• Contraste
  • Texto
um tablet com a tela do youtube aberta

Por Redação Wizard
16 de setembro de 2021

O YouTube é uma ferramenta completa para aprender inglês. Conheça os recursos que vão te ajudar nessa jornada.

O YouTube é a plataforma de vídeos mais conhecida do mundo e pode te ajudar bastante na hora de aprender inglês. Ele possui inúmeros recursos que facilitam a aprendizagem, desde conteúdo original no idioma até legendas.

Os temas são bem diversificados! É possível encontrar filmes, tutoriais sobre basicamente todos os assuntos, telejornais, vlogs, resenhas de produtos, videoclipes, viagens e a rotina de várias pessoas ao redor do mundo.

Se você deseja aprender inglês, fique ligado nas dicas que nós separamos para fazer isso com a ajuda do YouTube. Acompanhe!

Ative ou desative as legendas

O YouTube tem um recurso extremamente útil, que é a possibilidade de legendar vídeos. Trata-se de uma ação inclusiva, pois permite que pessoas surdas possam acompanhar o conteúdo.

Do mesmo modo, quem não pode escutar o áudio naquele momento, mas deseja saber o que está sendo dito, pode ativar as legendas. E no caso de quem está aprendendo inglês, é uma contribuição e tanto com a aprendizagem.

Quando o vídeo é em inglês, as legendas auxiliam a identificar as palavras e expressões. Caso esteja em um nível mais avançado e queira treinar a escuta, pode desativá-las para se concentrar apenas no áudio.

Busque por conteúdos que enriqueçam o vocabulário para aprender inglês

Vamos fazer um exercício rápido? Pense em três assuntos que gosta bastante de ler, conversar e aprender. Pensou? O segredo é pesquisar sobre eles no YouTube para aprender inglês a partir desses assuntos.

Quando você une o útil ao agradável, potencializa as chances de aprender qualquer coisa. E com o inglês não é diferente. Se está absorvendo conteúdo a respeito de temas que gosta, tende a se manter interessado.

Aproveite para ver vídeos sobre os assuntos escolhidos e observar novos pontos de vista. Culturas diferentes podem apresentar uma visão completamente diferente sobre o tema abordado.

semana intensiva de inglês - Wizard Brasil

Aplique os filtros para encontrar o que precisa

Encontre exatamente o que precisa por meio do filtro do YouTube. O segredo está em buscar as palavras-chave e depois clicar no botão de Filtro. Você notará diversos critérios que refinam e até restringem a busca.

É possível configurar os resultados para mostrar apenas vídeos curtos, ordenar pela data de publicação ou número de visualizações, além de outros fatores que contribuem para uma busca certeira.

Encontrou algo que gostou muito? Aproveite para se inscrever no canal, pois o algoritmo de YouTube vai recomendar outros canais e conteúdos semelhantes. Se desejar, pode criar uma playlist (lista de reprodução) com os vídeos que mais gostou para assisti-los quando quiser.

Leia os comentários e participe das discussões no YouTube

Já que os conteúdos buscados no YouTube, para aprender inglês, são do seu interesse, que tal imergir e participar das discussões? É uma oportunidade única para treinar a escrita e o seu vocabulário.

Os comentários dos vídeos do YouTube são um verdadeiro espaço democrático, pois permite a participação de todos. Aproveite para conhecer novas opiniões e deixar impressa a sua.

Quando tiver dúvidas sobre algo que está escrito, clique na opção Tradução. Assim fica mais fácil acompanhar as discussões e fazer uma boa contribuição.

Assista aos canais de YouTubers nativos

Também é muito importante que você assista aos canais de YouTubers nativos, ou seja, que falam inglês desde sempre. Observe o modo como eles pronunciam as palavras e quais expressões utilizam.

Outra dica bem legal é encontrar criadores de conteúdo de diferentes países cujo idioma nativo seja o inglês. É o caso de:

  • Austrália
  • Bahamas
  • Canadá
  • Escócia
  • Estados Unidos
  • Gales
  • Granada
  • Guiana
  • Inglaterra
  • Irlanda
  • Jamaica
  • Nova Zelândia
  • Porto Rico
  • Trinidad

Use o recurso de acelerar ou deixar os vídeos mais lentos

Está com dificuldade em compreender o que está sendo dito? Experimente desacelerar o vídeo. O recurso Velocidade da Reprodução permite diminuir o ritmo ou acelerar. São três opções mais lentas e três mais rápidas.

Com esse recurso, quem precisa treinar o listening consegue ouvir as frases no ritmo que considerar mais adequado, inclusive como um nativo que fala rapidamente. Assim, você fica pronto para aprender inglês no YouTube no seu ritmo.

Por fim, mas não menos importante, aproveite os canais que ensinam inglês. Apenas tome cuidado na hora de escolhê-los, sempre dando preferência para os profissionais e que sejam baseados em uma metodologia eficiente.

Quer conhecer um deles? Aproveite para seguir o canal da Wizard by Pearson no YouTube!

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

5 séries para conhecer sotaques em inglês

15 de outubro de 2021

Listamos algumas séries para você conhecer os diferentes sotaques em inglês e assim enriquecer o seu listening!

Cultura

Black Friday – O Guia Definitivo

08 de outubro de 2021

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/