• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
Atletas se alongando em pista de atletismo

Por Redação Wizard
04 de julho de 2019

Gosta de esportes? O intercâmbio esportivo foi feito para você!

Quem cogita fazer um intercâmbio já tem em mente que o tempo longe de casa vai ser longo. Para alguns, a experiência é tirada de letra desde o início, mas não são todos que conseguem se adaptar facilmente a outra atmosfera. Por isso, opções de viagem internacional que combinam interesses e hobbies com o estudo do inglês são perfeitas para melhor adaptação do estudante enquanto estiver no exterior.

• Conheça os esportes favoritos dos norte-americanos

Se você é candidato a intercambista e atleta, ou fã de esportes, este artigo vai cair como uma luva! Confira:

O que é intercâmbio esportivo?

O intercâmbio esportivo é uma opção de experiência internacional que abre muitas portas para atletas e amantes desse universo que querem conciliar a paixão pelo esporte com o estudo da língua. Esse tipo de viagem foca nas habilidades esportivas e em seu desenvolvimento, sem deixar de lado o aprendizado de inglês.

Como planejar um intercâmbio esportivo?

Essa modalidade de intercâmbio pode ser planejada por meio de contato com agências de intercâmbio especializadas na categoria, agências comuns ou por meio de participação em programas avaliatórios gratuitos que garantem bolsas de estudo em diversas universidades dos EUA.

Quais são as opções de curso?

Por mais que o nome “intercâmbio esportivo” pareça resumir bem a ideia desse tipo de viagem, existem, para o estudante interessado, diferentes possibilidades para viver a experiência de estudar inglês (ou outro idioma) e, ao mesmo tempo, especializar-se e ampliar o horizonte de oportunidades no meio esportivo. Confira algumas abaixo!

High School + esportes

Essa opção é ideal para os atletas ou amantes de esportes que gostariam de cursar o Ensino Médio nos EUA. Além vivenciar o tradicional high school, que proporciona um maior intercâmbio cultural por conta do contato direto com jovens americanos, o estudante que escolhe essa opção tem a oportunidade de conviver com atletas intercambistas de diversos lugares do mundo.

Cursos de Idiomas + esportes

Se o candidato a intercambista já é formado no Ensino Médio ou até mesmo na faculdade, essa alternativa pode ser boa. Nessa modalidade de intercâmbio esportivo, o estudante pode escolher um curso de línguas que se adeque melhor às suas intenções e uni-lo à prática de esportes. Com o dia a dia de treinos e atividades em conjunto com outros atletas e profissionais veteranos da área, o estudante faz contatos e, consequentemente, conhece melhor as oportunidades que possibilitam crescimento dentro do universo esportivo.

Bolsas esportivas

As bolsas são uma ótima opção para os estudantes com orçamento incompatível com o valor de um intercâmbio pago. Muitas universidades americanas incentivam a prática esportiva e disponibilizam bolsas a estudantes que querem aperfeiçoar suas habilidades no esporte ou que buscam por oportunidades no meio. Por meio de pesquisa, é possível entender como cada instituição seleciona os bolsistas e se os benefícios são integrais ou parciais.

Sports Visitor Program

Criada pelo governo dos EUA com a intenção de possibilitar o contato com as melhores práticas, técnicas de excelência e liderança esportivas, a iniciativa seleciona atletas, treinadores e administradores de equipes semiprofissionais entre 15 e 21 anos.

Entre outras opções que o programa oferece, estão técnicas de coaching esportivo, administração de recursos e empoderamento para mulheres no esporte. O Sports Visitor Program também é uma boa alternativa para os estudantes que preferem não colocar a mão no bolso, já que despesas como transporte, hospedagem e alimentação são custeadas pela Missão Diplomática dos EUA no Brasil.

Para quais países posso fazer esse tipo de intercâmbio?

É comum as pessoas associarem intercâmbios a experiências americanas. Porém, quando se trata de intercâmbio esportivo, as opções de destinos não se limitam apenas à América do Norte. Entre os países que podem ser escolhidos por estudantes interessados em aprender idiomas e, ao mesmo tempo, praticar esportes, estão a Inglaterra, a Espanha e o Canadá, além dos próprios Estados Unidos.

Quais esportes posso praticar?

Além da pluralidade de opções para programar a viagem e a variedade de países de destino, as modalidades esportivas nesse tipo de intercâmbio também são muitas e conseguem agradar diversos gostos. Entre os esportes disponíveis para os estudantes estrangeiros, estão:

  • Tênis
  • Tênis de mesa
  • Basquete
  • Vôlei
  • Futebol
  • Futebol americano
  • Natação
  • Beisebol
  • Golfe
  • Ginástica
  • Remo
  • Atletismo
  • Pólo aquático
  • Levantamento de peso
  • Rugby
  • Líder de torcida

Sempre consulte agências de intercâmbio sobre esportes disponíveis para cada país destino.

Conclusão

O intercâmbio esportivo é uma opção não apenas pra atletas que desejam continuar na prática esportiva ao estudar em outro país, mas também uma oportunidade de ter contato com esportes que não são comuns no Brasil. Mas se você não é atleta, que tal programar seu intercâmbio em épocas e destinos em que acontecerão campeonatos mundiais? Poderá ser sua chance de assistir presencialmente eventos esportivos de destaque internacional.

Antes de viajar para estudar em outro país, que tal preparar seu idioma antes da viagem para ter uma experiência mais completa e melhor aproveitada? Na Wizard, além do curso de inglês, há ensino de outros idiomas que você pode cursar se pensa em ir para o exterior, ou se tornar fluente em mais uma língua para ampliar oportunidades no mercado de trabalho. Pesquise uma unidade próxima de você e confira os cursos disponíveis!

Qual esporte você gostaria de praticar ou qual campeonato gostaria de assistir durante sua viagem de intercâmbio? Conte pra gente nos comentários!

Confira + dicas de intercâmbio da Wizard:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Viagem

10 cidades com poucos brasileiros para aprender inglês

15 de abril de 2024

Descubra dez cidades com poucos brasileiros que oferecem uma oportunidade de mergulhar no inglês enquanto explora o desconhecido e se encanta com o novo.

 

O que achou da postagem?

1 Comentário

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

1 Comentário

  1. Gabriel Melo:
    22 de abril de 2020 às 10:17

    Gostaria de algumas informações sobre o High School no eua, com a possibilidade de jogar basquete