• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
um homem e uma mulher, vistos de cima, sentados em uma mesa, discutindo sobre negócios

Por Redação Wizard
09 de fevereiro de 2022

O que é uma franquia? 

Você sabe o que significa franquia? É um modelo de negócio já existente que permite ao empreendedor franqueado usar a sua marca e tecnologia. 

Para você que já pensou em abrir seu próprio negócio ou pretende investir num mercado promissor, temos uma boa dica: escolha uma franquia porque ela já vem com pacote pronto: marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição. 

Vamos conhecer, agora, o que é uma franquia, as diferenças entre franquia e empresa, verificar qual desses modelos está mais adequado ao seu perfil e decidir o que pode valer mais a pena.  

Se o mais difícil você já conseguiu, que é ter o valor do investimento, agora é só definir quais as características que podem ser mais vantajosas para o seu estilo de empreender. 

Franquia X Empresa: veja as principais características de cada modelo 

Franquia 

  • Os produtos ou serviços já foram desenvolvidos, testados e implantados; 
  • O produto ou serviço já tem boa aceitação de mercado; 
  • Fornece consultoria para escolha do local da unidade e arranjo físico da empresa; 
  • Já é testada no mercado; 
  • Orienta em aspectos como área de atuação, produto ou serviço, público alvo, concorrentes, fornecedores, planejamento de marketing; 
  • Concede liberdade limitada ao franqueado; 
  • A marca já tem credibilidade e os processos são validados pelo mercado; 
  • Há troca de conhecimento constante entre os franqueados da rede. 

Empresas 

  • Necessita networking para criar produtos ou serviços, desenvolver, testar e implantar no mercado; 
  • Precisa conquistar a aceitação no mercado, o que pode levar um certo tempo; 
  • Tem liberdade para escolher produtos ou serviços, mas não se descarta riscos de mercado; 
  • Precisa de consultoria externa; 
  • É necessário testar a localização, de forma independente; 
  • É necessário pesquisar marcas já testadas, experimentadas e com aceitação entre os clientes; 
  • Em caso de problemas jurídicos com fornecedores, o empresário assume responsabilidade integral;  
  • Os custos unitários são maiores para empresários independentes. 

Quais as vantagens de uma franquia? 

Você ainda tem dúvidas se vai investir em uma franquia? Saiba que o setor é bastante otimista e não para de crescer. Você vai contar com uma marca estabelecida, terá menos riscos financeiros e um plano de negócios já testado. 

Além disso, você terá estratégias de marketing estruturadas e suporte de inauguração. Entenda mais detalhadamente as principais vantagens da franquia: 

  • A expansão é mais ágil. Sempre estão sendo estudadas a abertura de novas unidades em pontos estratégico; 
  • A marca já é conhecida no mercado e possui público cativo. O setor de publicidade ou marketing e comunicação apoiam a divulgação do negócio; 
  • Franqueador e franqueados ficam segurados juridicamente após firmarem contrato; 
  • Antes de começar a atuar na sua franquia, o franqueado passa por treinamento de gestão e aprende como controlar o negócio de sua unidade. O franqueador dará todo o apoio e orientação ao investidor, inclusive ao acompanhar os resultados da franquia; 
  • O franqueado receberá uma lista de todos os fornecedores homologados. Isso garante mais qualidade aos produtos ou serviços; 
  • A criatividade e inovação costumam sempre estar presente na franquia. As redes franqueadoras realizam pesquisas de mercado para lançar novos produtos ou serviços e já garantir a aceitação do público; 
  • A franquia possui uma padronização e operação na ponta que precisa ser mantida na sua unidade. E isso é bom! Afinal, o modelo já foi testado e funciona muito bem; 
  • A franquia negocia com fornecedores por preços mais baixos, buscando ganhar em escala, já que a compra é voltada a todas as unidades da rede; 
  • Como franqueado, você terá o suporte necessário para o seu negócio, como orientações jurídicas, tributárias, de contabilidade entre outras; 
  • Quanto mais a marca da franquia crescer, mais você crescerá também! 

Como abrir uma franquia Wizard? 

Agora que você já sabe o que é franquia, a diferença entre franquia e empresa e as vantagens de investir em uma franquia, vamos falar de um segmento muito interessante para investir: a educação. 

Uma vantagem importante de uma franquia de educação é que não é necessário ter atuado no setor anteriormente. Outro ponto positivo das franquias de educação é o prazo médio do retorno do investimento inicial. 

Além disso, a educação sempre será necessária, seja presencial, a distância ou no formato híbrido. Apostar em franquias de escolas de línguas é ainda mais benéfico. Sabe por quê? Cada vez mais o mercado tem buscado profissionais que tenham domínio de pelo menos um idioma a mais do que a língua nativa. 

Além disso, muitas pessoas procuram fazer cursos de outros idiomas para as viagens internacionais. 

A franquia de idiomas Wizard by Pearson é uma marca consolidada, segura e com boa possibilidade de retornos. A Wizard by Person é a maior rede de ensino de idiomas do Brasil. Possui 1.200 unidades, com cursos para o aprendizado de oito línguas, como o inglês, espanhol, entre outros. Para abrir uma franquia da Wizard by Person, é necessário: 

  • Estar disposto a ser um franqueado e ter a vontade de empreender; 
  • Saber qual o valor do investimento para abrir a franquia. O valor da franquia Wizard é a partir de R$ 100 mil. O ROI (retorno sobre o investimento) fica na média de 24 a 36 meses, representando um potencial de lucratividade que pode superar os 20%, fazendo deste investimento um negócio promissor; 
  • Analisar o seu perfil e avaliar o investimento necessário para abrir uma franquia Wizard by Pearson; 
  • Fazer o cadastro inicial que dará início ao seu relacionamento com a Wizard by Pearson; 
  • Passar pelas análises da equipe da Wizard. Você será contatado para participar de uma apresentação sobre a escola e o negócio em si; 
  • Aguardar a análise de documentos e de seu perfil profissional, além de participar de uma entrevista de alinhamento com os candidatos; 
  • Receber e avaliar a COF (Circular de Oferta de Franquia). Nesse documento constam dados estratégicos com informações econômicas, mercadológicas e jurídicas da franquia. Estando munido desses dados estratégicos, o investidor consegue avaliar e confirmar o seu interesse em abrir uma franquia Wizard by Pearson; 
  • Encaminhar as etapas finais do processo para abrir uma franquia Wizard by Pearson. 

Leia mais sobre como ser um franqueado da Wizard by Person e mergulhe num universo de negócios rentáveis! 

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Franquias

Gestão de pessoas em franquias: o que você precisa saber

17 de janeiro de 2024

Gestão de pessoas em franquias: o que você precisa saber

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários