• Contraste
  • Texto

Por Redação Wizard
06 de setembro de 2018

Quem está no início da vida profissional pode se ver um tanto confuso em meio a um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Diante disso, a melhor solução é concentrar seus esforços em ações que te preparem para encarar o futuro que se aproxima. Pensando em te ajudar, trazemos algumas dicas de atitudes que […]

Quem está no início da vida profissional pode se ver um tanto confuso em meio a um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Diante disso, a melhor solução é concentrar seus esforços em ações que te preparem para encarar o futuro que se aproxima. Pensando em te ajudar, trazemos algumas dicas de atitudes que você pode adotar para alavancar sua carreira e iniciar seu caminho em busca dos melhores empregos.

Fazer cursos e especializações

O mercado de trabalho seleciona, cada vez mais, profissionais com uma formação educacional ampla e multidisciplinar. O pensamento de que cursar uma universidade é o suficiente para garantir um bom emprego já não se aplica a um mundo tecnológico e globalizado. É preciso estar continuamente se esforçando para tornar seu background de estudos mais completo e atrativo.

Mantenha seu foco em cursos e especializações necessários para crescer na sua profissão. Além disso, vá atrás de outros temas que não estejam diretamente entrelaçados com o dia a dia do trabalho, mas que funcionem como um diferencial no currículo. Um estudante de marketing, ao invés de se concentrar apenas em dominar a área de comunicação, pode também aprender programação e se capacitar a criar sites destinados a vendas on-line, por exemplo.

Ter uma experiência internacional

Morar em outro país é decisivo para crescer profissionalmente e aprender lições que servirão à sua evolução pessoal como um todo. O contato com uma nova cultura pode abrir sua visão de mundo e melhorar suas habilidades sociais. Além disso, você conseguirá vivenciar o que os profissionais da sua área estão produzindo e pensando em grandes centros da Europa e dos Estados Unidos, por exemplo.

Há uma vasta gama de opções para quem está interessado em passar um tempo fora do Brasil, como intercâmbios oferecidos por universidades, cursos de idiomas ou programas de estágios. Estude bem as possibilidades e escolha algo que atenda às suas preferências profissionais e esteja de acordo com o seu orçamento.

Vivenciar diferentes experiências profissionais

Separe parte do seu tempo livre para se dedicar a projetos paralelos, como o desenvolvimento de uma empresa ou a produção de conteúdo para as redes sociais. As experiências feitas por contra própria podem te ajudar a conhecer pessoas influentes na área, conseguir um emprego ou até mesmo virem a se tornar sua profissão.

Além disso, não tenha vergonha de se aventurar em cargos que não pareçam tão atrativos logo no começo. Entenda que a sua trajetória profissional até o sucesso pode passar por empregos que não eram exatamente tudo o que você queria, mas contribuíram decisivamente para o seu crescimento. Aproveite os estágios que aparecerem na sua vida, mesmo que eles não estejam na sua concepção de trabalho dos sonhos.

Aprender novos idiomas

Falar mais de um idioma abre diversas oportunidades profissionais, tanto dentro quanto fora do país. Por ser considerada a língua universal utilizada dentro das empresas, o inglês torna-se imprescindível. É fundamental pensar em um desenvolvimento contínuo das habilidades na língua inglesa, de maneira que te permita estabelecer uma conversa com qualquer outra pessoa mundo afora.

Você ainda pode ir além e aprender outros idiomas, como o espanhol e o francês. O ideal é enxergar o aprendizado de novas línguas até mesmo como um hobby a ser levado ao longo da vida. Ao dominar um idioma, você amplia suas possibilidades de conhecer novos lugares e expande suas percepções sobre o mundo.

Cuidar de si mesmo

Além de possuir todas as qualificações educacionais e diversas experiências de trabalho, um bom profissional deve estar em ressonância consigo mesmo. Antes de tudo, é preciso saber exatamente aonde se quer chegar e o que fazer para conquistar cada um dos objetivos. Saiba que o caminho será recheado de momentos em que você precisa parar, olhar tudo que está fazendo, pensar sobre si mesmo, reconhecer as falhas e buscar soluções.

Procure sempre cuidar de você, do seu corpo e da organização dos seus pensamentos. Ao estar bem e totalmente centrado nos seus objetivos, você conseguirá correr atrás das suas ambições profissionais com mais facilidade. Lembre-se de que o sucesso é muito mais do que um bom emprego, mas sim uma relação harmoniosa entre trabalho, saúde e realizações pessoais.

Entenda que o caminho para o sucesso é longo e você precisa se preparar com calma e paciência. Procure sempre seguir firme nos seus sonhos e trabalhar bastante!

Seja bilíngue!

Confie em quem é comprometido com o seu aprendizado e quer ver você vencer. Se você ainda não desistiu e quer se desafiar com um novo idioma, confira os cursos de línguas Wizard. A gente acredita em você!

Confira também

Tags:

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Mulher oriental e frase sobre experimentar as aulas de inglês da Wizard com 4 aulas grátis

Cadastre-se e ganhe 4 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Carreira

Como otimizar seu tempo durante o trabalho

27 de maio de 2020

Para conseguir otimizar seu tempo e manter a produtividade durante o dia, veja como evitar as distrações no trabalho e melhorar o foco!

Duas mulheres trocando conhecimentos sobre o mercado de franquias

Franquias

Know-how em franquias: o que é e como avaliar?

26 de maio de 2020

Homem estudando inglês com seu computador em uma mesa

Idiomas

Linking words: como usar os conectivos em inglês?

25 de maio de 2020

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/