• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade

Por Redação Wizard
02 de abril de 2020

4 dicas de como começar o próprio negócio

O empreendedorismo saiu da área conceitual para ganhar definitivamente o mercado de trabalho. Muita gente vem pensando seriamente em seguir carreira apostando no negócio próprio e abrindo uma franquia. Além de ter rápido e alto retorno para o seu investimento, inúmeras vantagens e benefícios te esperam logo ali. 

A expectativa do Sebrae, baseada em dados da Receita Federal, era que cerca de 1,5 milhão de pequenos negócios poderiam surgir somente em 2019. Isso se levados em conta os microempreendedores individuais (MEIs), as micro e pequenas empresas.

Se você pretende fazer parte destes números no futuro, continue a leitura!

Veja agora 4 dicas para começar um negócio próprio

1. Estudar todas as possibilidades é regra de ouro no mundo do empreendedorismo

Você vai precisar de habilidades e conhecimentos específicos antes de investir no seu negócio próprio. Para começar, será necessário avaliar se suas ideias iniciais são realmente viáveis, quais as possibilidades que o mercado oferece e quais tendências de consumo podem garantir bons resultados. 

É natural que, como empreendedor de primeira viagem, não se saiba exatamente por onde começar. Há muitas ideias de negócio próprio, mas cada uma das opções deve ser bastante estudada. 

Há alguns cursos disponíveis no Sebrae pra você aprender a empreender antes de abrir um negócio próprio. Em 16 horas é possível conhecer os princípios fundamentais para, por exemplo, abrir uma franquia.

Você terá orientações valiosas sobre como definir e dimensionar mercado, atuar com marketing na empresa, fazer projeção de vendas, rever elementos básicos de finanças e realizar um diagnóstico de sua situação financeira. 

2. Tenha um plano de negócios

Organização é outra peça fundamental pra quem quer empreender e ter sucesso com um negócio próprio. Por isso, você tem que pensar em organizar de forma eficiente suas finanças e sua possibilidade de investimento. Ideias inovadoras são ótimas, mas só isso não leva ninguém a lugar algum.

É essencial ter um plano de negócios bem feito pra não morrer na praia. Neste aspecto, especialistas da área financeira recomendam que abrir uma franquia é o ideal para aqueles que procuram algo seguro. O setor está em franco crescimento no Brasil também por conta disso. Quem já apostou nisso sabe que a maioria das franquias resiste até as mais graves crises.

Para ter um plano de negócios robusto, o ideal é que você verifique com cuidado a fatia do mercado que pretende alcançar, os principais concorrentes e quais diferenciais poderá oferecer pra se destacar. O plano deve prever, ainda, um teste do modelo de negócios escolhido pra ser feito antes de partir para a abertura da sua empresa.

Se você optar por abrir uma franquia, esta etapa já estará concluída, uma vez que uma das principais características do modelo de franquia é justamente o fato de o modelo de negócios já ter sido testado e comprovado.

3. Aposte suas fichas em áreas promissoras

Quando estiver pesquisando o mercado, provavelmente você vai se deparar com negócios que deram certo e, também, com aqueles que infelizmente não trouxeram os resultados almejados ou simplesmente fracassaram.

Aprofunde-se em todos eles. No mundo do empreendedorismo, os fracassos também geram aprendizado importante. Quando você entende os motivos que levaram alguns a erros, tem menos chance de cair nas mesmas ciladas. 

Apostando num ramo de atuação que esteja em alta, é meio caminho andado pro sucesso. Por isso, este deve ser um pilar dentro do seu planejamento. Hoje em dia, a educação é um segmento muito promissor.

Mesmo que você não tenha formação específica nesta área, pode investir numa escola de idiomas, por exemplo. Basta ter o propósito de fazer a diferença na vida das pessoas.

Há muitas oportunidades no âmbito da educação já que o poder público e as instituições educacionais particulares não estão ainda devidamente preparados pros efeitos da globalização. 

4. Não se isole; o networking é fundamental 

Converse bastante com empreendedores que já atuam no mercado que você decidir investir para saber mais sobre ele. Por exemplo, se a sua escolha for pelo segmento de educação, converse com empresários que investiram em uma franquia de idiomas. Isso te dará mais segurança para investir no seu negócio próprio.

Procure donos de escolas de idiomas, possíveis sócios, potenciais parceiros e alunos. Ouça histórias de sucesso, descubra os detalhes do setor e receba dicas. Você terá motivações a mais para montar seu negócio próprio e se estabelecer no mercado. Além de receber informações importantes, você ainda pode ganhar um bônus com esse networking: fazer bons amigos.

Conclusão

Começar o próprio negócio pode ser um pouco difícil no começo, por isso é importante estudar, acompanhar o mercado, conversar com pessoas que tiveram essa iniciativa e seguir as dicas desse artigo de como começar o próprio negócio. Assim o caminho para o sucesso fica mais fácil!

Se você se interessou em se tornar um franqueado, continue no nosso blog e fique sabendo agora se é preciso experiência para abrir uma franquia.

Confira + dicas de carreira na Wizard:

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Franquias

Gestão de pessoas em franquias: o que você precisa saber

17 de janeiro de 2024

Gestão de pessoas em franquias: o que você precisa saber

 

O que achou da postagem?

1 Comentário

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

1 Comentário

  1. Luciano Matos:
    14 de janeiro de 2021 às 18:20

    I’ve never seen a content as complete as this.
    Especialista em Bolsa Maternidade, Sao Paulo – SP