• Contraste
  • Texto
Família sentada no sofá assistindo a filmes em inglês

Por Redação Wizard
13 de maio de 2020

O envolvimento dos pais é muito importante para crianças que estão aprendendo inglês. Veja como assistir filmes no idioma, com os pequenos, pode ajudar.

O aprendizado de uma nova língua é muito importante para a formação da criança e será decisivo para o seu futuro. Por isso, é essencial que esse conhecimento seja assimilado da melhor forma possível, e assim permita a fluência.

Para que isso aconteça, o contato com a língua desde a infância pode ser fundamental e, além de matricular a criança em uma boa escola de idiomas, como a Wizkids, os pais podem ajudar muito nesse processo!

Muitos costumam dar apoio com o material didático e tarefas de casa, mas é comum surgirem dúvidas de como tornar o conteúdo interessante para os pequenos.

Uma ideia muito usada é a de assistir filmes com as crianças. Apesar de muitas vezes eles ainda não entenderem completamente todas as palavras estrangeiras, assistir a alguns filmes em inglês pode ajudar muito a assimilar um novo idioma desde cedo.

O inglês na infância

Nos primeiros anos da infância a criança atinge o pico da atividade cerebral. Esse é o momento de maior aprendizado na vida dela, e o número de conexões neuronais atinge seu máximo. Por isso, é a melhor hora para inserir aos poucos um novo idioma. Uma das melhores formas de fazer isso é transformando as atividades em parte da rotina, tornando a sonoridade familiar.

Na infância, o cérebro está aberto a novos sons e tem mais facilidade em atribuir sentido a eles. Assim, quando a criança estiver mais velha e precisar reproduzir esses sons, terá mais facilidade e fluidez. Inicialmente a criança é mais visual e qualquer imagem que a chame a atenção já é o suficiente. Ou seja, mesmo que ela não entenda nada do que está sendo dito, ao ver as imagens e ouvir os sons, ela já consegue atribuir significado sozinha a eles.

Crescer bilíngue

Quando a criança tem contato desde cedo com um novo idioma, a possibilidade de crescer bilíngue é muito maior. Isso porque o período de maior flexibilidade no raciocínio é da infância até a puberdade.

Além disso, ao estudar inglês antes de adquirir vícios de linguagem, a criança consegue se tornar um falante fluente, com o sotaque mais parecido com o de um nativo e sem dificuldades em fonemas que não fazem parte da língua portuguesa.

Uma menina em sala de aula infantil fazendo suas anotações em inglês

Como usar filmes como recurso

Especialmente para quem tem filhos pequenos, o filme por si só já é um auxílio no aprendizado, mas existem algumas técnicas que podem facilitar ainda mais.  O ideal é começar com animações em inglês! Por ser um tipo de filme direcionado a crianças, as falas normalmente são pausadas e os temas são simples e de vocabulário básico, facilitando bastante a compreensão.

Outra ideia é assistir o filme primeiro em português e depois novamente em inglês. Assim, algumas falas e situações são reconhecidas na segunda vez, permitindo associar palavras e conceitos. Se estiver um pouco difícil, você também pode dividir o filme em partes de 15 minutos aproximadamente e ir fazendo perguntas sobre a compreensão da criança.

Além de ela ter a possibilidade de conversar sobre o filme, você também consegue acompanhar melhor o nível de compreensão. Conforme a criança for crescendo e melhorando no idioma, os documentários sobre temas divertidos podem ser uma boa, já que em geral eles têm um único narrador com a preocupação de falar claramente e devagar.

Conclusão

É legal sempre pensar em formas novas de ajudar seu filho no inglês. Além dos filmes, música e desenhos também ajudam a aprender bastante. Trazer o idioma para a rotina da família pode fazer toda a diferença, então aproveite e veja algumas frases em inglês para praticar o idioma em casa com as crianças!

Não esqueça de deixar nos comentários qual filme em inglês seus filhos amam assistir!

Prepare seu filho para o mundo com a Wizkids!

Criada com o objetivo de levar um ensino exclusivo de inglês para as crianças em fase de desenvolvimento, a Wizkids une a garantia de formação completa da Wizard com uma nova forma de educação: utilizar a diversão como estratégia de aprendizado. Experiências inesquecíveis esperam pelo seu filho, matricule-o na Wizkids!

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

Infográfico: as unidades de medidas em inglês

14 de junho de 2021

Como falar a sua altura ou a distância de um lugar para outro em inglês? Saiba como são as medidas no idioma com este infográfico!

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/