• Contraste
  • Texto
Mulher oriental de óculos e blusa verde olhando a tela de um notebook e fazendo anotações

Por Redação Wizard
15 de outubro de 2020

Veja porque franquia barata não quer dizer franquia lucrativa e descubra como encontrar uma franquia com potencial real de lucratividade atrativa.

De forma geral, as franquias são modelos de negócio com taxa de sucesso maior do que as empresas iniciantes. Entretanto, como em todo o mercado, há opções de investimento mais seguras e rentáveis do que outras.

Com isso, nem sempre, uma franquia barata será uma franquia lucrativa. Entenda o porquê e veja como evitar armadilhas nesse investimento.

Por que a franquia barata pode não ser uma franquia lucrativa?

Embora a compra de uma franquia possa trazer um atrativo retorno sobre o investimento, nem sempre é esse o caso. Veja alguns exemplos que mostram porque uma franquia barata pode não ser a opção mais rentável e segura para seu investimento:

  • Hoje, há marcas que viram franqueadoras com apenas seis meses de mercado. Isso quer dizer que elas estão oferecendo um modelo de negócio ainda não amadurecido, testado e comprovado, o que eleva os riscos e pode representar custos não previstos e lucratividade aquém do esperado;

  • Franquia de baixo custo, geralmente, também representa um potencial menor de retorno;

  • O investidor terá de se envolver mais ativamente com a captação de clientes e a operação do negócio, o que dificultará uma boa gestão de seus demais ativos e, portanto, poderá reduzir a lucratividade de sua carteira de investimentos;

  • A franquia barata tende a não ser tão reconhecida entre o público, o que dificulta a competição com marcas fortes do mesmo setor – o que se traduz em problemas para alcançar a lucratividade e o market share desejados;

  • Uma franquia barata dificilmente oferece ao franqueado sistemas, processos, programas de treinamento, campanhas de marketing, acesso a fornecedores com valores homologados e suporte de negócios. Isso eleva riscos e, potencialmente, representa mais dificuldades para sucesso e lucratividade da operação.

Como encontrar uma franquia com real potencial de lucratividade?

  • Cheque o histórico da franqueadora: ela tem experiência de mercado? Uma boa reputação? Como é a rotatividade de franqueados? Como é sua taxa de crescimento? Há processos correndo na justiça contra a empresa?

  • Converse com franqueados e ex-franqueados: eles poderão confirmar se, na prática, a franqueadora cumpre o que promete, se as projeções de lucro são viáveis, se não há custos embutidos e não esclarecidos, etc.

  • Verifique o suporte oferecido e a transferência de know-how: para você não acabar se tornando apenas um “vendedor terceirizado” da marca, verifique se realmente ocorre uma transferência de know-how, se a franqueadora oferece suporte constante e treinamentos para preparar seus franqueados para gerenciarem unidades de franquia lucrativa e bem-sucedida.

  • Confira se a franqueadora é associada à ABF: além de ser associada, veja se ela possui o selo de excelência da entidade. Isso ajudará na escolha de uma marca realmente comprometida com o sucesso do franqueado, com desempenho comprovado e forte em seu mercado.

Conclusão

Se você está em busca de uma franquia lucrativa, com modelo de negócio comprovado, reconhecida e valorizada no mercado e com ótima relação custo-benefício, conheça a franquia de educação Wizard by Pearson e entre para essa rede de sucesso.

Confira + dicas de franquias da Wizard:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard



    Ver política de privacidade.

    (*)Campos obrigatórios

    Mais artigos do Blog Wizard

    Franquias

    Vantagem competitiva em franquias: saiba quais são

    11 de maio de 2022

    Descubra o que é vantagem competitiva e saiba quais podem ser trabalhadas nas franquias para obter sucesso nos negócios.

     

    O que achou da postagem?

    0 Comentários

    Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

    *Declaro ter mais de 12 anos.

    Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


    (*)Campos obrigatórios

    0 Comentários

    Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/