• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade

Por Redação Wizard
02 de agosto de 2019

Power nap: cochilo no intervalo do trabalho pode aumentar rendimento

Muitas vezes, a vida corrida pode comprometer boas noites de sono, que são essenciais para acordar com disposição e realizar as tarefas diárias de forma produtiva. Além do cansaço da rotina, há também aquele soninho após o almoço ou início da tarde e que pode atrapalhar bastante o ritmo de produção. No entanto, o termo em inglês Power Nap, uma técnica aderida por algumas empresas, pode colocar um ponto final na questão do cansaço no dia a dia corporativo. Continue lendo e confira!

O que é Power Nap?

Power Nap, expressão em inglês que pode ser entendida como "cochilo revigorante" ou "cochilo poderoso", é um método utilizado com o objetivo de recuperar energia de forma rápida. Esse sono de curto período (uma breve cochilada) revitaliza, possibilitando uma nova disposição. Até onde se sabe, Power Nap é uma invenção de James Maas, psicólogo social da Universidade de Cornell.

Power Nap no mundo corporativo

Dormir no trabalho já soou estranho e preguiçoso. Porém, nos dias atuais, muitas empresas passaram a aderir à técnica de tirar um cochilo, incorporando-a no dia a dia, por conta de seus inúmeros benefícios, que refletem tanto no bem-estar e na saúde do funcionário quanto na produtividade, para dar conta dos afazeres do emprego.

Normalmente, a sesta Power Nap é praticada após o horário de almoço e tem curta duração (uma rápida soneca!). Caso contrário, dormir depois do almoço por tempo mais prolongado pode deixar o profissional cansado e mal humorado, em vez de disposto, já que este entraria em camadas mais profundas de sono, comprometendo a energia do dia inteiro, afetando, também, o sono noturno.

Benefícios do Power Nap no trabalho

Segundo a Fundação Nacional do Sono, localizada nos Estados Unidos, pessoas que tiram uma soneca diurna têm 37% menos chances de morrer por doenças do coração. Ainda de acordo com a instituição, Power Nap também melhora a performance e os níveis de alerta para diferenciadas situações. Porém, estes não são os únicos benefícios dessa rápida dormida tão poderosa. A seguir, confira como esse cochilo após o almoço é bom para sua rotina, benefícios que foram apontados pelo especialista em medicina do sono, Wallace Nascimento.

  • Traz relaxamento;
  • Melhora o humor;
  • Incentiva a memória;
  • Diminui o estresse;
  • Acalma pessoas ansiosas;
  • Reduz a chance de incidentes no trabalho.

Dicas para Power Nap revigorante

Anote os passos necessários para recuperar sua energia com um cochilo revigorante e melhorar seu desempenho no trabalho. O ideal é:

  • Escolha um local tranquilo e calmo;
  • Durma entre 15 e 30 minutos – mais do que isso pode ser prejudicial para a sua energia do dia (além disso, esse período permite o trabalhador praticar Power Nap dentro de seu horário de almoço);
  • Desative as notificações de seu celular para que a ansiedade para vê-las não atrapalhe seu descanso;
  • Utilize algum alarme para que você não corra o risco de perder a hora e comprometer a jornada de seu expediente de trabalho;
  • Que tal um café após sua soneca? A cafeína ajudará a manter a energia recuperada após o cochilo durante mais tempo;
  • Avise os colegas que você se retirou para descansar e que retornará em breve, evitando interrupções;
  • Lave o rosto após a soneca. Dessa forma, você garante o despertar para seguir sua rotina com mais energia.

Conclusão

Gostou dessa dica tão agradável e que pode contribir para maior energia em seu expediente de trabalho? Que tal começar a colocar em prática? Além de Power Nap, há outras técnicas que vêm de termos em inglês, como o Mindfulness, que também podem ser muito úteis quando se trata de produtividade e atenção nas tarefas do trabalho. Mas, quando o assunto é aperfeiçoamento no mercado de trabalho, falar outro idioma não pode ser deixado de lado. Se você ainda não é bilíngue, saiba mais sobre o curso de inglês da Wizard e esteja preparado para crescer na carreira.

Já tem o hábito de dormir após almoçar? Ou vai começar a colocar em prática? Deixe seu comentário sobre sua experiência com Power Nap!

Confira + dicas de carreira da Wizard:

Tags:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Carreira

Inglês nos negócios: dicas para comunicação no ambiente corporativo

26 de janeiro de 2024

Aprenda dicas valiosas de como se comunicar em outra língua no escritório e arrase no inglês nos negócios.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários