• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
No primeiro plano a estátua de Sherlock Holmes vista de perfil

Por Redação Wizard
02 de maio de 2022

7 personagens clássicos da literatura inglesa

São diversos os personagens da literatura inglesa que marcaram gerações e, inclusive, se eternizaram mundo afora, sendo conhecidos por crianças, jovens e adultos de todas as origens imagináveis.  

E para tentar juntar os principais em uma única só lista, destacando jargões e histórias clássicas de cada um deles, nós preparamos este post e trouxemos alguns nomes inesquecíveis.  

Quer conhecer um pouco mais sobre estes personagens e conferir algumas curiosidades? Então, não perca a leitura e continue até o final.  

Vamos lá?  

Conheça alguns dos principais personagens clássicos da literatura inglesa 

A seguir, uma pequena lista com personagens que marcaram seu tempo na literatura em inglês e algumas das suas principais curiosidades e histórias. Confira!  

1. Drácula  

Muita gente não sabe, mas o mais famoso vampiro da literatura em inglês tem origem em um livro irlandês de Bram Stoker.  

Na verdade, o personagem clássico não foi criado pelo escritor, mas foi ele quem popularizou a história por meio de seu livro de terror gótico em 1897.  

Antes da obra, a imagem de vampiros era algo nada comum e até mesmo inimaginável na cabeça das pessoas e dos leitores e foi a partir de Drácula que os tenebrosos homens chupadores de sangue se tornaram populares no mundo inteiro, inspirando diversas outras histórias e lendas do tipo até os dias de hoje.  

2. Frankenstein  

Ainda nessa pegada de horror clássico, um outro personagem marcante e que todos conhecem é o Frankenstein, criação da escritora Mary Shelley, que começou a imaginar a criatura aos seus 18 anos.  

A obra foi lançada em 1818, sendo considerada por muitos como o primeiro livro de ficção científica e como um romance gótico que, claro, marcou época e se transformou em filmes, brinquedos, séries, quadrinhos e outros materiais.  

O clássico relata uma tentativa científica de um jovem que busca criar um monstro em seu laboratório. Hoje, a obra é de domínio público e reconhecida como uma das mais importantes e inspiradoras de todos os tempos.  

3. Hamlet  

Um outro clássico da literatura inglesa é Hamlet, criação incomparável e inesquecível de Shakespeare, considerado uma das tragédias mais importantes da história e que também deu origem ao filme de mesmo nome.  

Tudo foi escrito pelo gênio inglês em 1599 e reconta a história do Príncipe Hamlet, situado na Dinamarca, que tenta vingar a morte de seu pai, o rei, morto por envenenamento por seu irmão Cláudio, que assumiu o trono e casou-se com sua esposa.  

Em toda a sua trama, longa e bem detalhada, o clássico aborda temas comuns, mas muito delicados para a época, como traições, moral, ética e interesses políticos.  

Foi desta tragédia também que se popularizou a frase mais marcante da peça: To Be or Not to Be, That is The Question (Ser ou não, eis a questão).  

4. James Bond  

License to kill! O tradicional inspetor britânico, que tem licença para matar, é um outro clássico inesquecível da literatura inglesa e que também ficou marcado em filmes incríveis do cinema mundial.  

Inclusive, em 1979, foi feita uma versão de 007 que se passa na cidade do Rio de Janeiro, onde o detetive inglês luta contra o vilão Hugo Drax, que tenta exterminar o mundo com seu plano diabólico.  

O agente secreto britânico é uma criação do escritor Ian Fleming e teve sua origem em 1953, quando foi apresentado aos leitores pela primeira vez em sua obra chamada Cassino Royale.  

Outra curiosidade desse personagem clássico da literatura inglesa se refere ao seu nome, que foi retirado de uma outra obra: Birds of the West Indies que, segundo Fleming, era o livro predileto de sua esposa.  

Hoje, James Bond já gerou inúmeros livros e inspirou mais de 23 obras do cinema.  

5. Romeu e Julieta  

Voltando ao gênio Shakespeare, Romeu e Julieta é mais uma obra inesquecível da literatura inglesa e que também eternizou o casal mais romântico da história.  

Trata-se de uma tragédia que começou a ser escrita pelo britânico em 1591 e só seria terminada quatro anos depois, bem nos primórdios de sua carreira.  

A trama mostra a relação amorosa de dois adolescentes, Romeu e Julieta, que são de duas famílias em pé de guerra e que precisam se encontrar de forma a ninguém desconfiar.  

Mais do que um clássico da literatura inglesa, a obra é ainda hoje uma das peças mais encenadas no mundo e conhecida por todas as gerações.  

6. Robin Hood  

Quem nunca ouviu, leu ou viu alguma obra, seja cinematográfica, seja literária, sobre o personagem clássico, que roubava a nobreza e distribuía aos mais necessitados.  

Robin Hood é também, sem dúvidas, um dos maiores personagens da literatura inglesa e que marcou – e ainda marca – todas as gerações.  

O mítico herói inglês é, na verdade, um fora-da-lei que praticava crimes, porém com a intenção de ajudar os pobres, tendo se tornado um grande inimigo da realeza da época.  

Com sua roupa e chapéu verdes e um arco e flecha certeiro, o aventureiro se escondia na escura florestas de Sherwood, enquanto realizava seus saques e suas ações pelos povoados da região.  

Ficou eternizado como “The Prince of Thieves”, em português, o Príncipe dos Ladrões, desde a sua criação, em 1377. Há quem diga que a história foi baseada em um personagem real, o que até hoje não foi comprovado em registros históricos.  

7. Sherlock Holmes  

Para finalizar nossa lista de personagens clássicos da literatura inglesa, nada mais justo do que citar Sherlock Holmes, o mais famoso detetive de toda a história.  

O investigador britânico tem sua origem no final do século XIX e se eterniza por suas incríveis histórias de suspense, prendendo o leitor até o momento de desvendar mistérios de uma forma única e com muita imaginação.  

Foi criado por Sir Arthur Conan Doyle em seu clássico “Um Estudo em Vermelho” de 1887 e, desde então, o endereço citado nos livros como residência do agente secreto, 221B Baker Street, é um dos pontos turísticos mais famosos de Londres.  

Em resumo, esses são alguns dos personagens clássicos da literatura inglesa que marcaram histórias e se eternizaram como símbolos e ícones mundiais.  

Gostou? Então, que tal ler ou assistir algum destes clássicos em suas versões originais? Mas antes, temos uma material completo para você treinar e praticar o listening e o reading em inglês e não ter dificuldades na interpretação. 

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

As mais famosas linguagens da ficção

29 de março de 2024

Vamos explorar as mais famosas linguagens da ficção.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários