• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
uma família de um pai, uma mãe e uma filha criança estão com diversas sacolas de compras que fizeram na Black Friday nos Estados Unidos.

Por Redação Wizard
18 de novembro de 2022

Como é a Black Friday nos Estados Unidos

Como surgiu a Black Friday nos Estados Unidos e como esse dia internacional em que as lojas dão seus melhores descontos em produtos e serviços chegou até aqui?

Neste post, a gente vai te contar um pouco de tudo sobre esta famosa data, a sua origem lá fora, como virou sucesso em terras tupiniquins e muitas curiosidades. Ah, e claro, tudo isso praticando o seu inglês também, né?

Sendo assim, se você quer saber tudo sobre Black Friday, não deixe de conferir o texto até o final! Boa leitura!

Qual a origem da Black Friday?

Para quem está estudando inglês, é sempre bom conhecer um pouco mais da cultura dos EUA. E no que diz respeito a Black Friday, certamente você deve imaginar ou saber que tal ideia teve sua origem lá na terrinha do Tio Sam, né?

Na verdade, existem várias suposições a respeito de seu surgimento. A hipótese mais aceita é a que diz que a expressão “black friday” surgiu na década de 1960, como uma gíria policial na Filadélfia, cidade localizada no estado da Pensilvânia.

Mas também há relatos de ligações do termo com a grande crise na bolsa americana, que ocorreu em uma sexta-feira, além de outras infinitas suposições.

O fato é que a Black Friday se tornou, nos dias modernos, uma data meramente comercial, em que comerciantes e marcas de todos os tipos aproveitam a oportunidades para alavancar suas vendas com as melhores promoções e ofertas do mercado.

➡️ Veja também o infográfico Black Friday – O Guia Definitivo

Como é essa história de Black Friday x Polícia americana?

Você pode estar se perguntando “Qual o motivo para existir essa relação?” Mas realmente, essa é a principal e mais coerente explicação para a origem da Black Friday, segundo especialistas.

Então, vamos lá! O Dia de Ação de Graças é comemorado nos EUA em toda última quinta-feira de novembro. Na década de 1960, o trânsito aumentava muito no dia seguinte a esse feriado, o que era um pavor para as autoridades.

Por conta disso, os policiais passaram a apelidar essa sexta-feira de black friday, já que ficavam frustrados com o caos que se instalava nas ruas. 

Para os vendedores, por outro lado, era proveitoso o aumento do número de pessoas nas ruas. Por isso, os preços caíam de propósito e eram planejadas promoções para atrair mais compradores.

Naturalmente, então, a black friday ganhou um caráter de dia de compras natalinas, pois era próxima às festas. Um momento aproveitado pelos americanos para comprar presentes.

Outras versões da origem do termo Black Friday

A conotação acima do termo black friday não tem nada de positiva, mas há uma outra versão para a sua origem que tem um significado positivo.

Por conta dos altos números de vendas, para os vendedores, o saldo bancário deixaria de ser red para ser black.

Segundo a página sobre a Black Friday na Wikipedia, a cor vermelha simbolizava valores negativos, enquanto a cor preta era utilizada na área de finanças para valores positivos.

Ou seja, a black friday era entendida, também, como o dia no qual o grande lucro com as vendas faria com que os comerciantes “saíssem do vermelho”.

Como surgiu a Black Friday no Brasil?

Como foi citado acima, essa festividade teve início nos Estados Unidos, porém, por iniciativa de diversas empresas, se estendeu pelo resto dos países do mundo.

No Brasil, a Black Friday aconteceu pela primeira vez em 28 de novembro de 2010. A campanha totalmente online reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional.

A Black Friday Brasil ocorre anualmente na sexta-feira seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro. Diferentemente do que aconteceu nos Estados Unidos, onde a movimentação pela data partiu das lojas físicas, no Brasil tudo começou pela web, através dos e-Commerces (lojas virtuais).

Durante a Black Friday, os brasileiros vão a loucura. São muitas lojas oferecendo promoções e liquidações especiais. As pessoas aproveitam para comprar produtos e serviços pagando bem menos do que o restante do ano.

