• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
Mão de uma mulher pegando um cubo de madeira . com alguns outros ao redor. No cubo tem um desenho de loja, simbolizando franquias

Por Redação Wizard
12 de março de 2020

Nova franquia: por que investir no mesmo setor?

Quer ampliar os negócios? Que tal apostar em uma nova franquia do mesmo setor? Esse investimento pode escalar seus lucros de maneira consistente.

A abertura de uma nova franquia traz diversos benefícios para o empreendedor e pode representar um aumento considerável nos lucros. Quando se trata do mesmo setor, esse ganho é aliado à experiência e conhecimento acumulado, criando as condições necessárias para uma gestão ainda mais eficiente.

Por isso, investir em uma segunda ou terceira loja da mesma marca pode representar uma vantagem significativa para o empreendedor.

Quer entender melhor quais são os benefícios de abrir uma nova franquia no mesmo setor? Então, continue a leitura!

Quais são as vantagens de investir em uma nova franquia?

Quando um empreendedor decide ser um multifranqueado, podem surgir algumas dúvidas entre diversificar o nicho de atuação ou manter-se no mesmo setor e expandir os negócios.

Embora a diversificação seja uma estratégia interessante para blindar o empresário contra uma crise no ramo, vale a pena abrir franquias novas da mesma marca. Citamos aqui algumas das vantagens.

Aumento de renda e de lucratividade

As franqueadoras dão preferência para a venda de unidades aos empresários que já possuem um histórico de sucesso com uma unidade da marca. Por já conhecer os pormenores do negócio, esse empreendedor consegue ampliar a sua renda e lucratividade, pela aquisição de novos clientes possibilitada com a nova loja e por saber como administrar a franquia com sucesso.

Ganhos de relacionamento

Um empreendedor que aposta em uma nova franquia do mesmo setor consegue condições melhores de negociação com proprietários e outros responsáveis pela locação de espaço.

Esse empresário possui dados concretos para demonstrar o sucesso da sua administração e como pode até mesmo atrair novos públicos para o ponto comercial.

Outro detalhe importante é a negociação com os fornecedores. Ao adquirir uma nova unidade da mesma franquia, o empresário obtém condições melhores de pagamento, já que as compras são em volume maior.

Gestão facilitada

Por já conhecer o funcionamento da marca, o empresário consegue conduzir com mais eficiência os diversos processos e a prestação de contas, além de ganhar um tempo precioso sem precisar estudar as diretrizes de uma franquia diferente.

Essa experiência acumulada facilita a administração e permite que o negócio seja escalado mais facilmente.

Conhecimento de mercado

Uma boa administração não depende apenas do conhecimento dos detalhes da nova franquia em si. É importante saber lidar com os contratempos que o mercado oferece, assim como desenvolver estratégias para driblar a concorrência.

A experiência adquirida em outra franquia do mesmo setor traz essa segurança e oferece um terreno fértil para o empresário se desenvolver e aumentar seus lucros. A partir dessa experiência, ele consegue entender melhor as necessidades do público-alvo e oferecer um serviço de mais qualidade.

Claro que essas demandas podem variar de acordo com a região, mas geralmente as necessidades de pessoas que procuram uma prestação de serviço são similares em alguns pontos.

Homem empresário sentado numa mesa com computador e livros enquanto o olha o celular que está em sua mão, demonstrando que está trabalhando.

Suporte diferenciado

Por lidar com mais unidades da franquia, esse empreendedor consegue um suporte ao franqueado mais cuidadoso e capaz de oferecer o que é preciso para uma gestão precisa e bem sucedida.

Com a abertura de uma nova franquia, o empresário deixa de atuar tanto no operacional e começa a trabalhar de maneira mais estratégica.

A partir do momento em que alcança esse patamar, a franqueadora também passa a fornecer materiais com esse enfoque e consegue dar uma ajuda mais especializada.

Centralização do backoffice

Com a abertura de uma nova franquia, a administração dos negócios pode ser centralizada em um só lugar, reunindo contabilidade, financeiro, RH, entre outras atividades relacionadas à gestão de uma empresa.

Com franquias da mesma marca essa administração é facilitada, permitindo ao empresário não só uma redução de custos em equipe, como uma visão muito mais ampla de todo o negócio.

Cases de sucesso na abertura de nova franquia

Encontramos no mercado diversos cases de sucesso de empresários que decidiram apostar em uma nova franquia do mesmo setor e alcançaram excelentes resultados.

Vamos citar alguns para que você possa se inspirar e realmente investir em multifranquias de um único nicho de atuação.

A multi-empresária de escola de idiomas

Tieko Koyama trabalha há duas décadas com a mesma franqueadora do segmento de escola de idiomas. Ao longo desse período, a fidelidade ao nicho de educação e o investimento na mesma marca escolhida para abrir sua primeira franquia converteu-se em seu crescimento como empresária.

Ela administra 14 unidades e sete centros de idiomas dentro de colégios distribuídos por São Paulo, Guarulhos e Campinas em parceria com mais oito sócios.

Ao refletir sobre os bons resultados atingidos, ela atribui o sucesso ao trabalho em parceria com uma marca consolidada. “A marca é atualmente reconhecida e respeitada, o que facilita a expansão. São 20 anos de uma grande parceria com a franqueadora, muita dedicação, trabalho e realizações”.

A ex-aluna que virou multifranqueada

Uleima Domingues pôde experienciar todo o método pedagógico da Wizard – ela foi aluna do curso de inglês da rede. Ciente da qualidade do curso, professores e material didático, decidiu investir na franquia.

O sucesso da primeira unidade foi tão consistente que lhe deu segurança para abrir mais outras quatro unidades.

Hoje ela administra cinco unidades em cinco cidades diferentes: Birigui, Araçatuba, Penápolis, Lins e São José do Rio Preto.

Embora tenha que cuidar de diversas escolas, Uleima consegue gerenciar bem o tempo e ter espaço para fazer as atividades que gosta, além da segurança financeira que o negócio proporciona.

Conclusão

Neste artigo apresentamos como o investimento em uma nova franquia da mesma marca ou setor pode ser extremamente positivo e ampliar consideravelmente os lucros do empresário, de maneira mais simples do que se ele tivesse que se desdobrar entre dois, três ou até mais negócios totalmente diferentes. Vale a pena considerar esses pontos na hora de tomar a decisão de expandir os seus investimentos.

Falar inglês é uma necessidade de todos no mercado de trabalho e ter uma unidade de uma marca respeitada pode ser uma excelente maneira de atender a essa demanda e obter excelentes lucros. Por isso, abrir uma nova franquia da mesma marca pode expandir muito o seu faturamento.

Se você tem dúvidas se vale a pena apostar em mais uma unidade, confira o artigo que mostra que é possível ser um multifranqueado de sucesso.

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Franquias

Mercado de educação: crescimento em tempos de crise

08 de maio de 2024

Mercado de educação: potencial para investimento

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários