• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
Desenho de crianças em volto da pintura do globo

Por Redação Wizard
04 de outubro de 2019

Origem do Dia das Crianças e como a data é comemorada pelo mundo

Ter uma vida sem preocupações, a não ser com a hora em que a mãe vai chamar para o banho, para comer ou pedir para recolher os brinquedos, é um privilégio daqueles!

Esses seres pequeninos sempre trazem, para quem estiver ao redor e em qualquer lugar do mundo, uma explosão de alegria, energia e criatividade, nada mais justo que brindar a existência deles contando um pouco da história dessa data comemorativa do dia 12 de outubro, o Dia das Crianças.

A seguir, aprenda mais sobre a data e como o Dia da Criança é comemorado em outros países. Depois de ler este artigo, impossível não sentir saudades da infância!

Origem do Dia das Crianças

Em Genebra, no ano de 1925, foi proclamado o Dia Internacional da Criança durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança. A partir desse ano, a data dedicada aos pequenos passou a ser celebrada em 1 de junho, em vários países.

Por outro lado, a ONU reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, já que nesse dia foram aprovadas a Declaração Universal dos Direitos da Criança e a Convenção Sobre os Direitos da Criança. Elas foram firmadas em 1959 e em 1989, respectivamente.

Dia das Crianças no Brasil

Em contexto brasileiro, a data surgiu por meio de um projeto de lei elaborado no 3º Congresso Sul-Americano da Criança, em 1923, pelo deputado federal Galdino do Valle Filho. O evento reuniu estudiosos de várias partes do mundo e teve como foco principal discutir a educação, a alimentação e o desenvolvimento das crianças.

No ano seguinte, mais um passo precisou ser dado para que a celebração fosse implementada: o presidente, Arthur Bernardes, em 1924, assinou um decreto e, a partir daí, o dia 12 de outubro se tornou o dia oficial das crianças em terras brasileiras.

Por quê o Dia das Crianças é comemorado em 12 de outubro?

Originalmente, o que explica a escolha do dia 12 de outubro para homenagear e evidenciar questões importantes para a vida dos pequenos é a comoção causada pelo tema na época em que ocorreu o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. Mas não acaba aí.

Além dos fatos, existem também alguns rumores curiosos sobre o motivo que levou esse dia, especificamente, a ser estabelecido como data para celebrar a existência dos pequenos.

Um deles é o que diz que, em 12 de outubro, Cristóvão Colombo descobriu as Américas e as batizou como “continentes crianças”, por terem sido terras descobertas tardiamente.

Países que comemoram o Dia das Crianças

Para os nossos pequenos brasileirinhos já se tornou comum esperar ansiosamente pelo Dia das Crianças, afinal, todo mundo gosta de comemorar a vida e ganhar presentes. Porém, não é só para a garotada do Brasil que essa celebração traz tanta alegria.

Embora não exista um “dia universal da criança”, confira abaixo outros países que também comemoram e em qual data e mês:

  • Alemanha – 20 de setembro
  • Argentina – 2º domingo de agosto
  • Austrália – 4ª quarta-feira de outubro
  • Canadá – 20 de novembro
  • China – 1 de junho
  • Estados Unidos – 1º domingo de junho (podendo variar de estado para estado)
  • França – 20 de novembro
  • México – 30 de abril
  • Portugal – 1 de junho

Conclusão

Celebrar com os pequenos o Dia das Crianças é mais do que comum para os brasileiros – tão comum que algumas pessoas podem até se surpreender que outras nações também têm essa data comemorativa.

Porém, informar-se sobre como a vida funciona em outros países amplia a bagagem e o conhecimento a respeito de outras culturas – assim como acontece nas aulas da Wizard.

Para ajudar seu filho no aprendizado do segundo idioma, conheça a Wizkids! O curso de inglês para crianças da Wizard que ensina de forma leve, divertida e eficiente.  

Conte nos comentários alguma boa lembrança da sua infância!

Confira + dicas de inglês para crianças da Wizard:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Wizkids

Aprendendo os animais em inglês com o Little Wiz

13 de outubro de 2021

Aprendendo os animais em inglês com o Little Wiz

Wizkids

Any Malu da Cartoon & Turminha do Wizkids

22 de setembro de 2021

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários