• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade

Por Redação Wizard
07 de novembro de 2018

Como se candidatar a vagas de emprego no exterior

Trilhar novos passos na carreira profissional, tornar-se independente, ter uma melhor qualidade de vida e experimentar novas experiências em uma cidade diferente. Quem não sonha em morar e trabalhar fora do país, vivenciado intensamente uma cultura diferente?

Para te ajudar a entender o que é necessário para atingir essa meta, nós separamos uma série de dicas e orientações para você se candidatar a vagas de trabalho no exterior, chegar ao seu destino ideal preparado e, finalmente, stand on your feet! Confira.

Primeiro qualifique-se!

Trabalhar em um novo país exige um ótimo currículo na sua área de atuação, mas também é imprescindível possuir boas habilidades para se comunicar na língua local. Seja inglês, espanhol ou outro idioma, é necessário muito estudo, de maneira a comprovar a sua proficiência. Portanto, invista em aulas e cursos para aprimorar os seus conhecimentos sobre a nova língua.

Adeque seu currículo

Boas referências, experiência na área e, claro, habilidades com idiomas. Todas as qualificações fundamentais envolvem também a sua correta apresentação. Os modelos de currículo variam ao redor do mundo, então é interessante fazer uma breve pesquisa com o objetivo de descobrir o formato ideal exigido no seu destino, e quais as informações que os empregadores consideram essenciais no documento.

Além de coeso e consistente, elabore um currículo e uma carta de apresentação ressaltando o seu interesse em trabalhar em um outro país, e que por isso você está disposto a se mudar. Em alguns casos, uma experiência profissional diversificada ou um portfólio de trabalhos podem ser considerados pré-requisitos.

A internet será sua melhor amiga

Não há dúvidas! A web será a ferramenta mais eficiente para te auxiliar nesse processo. Abuse do poder dos mecanismos de busca para encontrar uma vaga interessante e descobrir mais sobre o seu destino pretendido ou os documentos necessários – calma, nós já vamos abordar esses temas. O importante é que você utilize todas as facilidades que a internet possibilita e se informe sobre os pontos necessários para fazer uma mudança segura e consciente.

Procure um destino com oferta de trabalho

Sonhar com um novo país é incrível, mas antes de tomar a decisão final sobre o seu destino, é importante racionalizar sua decisão. Procure entender um pouco sobre o mercado de trabalho no local que tem em mente, bem como se há de fato espaço para absorver a sua profissão.

Também é interessante informar-se sobre as leis trabalhistas do país, principalmente no que diz respeito aos trabalhadores estrangeiros. Procure informações sobre os salários médios para o seu cargo e coloque a conta na ponta do lápis. A experiência pode ser enriquecedora cultural e profissionalmente, mas é necessário entender se você poderá arcar com seus gastos.

Pesquise em diversas plataformas

Novas oportunidades de trabalho são oferecidas em diversas plataformas on-line, e muitas delas são publicadas em portais de emprego locais, espaços que podem se configurar como bons pontos de partida para a sua busca. A Comissão Europeia, por exemplo, possui um portal no qual são divulgadas uma série de oportunidades de trabalho em diversas localidades do continente.

As redes sociais, como o Facebook, também valem o investimento em buscas. Procure por grupos que divulgam vagas de emprego no seu destino. O LinkedIn também pode ser outra aposta interessante. Um perfil bem organizado e atualizado pode resultar em boas propostas, uma vez que a rede proporciona o contato com profissionais de todo o mundo. Algumas multinacionais oferecem ainda em seus sites a opção de se candidatar a postos de trabalho em outras localidades. Por isso, fique de olho.

É necessário se adaptar à nova cultura

Outros países possuem horários e hábitos de trabalho bem diferentes dos praticados aqui no Brasil. Procure pesquisar sobre eles, conhecê-los e refletir se você conseguirá se adaptar. Talvez seja necessário rever alguns processos de trabalho e reformular a maneira como você lidava com determinadas situações em empresas brasileiras. E tenha paciência! Adaptar-se a uma nova cultura é demorado e pode levar semanas ou meses.

Validar seu diploma é essencial

Com diferentes currículos acadêmicos, é natural que para exercer a sua profissão em um novo país, você deva validar seu diploma segundo as normas locais. Em alguns casos pode ser necessário provar a sua proficiência ou conhecimento específico. Não se assuste, esses processos são naturais e configuram um passo importante para que você possa trabalhar com segurança.

Informe-se sobre a documentação necessária para a mudança

Além do passaporte e de um diploma válido, trabalhar em outro país exige uma série de documentos e processos específicos. Pesquise sobre quais documentos ou certificados devem ser providenciados para a sua mudança.

Normalmente, este processo costuma ser mais ágil e simples quando o novo empregado já possui cidadania do país para o qual está indo. Já no caso do visto a trabalho, é necessário paciência, e o seu contrato de trabalho será a principal ferramenta para solicitar a documentação correta.

Os processos são variados e costumam divergir de país para país. Por isso, uma vez que o destino já esteja definido e uma boa oportunidade apareça, informe-se sobre todos os processos que você deve concluir. Manter todos os papéis em ordem evita contratempos ou problemas diversos com a sua situação legal.

A vaga ideal irá aparecer

Acima de tudo, o importante é buscar por uma oportunidade na qual você se encaixe e que corresponda ao perfil que os recrutadores estão procurando. O processo pode inicialmente soar cansativo e desgastante, mas vale a pena investir no seu sonho! Tenha calma e pesquise muito, adquirindo todas as informações importantes para tomar uma decisão consciente e preparada quando chegar a hora.

Seja fluente!

Confie em quem é comprometido com o seu aprendizado e quer ver você vencer. Se você ainda não desistiu e quer se desafiar com um novo idioma, clique aqui e mergulhe na experiência Wizard. A gente acredita em você!

Tags:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Viagem

5 razões para estudar em outro país

19 de abril de 2024

Estudar em outro país é uma experiência repleta de aprendizados e crescimento pessoal. Aqui estão as principais razões pelas quais embarcar nessa jornada pode ser uma das decisões mais enriquecedoras da sua vida.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários