• Contraste
  • Texto
Cubos de madeira com letras, formando a palava "Hola"

Por Redação Wizard
26 de março de 2020

Afinal, qual a diferença entre espanhol e castelhano? Há realmente uma diferença gramatical ou de vocabulário? Explicamos para você.

¿Español o castellano? Qual a diferença? Embora extremamente comum, esse questionamento costuma causar dúvidas até entre os falantes mais experientes da língua.

Para acabar com essa incerteza de uma vez por todas, a Wizard explica para você qual a diferença entre espanhol e castelhano. Confira!

A diferença entre espanhol e castelhano

Apesar da confusão, a verdade é que na prática não há qualquer distinção entre o espanhol e o castelhano. O vocabulário, a grafia das palavras e as regras gramaticais são iguais em ambas as situações. Mas então, por que alguns países usam o español e, outros o castellano como sua língua oficial?

Castellano x español

A escolha entre o uso desses termos é mais uma questão política do que linguística. Para compreendê-la, é necessário voltar um pouquinho no tempo e conhecer a história dos países ibéricos. Vamos lá?

A palavra castellano é mais antiga e remonta ao Reino de Castela, território de força notável durante a Idade Média. A Espanha, como a conhecemos, começou a tomar forma no século XIII, quando Castela fez uso de sua liderança e influência política, impondo-se sobre os demais reinos da região. Como consequência, seu idioma, chamado castellano, tornou-se a língua oficial do país que se formava.

Já a palavra español tem origem no latim medieval Hispaniolus, termo que é a denominação latina da Península Ibérica Hispania. Esta expressão foi muito usada ao longo do processo de colonização europeu, no qual os espanhóis dominaram uma série de novos territórios, impondo sua cultura, sua religião e seu idioma.

Portanto, é provável que você escute um novo amigo argentino dizer que fala castellano, já que o termo español remete ao período do colonialismo no país – e por isso é muito comum entre os hablantes da América do Sul. No entanto, o termo español é usado nos países do Caribe e também no México, por exemplo.

O curioso é que a escolha entre os termos também envolve o próprio território espanhol. É frequente que a língua seja chamada de castellano no norte do país, enquanto na região de Andaluzia e nas Ilhas Canárias, o idioma receba o nome de español.

A ortografia e as regras gramaticais são responsáveis por assegurar a unidade da língua, apesar da grande distância entre as regiões hispanohablantes. No entanto, é importante ressaltar que existem algumas variações de vocabulário entre os diferentes povos latino-americanos – um fenômeno linguístico comum, mas não forte o suficiente para originar um novo idioma.

Conclusão

Se você curte a língua espanhola e quer aprimorar cada vez mais os seus conhecimentos, não deixe de conferir a nossa lista com canais no Youtube para melhorar a sua pronúncia e revisar os falsos cognatos em espanhol! 🙂

Confie em quem é comprometido com o seu aprendizado e quer ver você vencer. A Wizard oferece 4 aulas gratuitas para você conhecer a escola, a didática e os professores de qualquer curso de idioma.

Confira + dicas de espanhol da Wizard

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

5 diferenciais para quem aprende inglês na Wizard by Pearson

27 de julho de 2021

Enfim, quais são os diferenciais que a Wizard traz? Vale realmente a pena se matricular nessa escola?

Idiomas

Infográfico: Inglês na cozinha

26 de julho de 2021

 

O que achou da postagem?

6 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

6 Comentários

  1. vinicius:
    24 de março de 2021 às 08:34

    Essa redação tirou minha duvidas muito bom

    • Wizzy:
      12 de abril de 2021 às 10:28

      Que bom, Vinicius! Eu amooo ajudar com esses textos.

  2. José Ednaldo da Silva:
    27 de abril de 2020 às 12:02

    Ótima mensagem. Muito interessante gostei.

  3. DORIVAL MORALES:
    4 de abril de 2020 às 16:26

    Gostei das informações.

  4. Livia vitória Vaz fraga:
    26 de março de 2020 às 15:21

    Achei bem útil porque muita gente confunde espanhol e castelhano

  5. Renan:
    22 de março de 2020 às 13:48

    Legal!

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/