o qual, na volta, terá de pagar impostos sobre esses aparelhos, como se você os tivesse comprado lá fora.
.. Ao passar para a sala de embarque, seus pertences serão submetidos ao aparelho de raio X. Não se preocupe, porque esse equipamento não danifica os filmes fotográficos que estiverem na maleta de mão.

Ao desembarcar

. . Procure trocar algum dinheiro no aeroporto. Troque uma pequena quantia para as primeiras despesas. Depois, na cidade, procure as melhores taxas de câmbio com calma.
. . Se você tem traslado incluído, não saia do aeroporto. Caso não localize a pessoa que deveria estar lhe aguardando, entre em contato com o telefone de emergências que lhe será informado antes do seu embarque.
.. Tenha sempre com você, anotados, os endereços e telefones da escola e da família.

Para aproveitar ao máximo o intercâmbio

.. Lembre-se de que conhecer um lugar não é apenas comprar e tirar fotografias, mas comer sua comida, ver sua televisão, observar os hábitos do povo e fazer o que eles fazem para se divertir. Mergulhe no destino de corpo e alma para não se arrepender, depois, de ter perdido o melhor da festa.
.. Os porteiros dos hotéis lhe serão de grande ajuda, eles poderão lhe informar onde encontrar praticamente qualquer coisa, fazer recomendações e reservas, fazer chamadas telefônicas na língua do país, aconselhar sobre gorjetas e outros assuntos.

Tags:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Viagem

10 cidades com poucos brasileiros para aprender inglês

15 de abril de 2024

Descubra dez cidades com poucos brasileiros que oferecem uma oportunidade de mergulhar no inglês enquanto explora o desconhecido e se encanta com o novo.

 

O que achou da postagem?

6 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

6 Comentários

  1. Nileyde Fernandes Lins:
    10 de janeiro de 2021 às 12:21

    Oi, bom dia. Como funciona as aulas e mensalidades do curso de inglês básico adulto?

  2. Ana Julia Ribeiro:
    28 de agosto de 2020 às 00:29

    oi, eu queria saber se a wizard proporciona o intercambio… (se são vocês quem cuidam disto).
    Entrei nessa postagem achando que, ela me informaria essa duvida. Mas, mesmo não respondendo essa duvida, vocês puderam responder muitas outras, muito bom, obrigada.
    Aguardo a minha resposta referente á minha duvida.

  3. Rebeca:
    8 de abril de 2020 às 16:54

    Boa tarde!

    Tenho a mesma dúvida, o intercâmbio sou eu mesma que banco tudo ou a escola ou a empresa onde trabalho?

  4. Bruna Marques Ferreira:
    14 de fevereiro de 2020 às 22:23

    Olá, gostaria de saber se o intercâmbio será pago por mim , por alguma empresa, ou pelo curso de inglês ?
    Desejo fazer o intercâmbio para os EUA.

  5. Chawan Dias De Lacerda:
    22 de dezembro de 2019 às 20:10

    bem informativo gostei muito