Wizard - WizKids

QUAIS SÃO AS FASES DA INFÂNCIA E COMO ESTIMULAR O APRENDIZADO NELAS

QUAIS SÃO AS FASES DA INFÂNCIA E COMO ESTIMULAR O APRENDIZADO NELAS

A separação do desenvolvimento infantil em fases foi proposta por Jean Piaget, um dos grandes nomes do século XX, que estudou as relações entre a Educação e a Psicologia. Essa divisão é nada mais que uma maneira de se entender melhor o crescimento humano e suas particularidades. É essencial ver os períodos como uma evolução que traz ganhos físicos e psicológicos, preparando os jovens para a vida adulta. Confira quais são esses estágios e como você pode incentivar o aprendizado ao conhecer mais sobre cada um deles.

0 a 2 anos – Estágio sensório-motor

É a chegada da criança ao mundo, o primeiro contato com os sons, as cores, os cheiros e as sensações. Tudo é aprendizado para os pequenos. Os recém-nascidos são curiosos e imitam o que as pessoas fazem, buscando compreender as coisas que os cercam.

Essa fase tem um intenso desenvolvimento motor, em que o bebê aprende a controlar seus movimentos e não mais agir só por reflexo. O andar é a principal evolução nesse processo.

Ofereça brinquedos e atividades que aproveitem essa curiosidade e façam a criança manusear objetos. Construir pequenas casinhas de brinquedo e bonequinhos de massinha são coisas que podem ajudar muito nessa fase.

2 a 7 anos – Estágio pré-operatório ou simbólico

Nesse momento a criança aprende a falar, um marco importante para o desenvolvimento das relações interpessoais. O desenvolvimento da comunicação combina muito bem com sua curiosidade, o que a faz buscar constantemente pelos “porquês” das coisas que vê ou estuda.

Há um certo “egocentrismo” da criança nessa fase. Sua percepção do mundo é baseada apenas em si mesma. Algo fora disso é inconcebível para ela.

É também a fase do “faz de conta”. A criança gosta de brincar bastante com a imaginação, ouvir histórias e dar outros significados para objetos, como por exemplo, transformar o cabo de vassoura em um cavalinho.

Nessa fase a criança aprende muitas palavras novas. Portanto, procure inserir o inglês na vida dela e colabore para um crescimento bilíngue.

7 a 12 anos – Estágio operatório concreto

O grande ganho do período é o desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico, o que propicia a resolução de problemas de matemática, por exemplo.

O egoísmo anterior agora se esvai. A criança já é capaz de imaginar situações fora do mundo que ela conhece e também de se colocar no lugar dos outros, tornando-a mais sociável e empática.

Invista no aprendizado e estímulo do raciocínio lógico, oferecendo atividades que trabalhem com esses conceitos, como matemática física e programação.

12 a 16 anos – Estágio das operações formais

É o momento de transição da infância para a fase adulta. Há o desenvolvimento da capacidade de pensar de maneira mais intuitiva e hipotética, não precisando enxergar tudo de maneira prática e tangível. Portanto, já é possível raciocinar melhor sobre situações futuras.

Os adolescentes são capazes de imaginar ideias e pontos de vista diferentes, conseguindo separar o mundo real do fantasioso. Eles também são capazes de compreender um pensamento mais amplo e filosófico, começando a entender muito mais a sociedade que os cerca.

Incentive uma formação de repertório variado para o adolescente, estimulando os estudos e o pensamento crítico.

Prepare seu filho para o mundo com a Wizkids!

Criada com o objetivo de levar um ensino exclusivo de inglês para as crianças em fase de desenvolvimento, a Wizkids une a garantia de formação completa da Wizard com uma nova forma de educação: utilizar a diversão como estratégia de aprendizado. Experiências inesquecíveis esperam pelo seu filho, matricule-o na Wizkids!

#POSTS MAIS LIDOS

INGLÊS PARA CRIANÇAS: DICAS PARA INCENTIVAR O APRENDIZADO DOS PEQUENOS

A WIZKIDS TRAZ HOJE ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES QUE A FAMÍLIA TODA PODE FAZER JUNTA PARA ESTIMULAR OS PEQUENOS A PRATICAREM INGLÊS!

COMO ESTIMULAR O SEU FILHO A APRENDER INGLÊS?

CONFIRA AS DICAS DA WIZARD PARA SEU FILHO APRENDER INGLÊS SE DIVERTINDO!

AS VANTAGENS DE APRENDER INGLÊS NA INFÂNCIA

A WIZARD LISTOU PARA VOCÊ ALGUMAS DAS MAIORES VANTAGENS DE APRENDER INGLÊS NA INFÂNCIA. LET’S SEE!

POR QUE CRIANÇAS APRENDEM INGLÊS MAIS RÁPIDO?

ENTENDA O MOTIVO DAS CRIANÇAS APRENDEREM O INGLÊS DE FORMA MAIS FÁCIL E RÁPIDA!

Copyright 2017 © Wizard - Todos os direitos reservados