• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade

Por Redação Wizard
10 de novembro de 2015

Dicas para ingressar em uma faculdade nos Estados Unidos

Faculdade nos Estados Unidos: Saiba como ingressar

Você já pensou em estudar em uma faculdade nos Estados Unidos? Sim, migs, o intercâmbio tradicional não é a única opção de estudos lá fora! Segundo o Institute Internacional of Education, mais de 13 mil brasileiros passaram pelas salas de instituições de ensino superior americanas em 2014 e você pode ser o próximo. Confira 5 dicas para ingressar em uma universidade americana e prepare-se para a viagem!

Prepare o seu histórico

Quer estudar nos Estados Unidos? Para ser aceito em uma universidade estrangeira, você deve mostrar o seu valor! Um dos pontos mais estimados pelos americanos é o histórico escolar do ensino médio. Aquelas suas notas 10 em português, matemática e química serão muito úteis agora! Enquanto no Brasil isso não influencia diretamente nos processos do vestibular, lá fora as suas notas da escola são importantíssimas para mostrar que você é, de fato, um bom aluno. Se você já terminou o ensino médio, corra atrás desse histórico. Se você ainda está estudando, dedique-se como nunca para conquistar as melhores notas! E não é só isso: cartas de recomendação de professores falando sobre o estudante exemplar que você é também ajudam muito, então vamos trabalhar esse networking!

Mostre que você quer muito estudar lá fora

Sabe quando você publica aquele textão pra provar um argumento ou mostrar o quanto você gosta de algo ou alguém? Agora você vai fazer isso de forma oficial. Uma parte muito importante do processo de inscrição em uma universidade americana consiste em uma redação através da qual você deve demonstrar o quanto você quer estudar naquela determinada instituição e como você pretende aproveitar o curso. Imagine que você está participando daqueles concursos do tipo “Por que você merece conhecer o seu ídolo?” e prove que você deve ser aceito por eles!

É hora do inglês

Temos uma boa e uma má notícia para você, migs. A boa é que, como membro da Nação Bilíngue, você já deve ter o conhecimento necessário para conquistar a certificação do TOEFL, um dos requisitos de muitas universidades para comprovar a sua proficiência no inglês. A má é que, mesmo que você saiba traduzir todos os seus documentos perfeitamente, algumas instituições ainda exigem que esse processo seja realizado por um tradutor profissional, certificado (olha aí uma oportunidade de emprego pro futuro). Então traduza tudo o que você precisa apresentar: histórico escolar, currículo, cartas de recomendação, apresentação de atividades extracurriculares e tudo mais! E, claro, continue praticando o idioma. Você precisará muito desse conhecimento na próxima etapa do processo.

Teste de aptidão escolar

O famoso SAT (Scholastic Assessment Test) é uma espécie de ENEM, uma prova com 20 matérias sobre áreas da educação como inglês, história, matemática e ciências. Mas não entre em pânico, você não precisa prestar todas as matérias, é possível responder apenas as questões dos assuntos que terão alguma relação com o seu futuro curso. Ou seja, nada de afundar a cabeça nos livros de química se a sua área de interesse for Letras, por exemplo. É bem mais fácil estudar assim, não é mesmo? Para melhorar a sua preparação, faça simulados do SAT em casa, considerando o tempo máximo de 3 horas e 45 minutos que você terá para resolver o exame pra valer. Até o Barry teria que correr pra fazer a prova a tempo!

Mantenha contato constante com a universidade

Como você saberá quais matérias deve estudar para o SAT? Como descobrir se o TOEFL é obrigatório? Como saber tudo o que você deve fazer, nos mínimos detalhes? Perguntando, é claro! O processo seletivo pode ser diferente para cada instituição, então é essencial que você entre em contato com a universidade em questão para tirar todas as suas dúvidas. Fique atento também ao prazo de inscrição, pois em algumas faculdades, quem se inscreve primeiro ganha vantagem. Nada de deixar para a última hora, ok? Após a aprovação, a universidade também passará as instruções e a documentação necessária para o visto de estudante, mas você já pode se adiantar e providenciar o seu passaporte.

Pronto para pegar a mala e partir para uma universidade americana? Deixe um comentário contando em qual você deseja estudar. Vai que você conhece alguém que também esteja passando pelo mesmo processo e possa te ajudar? 🙂

Tags:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Viagem

5 razões para estudar em outro país

19 de abril de 2024

Estudar em outro país é uma experiência repleta de aprendizados e crescimento pessoal. Aqui estão as principais razões pelas quais embarcar nessa jornada pode ser uma das decisões mais enriquecedoras da sua vida.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários