• Contraste
  • Texto
uma imagem de casas e palmeiras da Ilha de Barbados

Por Redação Wizard
05 de agosto de 2022

Mão inglesa, sanduíche de peixe, críquete e estampa militar mal vista são características de Barbados. Saiba mais!

Barbados é um país localizado na América Central, precisamente em uma das ilhas do Caribe. Esse país se destaca por vários motivos, como o elevado padrão social da população e uma filha conhecida mundialmente: a cantora Rihanna. 

Por estar em uma ilha, Barbados tem muitas belezas naturais e é um dos destinos favoritos de quem quer passar dias incríveis com o pé na areia. O turismo é a principal atividade econômica desse país. 

Outro detalhe de Barbados que chama bastante atenção é o seu idioma oficial: inglês. A nação, no passado, já foi uma ex-colônia britânica e se tornou independente no ano de 1966. 

Vamos juntos conhecer Barbados? Keep your seat belt fastened and let’s go! 

Barbados tem praias (quase) públicas 

Já que Barbados é um destino para quem gosta de praia, é interessante saber que por lá as praias são todas públicas. No entanto, na prática, não é bem assim. 

É comum chegar na faixa de areia e ver áreas delimitadas com pedras e até mudos. Elas são fechadas por hotéis e as entradas são alternativas. 

Carro, ônibus e lotação 

Quem visita Barbados tem algumas opções para se locomover pela ilha caribenha. Muitos turistas optam pelo aluguel do carro, que pode ser feito no aeroporto. 

Caso não queira alugar um veículo, outra opção é andar de ônibus. Basta pesquisar as linhas locais e aguardar no ponto. 

A opção mais econômica, utilizada pelos moradores da ilha, é a lotação. Por apenas $2 dólares barbadianos, você embarca em uma van ou micro-ônibus. 

Se essa for a sua escolha, prepare-se para entrar em um veículo cheio e com música alta. 

Dólar barbadiano 

Achou estranho ler dólar barbadiano? Pois é, essa é a moeda local. 

O dólar barbadiano também é chamado de dólar barbadense e seu símbolo é o $ ou o Bds$. Ele foi instituído após a criação do Banco Central de Barbados, em 1972. 

Barbados é destino para quem quer aprender inglês 

Barbados oferece uma experiência única para quem deseja aprender inglês: fazer isso em uma das ilhas mais paradisíacas do mundo. 

Diferentemente de suas vizinhas, a ilha tem o inglês como língua oficial. Por lá, a educação é um dos principais temas para a sociedade, tanto que 99% da população é alfabetizada. 

Outro diferencial de Barbados é que este país é muito seguro, pois está fora da rota dos furacões. Considerando valores como acomodação, visto e passagem aérea, o destino se torna mais econômico que outros mais disputados. 

A mão inglesa é realidade em Barbados 

Pois é, como Barbados foi uma colônia inglesa, por lá se dirige na faixa oposta a qual nós, brasileiros, estamos acostumados. 

O volante dos veículos também fica do lado oposto, no caso, para a gente, no lugar do que seria o banco do carona. 

Sendo assim, tome bastante cuidado na hora de atravessar para, antes, olhar para os dois lados. 

Cou-cou e fast food 

Barbados é uma ilha, mas você encontra um fast food em cada esquina. Uma das redes mais famosas é a Chefette, que vende hambúrgueres, pizza e frango frito. 

KFC, Subway e Buger King também são marcas encontradas por lá. E uma das peculiaridades das redes de fast food é o peixe no lugar da carne vermelha. 

Mas se você quiser experimentar uma comida típica de Barbados, aposte no cou-cou, o prato nacional. Ele é feito de grãos de fubá e quiabo fresco, servido com peixe voador recheado de cebola, alho, tomate, tomilho e pimenta. 

Peixe voador é peixe típico 

O flying fish, ou peixe voador, é típico de Barbados. Ele mede cerca de 25 centímetros e tem a capacidade de voar. 

Aliás, não é bem voar. O peixe voador salta para fora da água e plana pelo ar por até 40 metros de distância. 

Como é abundantemente presente na região, se tornou parte dos pratos tradicionais da gastronomia barbadiana. 

Rum é a bebida típica 

Para acompanhar os pratos típicos de Barbados, que tal uma bebida bem comum na região? No caso desta ilha caribenha, o rum é a pedida. 

A destilaria Mount Gay é uma referência em rum e produz a bebida desde os tempos coloniais de domínio inglês, que começou em 1703. 

Vale destacar que a Mount Gay é a destilaria de rum mais antiga do mundo que permanece em funcionamento desde a sua inauguração. Ela produz continuamente até hoje. 

Calipso, soca e carnaval 

Não, não é o ritmo que você está imaginando. O calipso de Barbados surgiu, na realidade, em Trinidad e Tobago. Sua origem foram os escravizados levados à força para as ilhas caribenhas. 

Como eles não podiam conversar, acabavam se comunicando através de música. Já o soca é um ritmo que nasceu a partir do calipso, ganhando instrumentos como a guitarra elétrica e o baixo. 

Críquete é o esporte favorito 

Também por influência dos ingleses, um dos principais esportes de Barbados é o críquete. Este esporte é parecido com o beisebol e utiliza bolas e tacos. Por causa da popularidade desta modalidade esportiva, Barbados é uma das capitais internacionais do críquete. 

Roupas camufladas não são bem vistas em Barbados 

Quando for visitar esta ilha caribenha, não leve peças camufladas, pois elas não são bem vistas por lá. Estampas camufladas são consideradas perturbadoras, pois foram feitas para o uso militar. 

Rihanna é sua filha mais popular 

E quem é a pessoa mais famosa a nascer na ilha? Rihanna. 

A cantora, que já ganhou 9 Grammy Awards, nasceu em St. Michael e é embaixadora da Cultura e Juventude de Barbados. 

Se você gostou de conhecer a cultura de Barbados, aproveite para baixar o e-book Tudo que você precisa saber sobre a Cultura dos Estados Unidos e ampliar seus conhecimentos

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

Barbados: a terra natal de Rihanna e onde o inglês é língua oficial

05 de agosto de 2022

Mão inglesa, sanduíche de peixe, críquete e estampa militar mal vista são características de Barbados. Saiba mais!

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/