Por Redação Wizard
23 de junho de 2020

Difícil encontrar alguém que nunca tenha passado por este dilema: empreender ou investir? Vamos ver alguns prós e contras destes dois lados da mesma moeda!

De modo geral, há prós e contras em ambas iniciativas: investindo ao abrir um novo negócio ou colocando seu dinheiro em aplicações financeiras. Este artigo aborda uma alternativa segura para este dilema. Acompanhe e resolva se, no seu caso, o melhor é empreender ou investir e viver de juros! 

Por que investir em uma franquia pode ser um bom negócio? 

Se você tem dinheiro para investir, sem dúvida, uma ótima opção é entrar no mundo das franquias, escolhendo um segmento que oferece resultados estáveis, inclusive em tempos de crise.  

Ainda assim, é muito comum o investidor ter dúvida do que é mais rentável. De fato, a iniciativa de abrir um negócio conta com pouco respaldo do governo. Ou seja, não há grandes incentivos para os empreendedores no país.  

Porém, se empreender for seu sonho, não desista! De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), há uma infinidade de possibilidades para quem quiser apostar em uma franquia. Afinal, são cerca de três mil marcas à disposição. E muitas delas figuram entre os negócios de baixo investimento.  

Riscos sempre existem, independentemente de qual for sua decisão na hora de empreender ou investir. Mas se você tem o perfil adequado de investidor e seus objetivos estão alinhados às suas características pessoais e competências profissionais, vá em frente! 

Faça parte do time de empreendedores arrojados, inovadores e que têm a capacidade de gestão para abrir seu próprio negócio. Além da realização pessoal, a sua vida pode mudar para muito melhor.  

Entre empreender ou investir no mercado financeiro, mergulhar noknow-how em franquias significa tempo e dedicação. Avalie se está disposto a isso. Não caia na cilada de acreditar que fazer este investimento é apenas empregar seu dinheiro, se sentar e esperar o lucro garantido. 

Serão necessários muito esforço, uma boa dose de sacrifício e tempo de maturação, além de persistência. Boa parte do sucesso de operar uma franquia vem da gestão bem feita. 

Busque franqueadores que orientem sobre o quanto o franqueado terá que destinar do seu tempo para essa empreitada e se será possível contar com um terceiro desempenhando o papel de gestor e operador.  

Expansão é a bola da vez 

É importante você descobrir se com a marca escolhida você poderá criar sua própria rede de expansão. É a chamada escalabilidade. Por exemplo, suponha que você abra uma escola de idiomas. Quando sua primeira unidade estiver estabilizada, você pode abrir mais duas ou até três! 

O mesmo negócio com a mesma marca, geralmente, apresenta ótimos resultados. Afinal, a administração é comum a todas. Portanto, exige menos dedicação. Esta é uma tendência atual, conhecida no mercado como empreendedor multifranqueado

No mais, é optar por um setor promissor. Pesquisar muito e buscar referências com quem já optou por uma das marcas já reconhecidas no mercado, escolher um bom ponto comercial e assinar o contrato. 

Empreender ou investir? Quando o mercado financeiro é o melhor caminho    

Os educadores de investimento são unânimes: é preciso avaliar e analisar bastante cada uma das opções do mercado financeiro antes de aplicar, seja qual for o valor a ser investido. O que é melhor para o seu perfil? Renda fixa (CDB, LCI, LCA), Tesouro Direto, ações, opções ou fundos? 

Se você tem um perfil mais conservador e pouco tempo ou disposição, as aplicações podem ser o melhor caminho entre empreender ou investir. Neste grupo, está também quem não quer abrir mão de um bom emprego, por exemplo, que oferece uma opção de renda mais confortável. 

No entanto, dependendo do quanto você tem para investir, o ideal é contar com a ajuda de uma consultoria especializada. Isso ajuda a escolher e gerenciar suas aplicações para obter os melhores resultados financeiros. 

Nesta opção, também vale o princípio das franquias: quanto mais tempo você se dedicar a acompanhar seus investimentos, maior será o retorno. Fique de olho, ainda, no fato de que os investimentos com maior possibilidade de rentabilidade são os que oferecem mais riscos. Ao optar, por exemplo, pelo mercado de bolsa de valores, o risco é significativo. 

No mercado financeiro, seu trabalho poderá ser menor. Em contrapartida, a autonomia e o poder de controle também serão menores, principalmente em investimentos de longo prazo.  

Conclusão

Agora que você já tem uma ideia dos prós e contras entre empreender ou investir, leia sobre como o setor de franquias está em crescimento e tome a melhor decisão pro seu futuro!

e-book franquias o que saver para investir nesse mercado

Confira + dicas de franquias da Wizard:

Tags:

franquias

Ganhe 2 aulas grátis para conhecer o curso de inglês Wizard: