• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade

Por Redação Wizard
10 de abril de 2019

Casa de família ou residência estudantil: qual escolher no intercâmbio?

Decidir por um intercâmbio implica em diversas outras escolhas diárias como alimentação, estudos, escola e transporte. Além dessas decisões, é preciso se decidir também pela sua moradia. Geralmente, as agências de intercâmbio oferecem dois tipos de lugares para morar enquanto você estiver viajando: casa de família ou residência estudantil. As duas opções são ótimas e agregam muito no aprendizado do inglês ou outro idioma escolhido, e também no crescimento pessoal. Porém, qual é a mais indicada para cada perfil? Saiba mais sobre os tipos de acomodação para intercambistas e escolha a que melhor se encaixa na sua personalidade.

Casa de Família (“Host Family”)

Alimentação incluída

A culinária local pode ser um desafio para alguns intercambistas, mas se você decidir ficar com uma família, terá as principais refeições inclusas no pacote. Provavelmente não será o famoso arroz e feijão brasileiro, mas aproveite a oportunidade para aprender truques da gastronomia estrangeira. A única regra é estar sempre presente nos horários em que todos costumam se sentar à mesa. Caso contrário, é possível que tenha que cozinhar, se sua host family autorizar o uso da cozinha.

A real rotina de uma família estrangeira

Em uma acomodação como essa, você irá experimentar exatamente o que é fazer parte de um núcleo familiar de outro país, por exemplo. Irá viver a experiência única de estar exatamente na realidade cultural de um povo que não é o seu. Essa vivência é muito enriquecedora para quem topa uma verdadeira imersão em outro estilo de vida.

Apoio e amizade

Sempre existe o medo de ir para um lugar em que não se conhece ninguém, mas vivendo em uma casa de família, você se torna parte do grupo de pessoas que irá lhe hospedar e a adaptação pode ser muito mais fácil. A rotina servirá para aproximar todos e seus anfitriões estarão ao seu lado para o que precisar.

24 horas falando o idioma

Geralmente, os pais e seus irmãos temporários não falam português. Isso fará com que você fique exposto 100% do tempo no idioma que está aprendendo. Assim, será mais fácil aprender uma segunda língua e você estará praticando mesmo fora do ambiente escolar. Outra parte boa é que não há motivo para vergonha quanto a pronúncia e erros comuns da língua: todos sabem que você está lá para aprender. Resumindo, é uma opção de acomodação ideal para quem tem pouco tempo para aprender o máximo possível.

Residência Estudantil

Mais liberdade

Ao morar em residência estudantil, você terá mais liberdade para controlar seus horários e fazer sua própria rotina, sem depender do horário de uma família local. Como ninguém estará lhe esperando em casa depois de um dia de estudos ou determinando regras para hábitos da casa, você poderá ficar tranquilo para fazer passeios mais longos.

Contato com pessoas do mundo todo

Na residência escolar, o contato com alunos estrangeiros do mundo todo é inevitável. Aproveite para conhecer os mais diversos tipos de pessoas e culturas. Seus amigos internacionais poderão lhe ensinar muito e você também poderá passar um pouquinho do Brasil para eles, sempre treinando a fala do idioma.

Amigos da sua idade

Enquanto nas casas de família você nem sempre poderá contar com pessoas da sua idade, as residências estudantis estão cheias delas. Dessa forma, fica mais fácil de trocar experiências sobre o curso e até mesmo programar encontros e passeios turísticos em grupo para que todos possam se conhecer melhor.

Aprendizado de outros idiomas

Como você terá contato com os mais diversos tipos de pessoas e nacionalidades, também poderá praticar o segundo idioma em conversas mais informais fora da sala de aula. Além disso, outros idiomas como espanhol, francês e italiano podem ser comuns entre os colegas e você pode aproveitar para conhecer pelo menos o básico das palavras mais faladas de cada língua, além do inglês.

Conclusão

Independente da acomodação que escolher, saiba que a experiência de uma viagem de intercâmbio é transformadora por si só. Estudar inglês e qualquer outro idioma no país em que a língua é nativa tem seus benefícios, e quando combinado com cursos de idiomas como os oferecidos pela Wizard, pode trazer a fluência em menos tempo do que se espera. Aproveite para testar o seu inglês e descubra se você está pronto para viver essa aventura.

Confira também

Tags:

viagem

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Viagem

10 cidades com poucos brasileiros para aprender inglês

15 de abril de 2024

Descubra dez cidades com poucos brasileiros que oferecem uma oportunidade de mergulhar no inglês enquanto explora o desconhecido e se encanta com o novo.

 

O que achou da postagem?

1 Comentário

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

1 Comentário

  1. JANETE EVANGELISTA:
    6 de fevereiro de 2020 às 20:04

    Está semana recebi um convite para fazer intercâmbio de 3 meses. Para pessoas com mais de 45anos para fazer intercâmbio de idiomas e possibilidade de trabalharem Dubai eou Austrália. Comprando o curso. Já sou aluna da Wizard. Seria ótimo Sea Wizard investir nessa turma acima dos 45anos em q a maioria deseja fazer curso na prática em outro país em períodos curtos de3,6,12meses c possíbilidade de trabalho. Eu mesma mto me interessa vc