• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade

Por Redação Wizard
18 de fevereiro de 2019

Dicas práticas para você se tornar um profissional competitivo

Você está pensando em buscar um novo cargo ou uma promoção no trabalho? Para isso, seus chefes precisam notar sua presença como fundamental para a empresa. Veja, a seguir, algumas dicas para ser um profissional competitivo e mostrar que você é um funcionário completo.

Esteja sempre atualizado

No mundo moderno, é preciso sempre estar atento ao que tem de novo no mundo profissional e da tecnologia. Qual é a rede social profissional que está bombando no momento? Quais são os sites mais acessados? Qual seu nível de conhecimento das ferramentas necessárias para desenvolver na sua área de atuação? Procure sempre se questionar sobre esses assuntos. Estar sempre estudando é uma das dicas do artigo 6 metas profissionais que você precisa ter em 2019, vale a pena a leitura!

Tenha soluções rápidas

É inevitável que problemas ocorram dentro do ambiente profissional. Por isso, quando eles surgirem, você precisa estar preparado para dar soluções rápidas e que terão efetividade. Quando um problema surge, é comum que os profissionais entrem em pânico. Mas você precisa agir diferente. Para isso, serenidade e preparo emocional são fundamentais. Você sabia que a forma que um profissional reage faz parte das chamadas Soft Skills? Aprenda mais sobre as habilidades em relacionamento interpessoal no artigo: Soft Skills e Hard Skills: como estão suas habilidades profissionais?

Esteja sempre presente

Fique sempre atento para quando surgir uma oportunidade de você mostrar trabalho. Proatividade é sempre valorizada. Surgiu uma nova demanda e você está livre para ajudar? Ofereça sua presença para resolver aquilo. Mas sempre esteja certo de que você poderá entregar essa nova responsabilidade que assumiu.

Entenda você mesmo

Para ser um profissional competitivo é preciso, antes de tudo, ter autoconhecimento. Você precisa entender sobre você, sobre o que você é bom e sobre o que não é tão bom assim, e precisará buscar ajuda de um profissional – seja para aconselhar como agir em determinadas situações ou até mesmo um curso técnico de sua área. Tente descobrir quais são suas Soft-Skills (habilidades comportamentais) e Hard-Skills (habilidades técnicas). Desta forma, você saberá como agir e em quais situações é preciso dar um passo atrás.

Tenha um diferencial

Dentre todos os profissionais do mundo, por qual motivo o seu chefe deve confiar mais em você? Procure sempre mostrar algum diferencial para a empresa. O inglês fluente, por exemplo, pode ser um deles. Falar outro idioma é importante para negociar com clientes ou fornecedores internacionais, por exemplo. Se a empresa for multinacional, o inglês também será importante para interagir com outros colaboradores que ficam em países estrangeiros. Tenha inglês fluente como diferencial em seu currículo: sabia mais sobre o curso de inglês da Wizard.

Faça Networking

Networking é um termo em inglês que significa "rede de contatos profissionais". É muito importante que você cultive e promova uma boa relação com as pessoas que estão perto de você no seu ambiente profissional. Isso irá sempre lhe ajudar quando precisar, mas é importante que você realmente queira criar laços com as pessoas. É preciso estar sempre presente, mostrar que você se interessa pelas pessoas que lhe cercam no seu ambiente profissional e que é bem relacionado.

Confira também

Tags:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Carreira

Inglês nos negócios: dicas para comunicação no ambiente corporativo

26 de janeiro de 2024

Aprenda dicas valiosas de como se comunicar em outra língua no escritório e arrase no inglês nos negócios.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários