• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
Crianças sorridentes se alongando

Por Redação Wizard
30 de janeiro de 2019

7 esportes perfeitos para as crianças

Não há segredos quando se fala da importância do exercício físico na vida das pessoas, principalmente durante as fases de desenvolvimento. Incorporar o esporte desde cedo é uma ótima oportunidade de permitir que as crianças desenvolvam aspectos essenciais não só para sua saúde, mas também para seu desenvolvimento social.

Conheça os esportes favoritos dos norte-americanos

Natação

Um dos esportes mais indicados para crianças é a natação, não só pela possibilidade de praticar esse esporte desde os primeiros meses de vida, mas também pelos enormes benefícios. É considerado um dos mais completos quando o assunto é desenvolvimento infantil. Os exercícios de natação combinam o desenvolvimento motor, físico, cardiorrespiratório e emocional.

Lutas

É importante conciliar atividades que estimulem diferentes áreas do crescimento infantil. Artes marciais, como judô, jiu-jitsu e karatê permitem que os pequenos aflorem o lado psicomotor.  Em um panorama geral, as lutas ajudam a desenvolver atenção, equilíbrio, coordenação, agilidade, entre outros aspectos essenciais para o crescimento das crianças.

Handebol

Os esportes coletivos são indicados principalmente para crianças que têm dificuldade de relacionamento ou são muito tímidas. Devido à elaboração de regras e à disposição do jogo, é indicado que o handebol comece a ser praticado a partir dos 8 anos de idade.

Esse esporte é uma ótima oportunidade de ajudar no desenvolvimento motor das crianças, além de influenciar no processo respiratório e proporcionar boas condições musculares. Também influencia no desenvolvimento cognitivo, uma vez que há uma exploração ativa de aspectos como trabalhar em equipe e tomada de decisões estratégicas.

Vôlei

Se engana quem pensa que vôlei é esporte de adulto. Apesar de ser indicado a partir dos 7 anos, ele é extremamente versátil. O primeiro ponto positivo é a interação entre diversas pessoas para conquistar os objetivos do jogo. Além disso, a coordenação motora é amplamente explorada através dos momentos de ação e reação, equilíbrio e concentração.

Futebol

Um dos esportes mais famosos, o futebol, também é ótimo durante a fase infantil. Os movimentos envolvidos nas partidas fazem com que o metabolismo e a saúde cardiorrespiratória melhorem. A capacidade de locomoção e a coordenação pelo domínio da bola favorecem o desenvolvimento das crianças.

Basquete

A recomendação para o basquete é que se inicie a prática a partir dos 6 anos. Um dos principais pontos positivos é a agilidade que estimula nos praticantes. Além disso, possui benefícios semelhantes ao futebol, como para a saúde cardiorrespiratória, coordenação e resistência física.

Dança

As diferentes modalidades de dança permitem que as crianças possam encontrar a que melhor combina com sua personalidade. Além de ser uma forma de inserção cultural, é também um esporte que ajuda os pequenos na coordenação motora, persistência, resistência física e até mesmo nas noções de espaço e localização.

Os esportes podem gerar benefícios inimagináveis na vida dos pequenos, como incorporar hábitos saudáveis, ajudar na socialização, trabalhar contra a obesidade infantil, entre diversos outros aspectos já citados.

Prepare seu filho para o mundo com a Wizkids!

Criada com o objetivo de levar um ensino exclusivo de inglês para as crianças em fase de desenvolvimento, a Wizkids une a garantia de formação completa da Wizard com uma nova forma de educação: utilizar a diversão como estratégia de aprendizado. Experiências inesquecíveis esperam pelo seu filho. Saiba mais sobre o curso de inglês para crianças Wizkids, o inglês que fica pra sempre!

Acompanhe o blog da Wizard e confira outros artigos sobre esportes:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Wizkids

Aprendendo os animais em inglês com o Little Wiz

13 de outubro de 2021

Aprendendo os animais em inglês com o Little Wiz

Wizkids

Any Malu da Cartoon & Turminha do Wizkids

22 de setembro de 2021

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários