• Contraste
  • Texto
Olimpíadas de Inverno

Por Redação Wizard
20 de janeiro de 2022

Conheça mais sobre as Olimpíadas de Inverno e quais modalidades pode esperar em Pequim 2022.

Entre todas as expectativas que 2022 nos reserva depois de dois anos difíceis para o mundo, sem dúvidas, a realização das Olimpíadas de Inverno em Pequim se destaca como um marco de um novo recomeço.  

E, claro, estamos ansiosos para assistir, acompanhar e torcer pelos nossos atletas prediletos e de vislumbrar aquelas paisagens maravilhosas entre montanhas, neve e muita adrenalina.  

Mas será que você está por dentro de todas essas modalidades de esportes de inverno e, melhor, será que conhece todos os nomes originais em inglês? Então, que tal começar os treinos agora mesmo e já chegar sabendo tudo e mais um pouco sobre as Olimpíadas de Inverno 2022?  

Bora começar!  

Antes de tudo, qual a origem das Olimpíadas de Inverno?  

Assim como os demais jogos olímpicos realizados de 4 em 4 anos em algum país escolhido pelo comitê olímpico, as Olimpíadas de Inverno também possuem seus organizadores específicos.  

E isso teve início quase lá no começo do século passado, mais exatamente após o final da Primeira Guerra, em 1920.  

Bom, naquela época, o mundo – principalmente a Europa – ainda reunia forças para recuperar os prejuízos e impactos deixados pelos anos de batalha e, obviamente, o esporte era um desses motivadores pela recuperação do espírito de paz no continente.  

Assim, a primeira Olimpíada pós-guerra ocorreu naquele ano na Antuérpia, extremo leste da Bélgica, mas contando com poucas modalidades de esporte. Para se ter ideia, as apresentações se limitaram ao hóquei no gelo e à patinação artística.  

Aos poucos, o COI (Comitê Olímpico Internacional) decidiu criar, ao lado dos jogos oficiais, uma semana dedicada aos esportes de inverno, que deveria ser realizada no mesmo país sede e com a intenção de atrair mais atletas e de diferentes nacionalidades.  

O sucesso foi certo e, a partir de uma edição na França, em 1924, que contou com mais de 250 atletas na época, o COI decidiu finalmente transformar essa “semana de jogos” em uma competição oficial e internacional, dando origem assim às Olimpíadas de Inverno.  

Hoje, o evento ocorre a cada 4 anos, sempre dois anos depois dos Jogos Olímpicos de verão.  

E quais modalidades podemos esperar para os jogos de Pequim 2022?  

Bom, como bem destacamos lá no início, os jogos olímpicos de Pequim 2022 têm um “quê” a mais em comparação com edições anteriores.  

Isso porque as próximas olimpíadas de inverno serão realizadas logo após a maior pandemia de toda a história do mundo e justamente no país onde tudo começou.  

Ou seja, mais do que uma cerimônia e espetáculo esportivo, Pequim 2022 representa um marco histórico para o mundo e a prova – mais uma vez – de como o esporte é um motivador imbatível para novos recomeços e superações.  

E com tudo isso se concretizando na prática, as próximas Olimpíadas de Inverno devem nos proporcionar atrações incríveis entre as principais modalidades de esporte, tais como:  

Alpine Skiing  

Sim! Descer montanhas enormes, realizar manobras incríveis e bater novos recordes de saltos e velocidades é, sem dúvidas, atração certa para os amantes das Olimpíadas de Inverno.  

O alpine skiing, ou simplesmente esqui no português, é uma dessas modalidades de esportes já garantidas no evento e, talvez, conte com a participação do brasileiro Michel Macedo, caso consiga a colocação exigida.  

Biathlon  

Entre as modalidades de esporte de inverno, sem dúvidas, o biatlhon, ou biatlo em português, é daqueles que mais chamam a atenção pela sua dinâmica e precisão.  

Primeiro por praticamente ser desconhecido no Brasil e, segundo, pela preparação física que seus atletas dispõem durante as provas.  

Na prática, o esporte é uma mistura de esqui e tiro, tendo países europeus como a França, Noruega e Finlândia como seus favoritos a medalhas.  

Curling  

Outra modalidade incrível de esporte de inverno e que certamente terá muitos brasileiros assistindo na edição de Pequim 2022 é o curling.  

Se você não está associando o esporte ao nome, com certeza vai se lembrar quando explicarmos melhor a sua dinâmica.  

Trata-se de um esporte praticado em pistas de gelo, onde o atleta deve lançar uma peça de granito até o mais próximo possível do alvo, enquanto seus colegas de equipe esfregam o chão para controlar a velocidade dela. Lembrou agora?  

Bom, além de ser um jogo incrível, há também atletas brasileiros concorrendo à vaga para competir!  

Skeleton  

Essa modalidade de esporte de inverno é bem recente e foi incluída oficialmente nas Olimpíadas a partir de 2002. Ou seja, 20 anos só até a próxima edição!  

Mas apesar de ser um dos jogos “caçulas” da competição, o Brasil também pode ter uma representante de peso para concorrer a uma medalha. O nome dela é Nicole Silveira e ela já demonstrou todo seu potencial em outros campeonatos.  

Bom, e para quem não está ligado no que se trata o skeleton, o esporte utiliza pistas de gelo de onde o atleta precisa descer a toda velocidade sobre uma espécie de prancha especial.  

Speed skating  

Na tradução para o português, o speed skating seria o que chamamos de patinação de velocidade. E como o próprio nome sugere, trata-se de uma corrida sobre uma pista de gelo, com diversos atletas ao mesmo tempo.  

E mais uma vez podemos torcer por um atleta brasileiro nas Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022. O nome dessa vez é Larissa Paes, que também disputa por sua vaga nos jogos dessa edição.  

Luge  

Até a edição de 1964, o luge não passava de uma atividade de diversão muito comum no período frio de países europeus.  

Porém, a partir desta data, se tornou esporte oficial das Olimpíadas de Inverno e, claro, estará presente também nos jogos de Pequim 2022.  

Na prática, o atleta desce pistas de gelo em um trenó individual, que deve ser conduzido na máxima velocidade para se ganhar pontuação.  

Em resumo, essas são apenas algumas das principais modalidades de esporte presentes nas Olimpíadas de Inverno. E como bem vimos, além de conhecer os nomes desses jogos em inglês, podemos esperar algumas surpresas para 2022, incluindo a possibilidade de medalhas brasileiras.  

Curtiu? Quer saber mais curiosidades sobre o mundo dos esportes e, claro, praticar o seu inglês? Então, corre aqui e baixe um e-book completo sobre as mais variadas modalidades esportivas no idioma. Boa leitura! 

Tags:

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

7 personagens clássicos da literatura inglesa

02 de maio de 2022

Conheça alguns dos principais personagens da literatura inglesa e suas curiosidades e histórias.

Cultura

8 games para aprender inglês jogando

29 de abril de 2022

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/