Quando acontece esse dia de promoções?

As ofertas da Black Friday acontecem sempre na sexta-feira após a quarta quinta-feira do mês de novembro. Contudo, alguns meses antes da data você já consegue perceber as movimentações das lojas nas redes sociais com seus descontos e ofertas imperdíveis.

Quem está ligado na Black Friday todo ano sabe bem que muitas lojas estendem ou antecipam essa data por aqui, não é mesmo? Há quem aposte, inclusive, em promoções para o mês inteiro de novembro, em especial, no varejo.

Então, podemos dizer que, oficialmente, a data da Black Friday é sempre a última sexta de novembro, porém, como sabido, muitos comerciantes podem aproveitar as oportunidades e oferecer suas ofertas ao longo do todo o mês.

dicas-básicas-de-ingles

Quem mais, além do Brasil e EUA, aderiu a Black Friday?

Além dos americanos e brazucas, muitos outros países também aderiram à Black Friday em seus calendários comerciais e, claro, cada qual com suas próprias características.

Só para ter uma ideia, a gente separou uma pequena lista daqueles destinos certos para se encontrar um bom desconto nas compras nesta data. Se liga! 

  • Argentina
  • Colômbia
  • Canadá
  • Índia
  • Chile
  • México
  • Inglaterra
  • Japão
  • Portugal
  • Espanha
  • Itália

Curiosidades sobre a Black Friday mundo afora

E como não poderia faltar, a gente também separou algumas curiosidades interessantes sobre o que rola em alguns países durante a Black Friday.

Por exemplo, de programas e séries de TV que abordam a data em seus episódios a confusões sobre o dia correto das ofertas, muita coisa por detrás da Black Friday ainda chama a atenção daqueles que não perdem uma oportunidade de desconto.

Confira alguns exemplos práticos:

Séries e filmes que falam da Black Friday

A gente já chegou a publicar um post exclusivo sobre filmes e séries que abordam a Black Friday de alguma forma. Agora, fizemos uma pequena lista para você poder conferir quais são esses exemplos e aproveitar a programação. 

  • Superstore (Ep. 10/ Temp. 2); 
  • Os Simpsons (Ep. 10/ Temp.30); 
  • South Park (Ep. 7/ Temp. 17); 
  • Scream Queens (Ep. 11/ Temporada 1); 
  • Um Herói de Brinquedo (filme); 
  • Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (filme). 

Confusão na data da Black Friday

Como bem explicamos mais acima, a real data da Black Friday cai na sexta-feira após a quarta quinta-feira do mês de novembro. Ou seja, por ser muito comum de acontecer, muita gente acha que a data se refere sempre à última sexta-feira do mês.

Mas dependendo do ano, pode ser que o mês de novembro tenha 5 semanas e, portanto, a Black Friday ocorrerá na penúltima sexta, entendeu?

Uma nova data chamada Cyber Monday

Com o boom das vendas na Black Friday, começou a surgir um fenômeno novo nos EUA chamado Cyber Monday. Ele visa justamente aproveitar a segunda-feira seguinte à data para dar continuidade às promoções, focando principalmente nas ofertas online.

Canadá tinha um pouquinho de inveja

Há quem diga pelos comércios americanos que a origem da Black Friday havia causado certa inveja no lado canadense, tendo em vista que muitos moradores de lá corriam para cruzar as fronteiras e aproveitar as oportunidades no país vizinho.

Em resumo, essas são algumas curiosidades e informações sobre a origem da Black Friday mundo afora e, claro, porquê essa data se tornou essencial para o comércio e dia marcante em nossa rotina moderna.

Curtiu? Quer embarcar em outra viagem cultural e conhecer mais sobre uma outra data importantíssima lá fora? Então, não perca nosso próximo post e descubra os segredos do Independence Day nos Estados Unidos.

Confira + dicas de cultura da Wizard:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

As mais famosas linguagens da ficção

29 de março de 2024

Vamos explorar as mais famosas linguagens da ficção.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários