• Contraste
  • Texto

Por Redação Wizard
16 de outubro de 2019

Mesmo tendo o português como língua materna, não dominamos todo o seu vocabulário e costumamos errar algumas palavras. Mas para te ajudar a evitar esses deslizes, a Wizard reuniu na lista abaixo algumas palavras que costumam ser faladas do jeito errado. Veja aqui: Palavras que quase todo mundo erra: Asterístico A palavra correta é asterisco. […]

Mesmo tendo o português como língua materna, não dominamos todo o seu vocabulário e costumamos errar algumas palavras. Mas para te ajudar a evitar esses deslizes, a Wizard reuniu na lista abaixo algumas palavras que costumam ser faladas do jeito errado. Veja aqui:

Palavras que quase todo mundo erra:

Asterístico

A palavra correta é asterisco. Ela vem do grego e significa “estrelinha” ou “pequeno astro”, e seu sufixo -isco indica o diminutivo de algo. Por exemplo, “chuvisco” usamos para falar quando há pouca chuva, certo? Se você não diz “chuvístico”, por que dirá “asterístico”?

Degladiar

O certo é digladiar e é uma palavra com origem no latim digladiari, por isso deve ser escrita com i e não com e.

Escrevido

A palavra escrevido caiu em desuso, fazendo com que “escrito” passasse a ser considerada correta.

Esteje

Esteja é a forma correta de se escrever, sendo a conjugação do verbo “estar” no presente do subjuntivo da primeira ou terceira pessoa do singular, ou na terceira pessoa do singular na forma imperativa.

Menas

A palavra “menas” não existe na língua portuguesa apenas a palavra “menos”.

Seje

A palavra “seja” é a conjugação correta do verbo “ser” no presente do subjuntivo, na primeira ou na terceira pessoa do singular.

Vasculhante

“Vasculhante” não existe! E basculante está correto, pois pode ser um adjetivo ou substantivo. Por exemplo, caso algo se movimente girando sobre um eixo horizontal, baixando uma extremidade enquanto levanta a outra, poderá receber o adjetivo “basculante”.

E aí, você já falou errado alguma dessas palavras? Conta pra gente nos comentários!

Seja bilíngue!

Confie em quem é comprometido com o seu aprendizado e quer ver você vencer. Se você ainda não desistiu e quer se desafiar com um novo idioma, clique aqui e mergulhe na experiência Wizard. A gente acredita em você!

Tags:

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

Você sabe o que é K-pop?

30 de março de 2021

Vamos conhecer um pouco mais sobre um estilo musical que ganha cada vez mais força no mundo. Prepare-se para saber mais sobre o K-pop.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/