• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade

Por Redação Wizard
02 de abril de 2021

Você sabe o que é K-pop?

Você já ouviu falar em K-pop? Essa sigla está cada vez mais na moda entre os países do ocidente e tem conquistado muitos fãs ao longo dos anos. Se você não sabe o que é ou se quer conhecer um pouco mais sobre esse gênero musical, fique conosco, prepare a sua playlist e vamos aprender!

O que é K-pop?

A sigla se refere a “Korean pop”, ou seja, um gênero musical pop que surgiu na Coréia do Sul. Originado no ano de 1992, com o grupo Seo Taiji and Boys, o estilo logo se popularizou nos países asiáticos.

Com características muito marcantes, o K-pop tornou-se uma febre, e hoje é tocado em todo o mundo. Além disso, movimenta muito dinheiro, sendo uma das principais fontes de renda da Coréia do Sul nos últimos anos.

Na atualidade, os grupos de música pop sul-coreana são elevados a um nível de idolatria muito alto, e tudo isso se deve aos efeitos dos shows, às músicas que ficam na cabeça e às inúmeras coreografias bem ensaiadas e sincronizadas.

Ao assistir a um clipe ou a uma performance de uma banda de K-pop, você pode perceber que todos os integrantes têm um papel de destaque, diferente dos grupos ocidentais, nos quais a maioria possui um líder. Nas canções, todos cantam e dançam a todo momento, causando uma sensação contagiante em quem está assistindo.

O gênero K-pop

Embora a base do K-pop seja o pop, o gênero recebe influências de muitos outros estilos musicais que são sucesso mundo afora. Entre eles, podemos destacar o hip-hop, o R&B, o rock e o jazz.

Dessa mistura eclética, surgiram hits que já superaram importantes nomes da música internacional em premiações mundiais da categoria, como é o caso do grupo BTS, vencedor da categoria Favorite Social Artist em 2018 e 2019 no American Music Awards, e do Top Duo/Group em 2019 e 2020 no Billboard Music Awards.

Devido à enorme popularidade também no ocidente, as bandas investiram em canções que misturam o inglês com o coreano, para agregar ainda mais fãs, que passaram a compreender parte da letra. 

Os nomes conhecidos do K-pop

O sucesso recente desse estilo musical se deve, principalmente, ao clipe de Gangnam Style, lançado em 2012 pelo cantor solo Psy. O vídeo, que se tornou viral no mundo todo, apresentou um modo diferente de apresentação, que as músicas ocidentais não costumam ter.

A partir desse momento, as buscas por outras músicas do cantor, e por bandas similares, aumentaram, o que deu origem a novos grupos sul-coreanos. 

Se você ainda não conhece muitos artistas de K-pop, confira abaixo alguns grupos e cantores solo que fazem sucesso: 

1 – BTS

O grupo, composto por 7 cantores, está em atividade desde 2013 e é considerado um dos sinônimos de música pop sul-coreana. Sua fama rendeu diversos prêmios, como os já citados anteriormente.

2 – Super Junior

Com um pouco mais de quilômetros rodados na estrada do K-pop, o grupo Super Junior iniciou sua caminhada em 2005 com 12 participantes, e abriu espaço para a popularização do ritmo em escala mundial.

3 – Blackpink

As mulheres também arrasam no K-pop, e um dos grupos que arrasta mais fãs na atualidade é o Blackpink, composto por 4 artistas que se juntaram em 2016, e desde o começo, conquistaram seu espaço na galeria dos grupos de sucesso.

4 – Twice

Outra formação musical, que não para de ganhar ouvintes, é o Twice. Criado em 2016, e formado por nove artistas, o grupo, apesar de ser identificado com o K-pop, tem cantoras nascidas na Coréia do Sul, no Japão, em Taiwan e nos Estados Unidos.

Extra

Escute estes hits!

Para finalizar o conteúdo sobre a cultura pop da Coréia do Sul, selecionamos as músicas de maior sucesso atualmente para você conhecer e se divertir. Confira!

  • DynamiteBTS
  • Keep Going MVVOISPER
  • Say My NameANS
  • How You Like thatBlackpink
  • Mr. SimpleSuper Junior
  • More & MoreTwice

Conclusão

Muito legal conhecer um pouco mais sobre a cultura de um país tão diferente do nosso, não é mesmo? Escreva aqui nos comentários se você é fã de algum grupo de K-pop e qual é a sua música favorita.

Não se esqueça de passar no blog da Wizard para conferir outros conteúdos legais sobre cultura! 

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

As mais famosas linguagens da ficção

29 de março de 2024

Vamos explorar as mais famosas linguagens da ficção.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários