• Contraste
  • Texto

Por Redação Wizard
16 de outubro de 2019

Você sabe o que é o April Fool’s Day? É o nosso “Dia da mentira” aqui no Brasil, comemorado no primeiro dia do mês de abril e conhecido por ser a oportunidade perfeita para fazer uma brincadeirinha ou passar um trote nos amigos. A Wizard traz para você um pouco da história dessa celebração e […]

Você sabe o que é o April Fool’s Day? É o nosso “Dia da mentira” aqui no Brasil, comemorado no primeiro dia do mês de abril e conhecido por ser a oportunidade perfeita para fazer uma brincadeirinha ou passar um trote nos amigos. A Wizard traz para você um pouco da história dessa celebração e suas peculiaridades.

Como a data surgiu?

Como surgiu

Assim como muitas tradições centenárias, que com o passar dos anos vão tendo sua origem questionada, essa também é uma história com início duvidoso. De todas as teorias sobre o motivo do dia primeiro de abril ser o dia da mentira, a mais popular está ligada à transição do calendário juliano para o gregoriano.

Segundo alguns historiadores, tudo aconteceu na França em 1582, com a instauração do calendário gregoriano em substituição ao juliano, o que fez com que as pessoas ficassem confusas, além de muitas nem terem sido informadas da novidade. Uma das mudanças aplicadas foi em relação ao primeiro dia do ano, que deixou de ser em abril e passou para janeiro.

Por não saberem ou não estarem acostumados, muitos continuavam comemorando o ano novo no início de abril e eram alvos de brincadeiras por parte daqueles que já sabiam da alteração. O trote mais comum era colar peixes de papel nas costas dos desinformados, os “poisson d’avril” (peixe de abril), como eram chamados, que simbolizavam um animal facilmente capturado, ou seja, uma pessoa ingênua.   

Embora essa seja a teoria mais aceita, também existe a possibilidade do dia ter relação com o antigo festival romano Hilaria, que levava pessoas fantasiadas às ruas no final do mês de março. Também há a teoria de que o dia pode ser vinculado ao equinócio da primavera e às enganações da mãe natureza no que diz respeito ao clima. Seja qual for a real origem, o fato é que, no século XVIII, a tradição se espalhou pela Grã-Bretanha e foi sendo disseminada pelo mundo.

April Fool’s Day no mundo

Pegadinhas no mundo

A data é celebrada por diversos países ao redor do mundo, mas em cada um, ela recebe um nome diferente. Nos Estados Unidos, você poderá participar das brincadeiras do “April Fool’s Day”, que significa dia dos bobos de abril. No Brasil, é mais conhecida como “Dia da Mentira”, mas também é comum ouvir referências à comemoração sendo apenas “primeiro de abril”.

Em terras espanholas, você ouvirá a expressão “Día dos Enganos”, como dia do engano ou mentira, enquanto para os alemães, a celebração é chamada de “Aprilscherz”, para referir-se ao dia de brincadeiras e piadas. Já na França, mesmo depois de tantos anos, permanece o nome “Poisson d’Avril”, que significa peixe de abril, mesma referência usada na Itália, que o intitula “Pesce d'aprile”.

Notícias de April Fool’s Day

EUA

Em 1998, um trote dos alunos do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) repercutiu na imprensa por meio de um comunicado informando que a universidade tinha sido vendida à Disney por quase 7 bilhões de dólares. Para que parecesse mais real ainda, a notícia trazia uma foto do prédio principal do MIT com orelhas do Mickey.

Inglaterra

Já imaginou o tradicional Big Ben substituído por um painel digital? Pois é, os ingleses jamais tinham pensado nessa possibilidade até a rádio BBC anunciar que os ponteiros do monumento seriam trocados por um painel eletrônico e que as hastes seriam dadas ao primeiro ouvinte que telefonasse para a rádio. O primeiro a ligar pelo prêmio foi um marinheiro japonês que estava em alto-mar.

França

Em 1986, os parisienses quase perderam seu principal ponto turístico para a Euro Disney, segundo o jornal Le Parisien. A falsa notícia dizia que a Torre Eiffel seria transferida para dar lugar a um estádio esportivo em um Olimpíada.

Brasil

Em 2015, a prefeitura da cidade de Hortolândia, em São Paulo, divulgou em sua rede social que havia encontrado a carruagem de Dom Pedro II. Segundo a postagem, o monarca teria abandonado o transporte após perder uma das rodas durante uma visita à cidade vizinha Campinas. Na verdade, a história era uma ação de marketing para incentivar as visitas ao Centro de Memória da cidade.

Estude na Wizard e junte-se à Nação Bilíngue

Se você quer ir mais longe e romper barreiras, aceite o desafio de aprender inglês e venha para a Wizard! Cadastre-se no site e ganhe 20% de desconto na matrícula. Aproveite essa chance!

Tags:

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

Vídeo: Como aprender inglês com séries

22 de julho de 2021

Na nova série de vídeos da Wizard, você vai aprender as melhores formas de praticar inglês, com dicas que vão desde como aprender inglês, games e músicas até como praticar o idioma com seu celular.

Idiomas

Vale a pena estudar inglês online?

21 de julho de 2021

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/