TIPOS DE INTERCÂMBIO: ESTUDE OUTRO IDIOMA COM TRABALHO OU VOLUNTARIADO

Tipos de intercâmbio: estude outro idioma com trabalho ou voluntariado

Se você tem a intenção de fazer um intercâmbio no exterior, é importante que saiba que existem várias possibilidades para explorar na sua viagem internacional. Você poderá abrir as portas para muitas oportunidades de conhecimento que não estão apenas dentro da sala de aula de inglês ou da língua que escolher. A seguir, conheça alguns tipos de intercâmbio.

Intercâmbio para curso de idiomas 

Se aprofundar em um idioma é o tipo mais comum de intercâmbio. Nele, você estará 100% dedicado ao aprendizado do idioma, que geralmente é inglês ou espanhol. Esse tipo de viagem é indicado para aqueles que sabem pouco sobre a língua estrangeira e também para quem já conhece, mas deseja evoluir ainda mais e atingir a fluência. O intercambista precisa ter no mínimo 16 anos, e o período mínimo do intercâmbio é de 2 semanas de curso. Com foco total no aprendizado, as salas de aula são compostas por estudantes estrangeiros de diversas nacionalidades, mas com o mesmo nível de habilidade da nova língua, definidos a partir de teste realizado pela escola antes do início das aulas. 

Para as pessoas que já possuem um nível elevado de conhecimento do inglês, uma opção pode ser a escolha de um intercâmbio integrado, ou seja, que também esteja ligado a algum curso de uma instituição de ensino superior. Dessa forma, o aluno reforça o conhecimento no idioma e também melhora o currículo. 

Intercâmbio High School: ensino médio no exterior

Aproveitar o intercâmbio para aprender inglês e também para concluir os estudos do ensino médio pode ser uma grande oportunidade para uma verdadeira imersão na cultura local e até mesmo para um amadurecimento pessoal. O estudo em uma High School (nome em inglês ao sistema equivalente ao ensino médio do Brasil) é indicado para jovens entre 14 e 19 anos e para aquelas pessoas que querem praticar o idioma não apenas como intercambistas. O aluno vive como um nativo, frequentando as aulas, participando das atividades esportivas e culturais, dos eventos sociais e até dos passeios da escola. 

Esse tipo de curso geralmente tem duração de um semestre ou ano letivo. Isso vai depender do país e do sistema de ensino escolhido. O valor desse tipo de intercâmbio também varia muito de acordo com a região do mundo escolhida para estudar. Nos Estados Unidos, por exemplo, a viagem pode custar entre 7 e 10 mil dólares. 

Intercâmbio Au Pair

Aliar estudos ao trabalho pode ser uma ótima opção para as pessoas que querem economizar durante a viagem ou que querem estar ainda mais próximas da cultura local. Uma opção muito conhecida é a profissão de Au Pair (termo em francês que significa 'ao par' ou 'igual'), uma espécie de babá que mora na casa da família. As obrigações dessa pessoa são: buscar crianças na escola, cuidar da higiene e da alimentação delas, realizar atividades e brincadeiras durante o dia e ajudar nas tarefas. Nas horas vagas do trabalho, é possível estudar e fazer passeios turísticos para conhecer o local.

Havendo um bom relacionamento com a família, poderá também conhecer a região na companhia deles. Além disso, essa é uma ótima forma de praticar o idioma fora da sala de aula, afinal, você terá que se comunicar com as pessoas que lhe receberam na casa delas. As crianças não saberão falar português, e você terá que usar tudo o que sabe para poder explicar as atividades ou pedir algo para elas durante o seu trabalho.

Intercâmbio Study and work: estudo + trabalho

Você verá que o principal benefício de estudar e trabalhar no exterior é o fato de poder aliar aprendizado com retorno financeiro. Esse tipo de viagem pode lhe ajudar a pagar, inclusive, o próprio intercâmbio. Para combinar as duas atividades e melhorar seu currículo, é preciso escolher a escola e o curso que você deseja fazer. Algumas escolas podem ajudar nessa missão, mas os gastos com passaporte, visto de trabalho, passagens e seguro viagem vão ficar por sua conta. Geralmente, é obrigatório que o intercambista tenha mais de 18 anos. Já a duração desse tipo de programa vai depender do que cada país exige.

A Austrália e a Nova Zelândia são ótimas opções para quem busca essa combinação de estudos e trabalho no exterior. Qualquer aluno com mais de 14 semanas de curso pode trabalhar nesses países com o visto de estudante. A Irlanda também pode ser um bom destino. Quando chegar ao país, você pode pedir permissão de trabalho. A exigência é que esteja matriculado em um curso de 25 semanas. Com isso, você terá permissão de trabalho por 20 horas por semana durante suas aulas.

Clique e ganhe 20% desconto na matrícula do curso de inglês!

Volunteer Program: intercâmbio + voluntariado social

Juntar o estudo do idioma com um trabalho voluntário é indicado para pessoas que querem ajudar o próximo e ainda melhorar o currículo com uma atividade diferente e importante para a carreira profissional. Existem muitas possibilidades para isso: desde ajudar crianças e idosos até participar de projetos de sustentabilidade com ONGs e organizações que realizam trabalhos sociais. Os países mais indicados para fazer esse tipo de intercâmbio são África do Sul e China. Nesses países, é possível praticar inglês ou mandarim, por exemplo, durante seu trabalho social. 

Esse tipo de atividade é indicada para quem já tem um nível intermediário ou avançado do idioma, pois será necessário interagir com as pessoas que você irá ajudar. É também um programa que costuma ser facilitado para quem já é formado em uma profissão, mas isso não é uma exigência. 

Intercâmbio com foco profissional

Aliar o estudo do idioma com uma especialização profissional é uma ótima opção para pessoas que possuem entre 20 e 30 anos. Esse tipo de intercâmbio pode ser útil para quem já se formou na faculdade, mas nunca teve tempo ou dinheiro de fazer uma viagem de estudos. 

Mais maduros e com mais experiência, esses intercambistas vão se aprofundar no idioma e também melhorar sua experiência profissional com uma especialização no exterior. Depois da fluência no inglês, esse tipo de atividade aparece entre as mais pedidas por empresas com vagas de trabalho para cargos nível sênior.  Se a instituição em que você almeja estudar exigir certificado de proficiência TOEIC, confira este artigo: TOEIC: saiba mais sobre o teste de proficiência e prepare-se.

Intercâmbio de férias

Que tal aproveitar suas férias e melhorar sua fluência? Os cursos de férias em inglês são uma ótima forma de se entreter e desenvolver o aprendizado do idioma. Geralmente, esse tipo de programa alia aulas pela manhã e atividades durante a tarde e noite. Além disso, é mais comum que os jovens desse programa tenham menos de 18 anos. Quem optar por esse tipo de combinação, poderá fazer parte de grupos com programações culturais, usufruir de projetos de arte, cinema e fotografia, ou até praticar algum esporte que ama.

Conclusão

O intercâmbio pode ser uma experiência ainda mais enriquecedora para aqueles que querem ir além do curso de idiomas. Aprender uma nova língua irá enriquecer o seu currículo, além de conhecer pessoas, locais e culturas diferentes. Porém, se essas aulas estiverem acompanhadas de outras atividades, será ainda melhor para aumentar sua competitividade no mercado e ampliar sua visão de mundo. Antes de viajar para outro país, prepare-se! As escolas Wizard oferecem vários cursos de idiomas para você que deseja aprender a falar outra língua, confira!

Você já fez um intercâmbio? Conte nos comentários qual tipo você escolheu!

Confira também

#POSTS MAIS LIDOS

#

TABELA DE VERBOS IRREGULARES EM INGLÊS

CONFIRA A TABELA DE VERBOS IRREGULARES DO INGLÊS MAIS USADOS AO FALAR O PASSADO DESSES VERBOS QUE NÃO SEGUEM UMA REGRA.

#

APELIDOS CARINHOSOS EM INGLÊS

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA “MY BOO”? CONFIRA ESSE E OUTROS TERMOS EM NOSSA LISTA!

#

DIAS DA SEMANA EM INGLÊS

OS DIAS DA SEMANA EM INGLÊS TÊM ALGUMAS CURIOSIDADES QUE VALE A PENA CONHECER, VAMOS APROFUNDAR UM POUCO?

#

AS FRASES EM INGLÊS MAIS USADAS NO NOSSO COTIDIANO

QUER ALGUMAS IDEIAS DE FRASES PARA TREINAR O INGLÊS EM CASA? CONFIRA O NOSSO POST!

#
# ver mais posts >

E-books Wizard

Dicas básicas de inglês

A Wizard preparou um e-book especialmente para você que vai viajar e precisa de em bom livro de bolso com expressões em inglês para te ajudar no seu dia a dia! Faça seu cadastro e baixe grátis seu e-book exclusivo da Wizard.

UNIDADE SELECIONADA SÃO JOÃO DA BOA VISTA

TROCAR UNIDADE

Unidade mais próxima de você

CURSOS RELACIONADOS

#

CURSO DE INGLÊS

#

CURSO DE FRANCÊS

#

CURSO DE ESPANHOL

DIGITE SEU E-MAIL E GANHE 4 AULAS!