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um homem de negócios carregando uma mala no aeroporto

Por Redação Wizard
04 de janeiro de 2023

Franquia no exterior: o que é preciso saber

A franquia no exterior é um movimento cada vez mais comum no universo de franchising. Levar uma rede para outro país é pensar em aumento na escala de produção. E em muitos outros benefícios derivados dessa expansão.

Em 2021, o número de marcas presentes no exterior aumentou em 12% em relação a 2020.  Novos países também passaram a contar com o franchising brasileiro, passando de 106 para 114. A expansão ocorre por meio de:

  • Unidades próprias;
  • Franqueadas;
  • Master franqueadas;
  • Desenvolvedor de área;
  • Exportação ou
  • Joint ventures (empreendimento conjunto).
seja-um-franqueado

Os dados são da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Segundo a entidade, em 2021, 183 marcas brasileiras marcaram presença no exterior. Ou seja, 20 marcas a mais que no ano de 2020.

Os Estados Unidos lideram a lista com 69 franquias brasileiras; Portugal com 51 e Paraguai com 44 franquias em atuação. De acordo com a ABF, houve um crescimento de 12%.

A expansão internacional da Wizard

A Wizard by Pearson, que recebeu o Certificado de Franquia Internacional ABF, vem consolidando seu plano de expansão internacional.

É um exemplo entre tantas que também representam solidez e robustez de um modelo de negócios vitorioso como rede de ensino, com foco em inovação, eficácia e propósito.

A instituição de ensino possui 7 franquias no exterior, sendo uma nos Estados Unidos, uma na Costa Rica, cinco no Paraguai e quatro no Japão.

A Wizard oferece cursos de oito idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, japonês, chinês e português para estrangeiros.

Investir numa franquia de idiomas é entregar uma solução para públicos de todo o mundo. Estudar uma nova língua é uma demanda que não para de crescer, independentemente do local.

Afinal, as pessoas buscam saber pelo menos uma língua estrangeira, além da nativa, para se qualificar mais e valorizar sua carreira profissional.

Vantagens de ter uma franquia no exterior

A internacionalização é desejo de uma parcela relevante de empreendedores. Veja as principais vantagens ao mapear ou desbravar novos mercados no exterior com sua rede de franquia:

  • Oportunidade de explorar novos mercados com elevado potencial de crescimento;
  • Aproveitamento da capacidade ociosa na empresa;
  • Aperfeiçoamento dos processos produtivos, industriais e comerciais;
  • Redução da dependência das vendas internas;
  • Potencial para desenvolver produtos mais competitivos;
  • Aumento da capacidade inovadora e acesso a novas tecnologias;
  • Mais oportunidades de desenvolvimento da equipe;
  • Aumento da produtividade e da lucratividade.

Dicas para ter uma franquia no exterior

Ficou animado para investir em uma franquia fora do país? Confira algumas recomendações:

  • Primeiramente, verifique se sua franquia pode ser internacionalizada. Depois, é preciso adquirir conhecimento sólido sobre o mercado para onde quer se estabelecer;
  • Pesquise sobre os hábitos de consumo da população do país escolhido,  principalmente do público-alvo que sua empresa quer conquistar;
  • Procure saber se o mercado internacional tem capacidade para receber suas unidades;
  • Leve em conta o custo das operações, nível de prosperidade econômica, taxas cambiais, legislação, etc;
  • Lembre que antes de internacionalizar é preciso ter uma base robusta estabelecida no Brasil;
  • Faça um estudo detalhado para o plano de expansão, contando com o auxílio de profissionais e consultores especializados;
  • Busque, ainda, informações com outros franqueadores que expandiram seus negócios;
  • Defina um orçamento preliminar detalhando o quanto está disposto a investir. Avalie também o capital humano e tecnológico necessário para abrir sua franquia no exterior;
  • Planeje antes de se estruturar. Questione sobre a quantidade e a localização das unidades. Isso porque o negócio poderá ter prejuízo, caso não haja demanda que justifique a implantação da unidade em uma determinada região;
  • Estabeleça metas claras ao expandir uma rede;
  • Defina posicionamento de mercado e da marca, perfil do público-alvo, metas financeiras e de volume de vendas;
  • Identifique nichos e faça uma análise da concorrência. Veja em quais mercados a rede está qualificada para operar e quais as suas vantagens perante a concorrência. Tente responder a seguinte pergunta: por que as pessoas optariam pela sua franquia?
  • Ajuste sua franquia à legislação local. A formatação e a modelagem da franquia precisam estar ajustadas de acordo com a legislação dos mercados-alvos, alinhando-se também às diferenças culturais, econômicas, sociais, políticas, religiosas, além dos hábitos e costumes;
  • Regularize a documentação da franquia. A documentação da franquia deve estar acessível aos franqueados dos países aos quais ela está se expandindo. Os manuais precisam ser traduzidos para garantir que a equipe de funcionários possa usá-los sempre que precisar;
  • Contrate e capacite trabalhadores locais. É muito mais fácil e barato contratar e capacitar para sua franquia uma equipe do país em que será implantada a franquia.

Pontos de atenção ao abrir uma franquia no exterior

Ter uma franquia no exterior é um negócio viável e promissor. Mas sempre há pontos de atenção que podem levar ao sucesso mais rapidamente e com menos riscos. Por isso, o estudo de mercado antes da internacionalização de sua franquia é tão crucial.

Informe-se sobre o mercado que deseja se instalar. Conheça, portanto, quem são potencialmente seus consumidores e sua concorrência. Verifique os aspectos legais, os procedimentos de importação, entre outros fatores pertinentes.

Faça um diagnóstico do mercado a ser explorado, para saber quais são os recursos necessários para a franquia, bem como quais os problemas que eventualmente terá de enfrentar em um primeiro momento.

Fique atento, também, à escolha das parcerias de negócio. Faça uma busca cuidadosa e antecipada dos agentes e distribuidores que vão trabalhar no seu processo de internacionalização.

Defina um plano de ação com todas as prioridades a serem executadas em seu projeto de expansão. E, por fim, é fundamental que você saiba inglês ou o idioma do país selecionado para internacionalizar sua franquia.

Saiba mais sobre o Certificado Internacional de Franquias recebido pela Wizard Pearson.

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