DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS: CONHEÇA OS MAIS DIFERENTES DO MUNDO

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS: CONHEÇA OS MAIS DIFERENTES DO MUNDO

Você sabia que dia 18 de maio é o Dia Internacional dos Museus? Essa data foi criada para lembrar as pessoas da importância dessas instituições para a sociedade. Embora o termo “museu” venha do grego “mouseion”, a concepção que conhecemos hoje como local onde são expostas obras de arte ou objetos de cunho histórico e científico não é tão antiga. O primeiro museu registrado é de 1683 e chama-se Ashmolean Museum of Art and Archeology, localizado na universidade de Oxford, na Inglaterra.

Ao conhecer um museu, aprendemos mais sobre a história, a arte e a cultura do local. Entretanto, existem alguns deles que fogem um pouco do modelo tradicional e optam pela exposição de itens curiosos e até um pouco estranhos. A Wizard fez uma lista para você descobrir os museus mais diferentes do mundo e já se programar para visitá-los nas suas próximas viagens. Confira!

Museum of Bad Art (Moba) – EUA

Museum of Bad Art (Moba) – EUA

www.museumofbadart.org

Nem só de obras maravilhosas o mundo artístico é feito. Existem algumas produções que, embora não sejam tão apreciadas pelas pessoas e pela crítica, estão expostas para visitação no Moba – Museum of Bad Art, ou Museu da Arte Ruim, em português. Inaugurado em 1994 e com o objetivo de celebrar o trabalho de artistas que não seriam apreciados em nenhum outro lugar, hoje ele possui três unidades no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, e usa o slogan art too bad to be ignored, que quer dizer "arte ruim demais para ignorada".

As coleções incluem quadros com paisagens, retratos, esculturas e desenhos com representações bastante inusitadas e que muitas vezes não são assinadas. No Moba, você pode se divertir sem gastar nada, já que a entrada é gratuita. Quem sabe você também não se inspira a deixar sua imaginação fluir também.

Museum of Broken Relationships

Museum of Broken Relationships

www.brokenships.com

Quem já terminou um relacionamento e não sabia o que fazer com os presentes que guardava, vai gostar de saber que existe um museu na Croácia e nos Estados Unidos que recebe todas essas lembranças: o Museum of Broken Relationships, ou em português, Museu dos Relacionamentos Terminados.

Criado para transformar em arte contemporânea alguns presentes que já foram significativos em romances, o museu faz com que você conheça histórias sobre relacionamentos de pessoas em todo o mundo, tanto tristes quanto cômicas.

The Dog Collar Museum

The Dog Collar Museum

www.leeds-castle.com

Você tem um cãozinho de estimação? Se a resposta for sim, então é provável que você tenha coleiras em sua casa. No Castelo de Leeds, na Inglaterra, elas também existem, mas em uma quantidade muito maior, dignas de um museu exclusivo. Na coleção, existem peças feitas com os mais diversos materiais como ouro, prata, metal e veludo, vindas de muitas partes do mundo. O The Dog Collar Museum surgiu há mais de 5 séculos com a doação do acervo de coleiras de um casal de estudiosos da era medieval. Se você visitar a cidade inglesa de Kent, programe-se para conhecer esse museu no castelo e todas as outras exposições e jardins que ele abriga.

Musa - Underwater Museum of Art

Musa - Underwater Museum of Art

www.musamexico.org

Que tal dar um mergulho no oceano e ainda visitar uma exposição de arte? Essa é a proposta do Musa, um museu subaquático localizado em Cancun, no México. No fundo do mar, você encontra mais de 500 esculturas do artista britânico Jason deCaires Taylor, que foram submersas e hoje unem arte e vida marinha em uma exposição muito diferente.

Se você não for um amante das profundezas do mar, pode optar por fazer um mergulho com snorkel ou dar um passeio no barco de fundo transparente que visita todas as galerias. As opções são variadas e encanta visitantes de todo o mundo desde 2009.

Hair Museum of Avanos

Hair Museum of Avanos

www.chezgalip.com/the-hair-museum-of-avanos/

Para fechar a lista, apresentamos um museu bastante inusitado e até um pouquinho assustador. O Hair Museum of Avanos reúne mais de 16 mil mechas de cabelos de mulheres em exposição. O local fica junto à loja de cerâmica do fundador Chez Galip, na Capadócia, Turquia, e tem suas paredes e teto tomados por lembranças deixadas por visitantes de todo o mundo.

Iniciada há 30 anos, a coleção começou após uma amiga de Galip deixar uma mecha de seus cabelos como lembrança ao mudar-se da cidade. Desde então, as mulheres que visitam a loja são convidadas a deixar uma recordação também. Doar seus cabelos não é uma exigência para a visita, mas se quiser, poderá cortá-los na hora.  

Como você viu, são várias opções, umas mais exóticas que as outras. E você, já visitou ou ouviu falar de algum outro museu diferente como esses? Conta pra gente aqui nos comentários. Se quiser saber mais sobre cultura e curiosidades ao redor do mundo, confira nosso blog.

Tweet
Compartilhar
+1

#POSTS MAIS LIDOS

#

APELIDOS CARINHOSOS EM INGLÊS

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA “MY BOO”? CONFIRA ESSE E OUTROS TERMOS EM NOSSA LISTA!

#

25 PALAVRAS EM INGLÊS QUE TÊM VERSÃO NO PORTUGUÊS

CONHEÇA AS 25 PALAVRAS EM INGLÊS

#

SIMPLE PRESENT – CONHEÇA AS REGRAS

QUER SABER COMO FUNCIONA AS REGRAS DO SIMPLE PRESENT? VENHA CONFERIR!

#

10 FRASES MARCANTES DE PABLO ESCOBAR EM NARCOS

SÉRIE LANÇADA PELA NETFLIX QUE CONTA A HISTÓRIA REAL DO TRAFICANTE COLOMBIANO PABLO ESCOBAR.

# ver mais posts >

DIGITE SEU E-MAIL E GANHE 4 AULAS!

GARANTA SUA WIZPEN

Copyright 2016 © Wizard - Todos os direitos reservados