• Contraste
  • Texto
mulher jovem de fones de ouvidos bebe café enquanto usa o celular

Por Redação Wizard
24 de junho de 2021

Se você já tem um certo domínio do inglês e compreende alguns diálogos de boa, mesmo que com a ajuda de legendas e textos, essa é a hora de treinar o listening de verdade e começar a dispensar, de pouco a pouco, a necessidade de ler junto sempre que escuta.

E o melhor de tudo é que dá para praticar isso diariamente, aproveitando algumas rotinas que provavelmente você já faz, como escutar música, assistir a séries e filmes, etc. Acompanhe a seguir as dicas práticas de como treinar o listening de inglês de formas bem legais. Anota aí!

1. Assistir filmes e séries sem legendas

Ok, beleza! Talvez começar logo de cara assistindo filmes e séries sem legenda possa ser um pouco complicado para entender tudo. Mas para treinar o listening de inglês isso pode ser um passo importante, mesmo que você fique sem entender algumas frases e palavras. O importante aqui é que você consiga captar, ao menos, o contexto dos diálogos e que as conversas façam algum sentido no final. É uma questão de tempo para aprimorar e, de fato, chegar a hora que as legendas nem serão mais necessárias. Como dica extra, você pode treinar o listening com filmes que já conhece ou assistiu alguma vez legendado ou dublado, pois isso pode facilitar a compreensão da história.

2. Concentrar-se nas letras de músicas

Todo mundo tem uma playlist de preferência e, quase sempre, músicas em inglês fazem parte dela, certo? Então, por que não esquecer tudo o que se passa ao redor e focar unicamente na letra do que escuta, justamente para tentar captar palavras e trechos? Bom, se achar complicado fazer isso sem nenhum suporte ou “colinha”, não tem problema nenhum também em ouvir antes com as lyrics e tentar entender e decorar a letra certinha. Melhor ainda se você tiver disposição e tempo para escrevê-la em um caderno ou bloco. É um ótimo exercício!

3. Ouvir podcasts e conteúdos em inglês

De canais do Youtube a podcasts em plataformas especiais, o que não faltam são programas e conteúdos dos mais variados tipos disponíveis para você interagir e, de quebra, treinar o listening de forma construtiva. A dica aqui, dependendo do seu nível de compreensão, é se inteirar sobre os assuntos que serão abordados antes de começar a escutar os áudios.

4. Ler em voz alta

Alguns sites e blogs já contam com a funcionalidade que dita todo o texto em áudio e isso é uma excelente ferramenta para treinar o listening em inglês e, ao mesmo tempo, acompanhar a escrita. Porém, se você já curte ou tem interesse em alguma página em específico que não ofereça esse tipo de função, sem problemas!

Ler em voz alta é exercício fundamental no processo de aprendizado de qualquer idioma, já que trabalha leitura e audição ao mesmo tempo. Portanto, separe um tempinho do dia para praticar, dê preferência a um lugar mais calmo e silencioso e pode soltar a voz, como se estivesse em uma conversa com outra pessoa. Fica a dica!

5. Praticar a conversação

Já que falamos em conversar no tópico anterior, nada melhor para treinar o listening do que praticar uma conversação real, concorda? Só que para isso, claro, o ideal é ter alguém fera no idioma do outro lado! Portanto, a dica é combinar com algum amigo que esteja disposto a praticar também, entrar em grupos de aprendizado, procurar professores e cursos de inglês.

6. Fazer um curso para treinar o listening em inglês com professores

E por fim, aproveitando o gancho anterior, fazer um curso de inglês que pratique a conversação é sem dúvidas a melhor pedida para treinar o listening com o professor e outros colegas. O mais legal de hoje é que tudo isso pode ser feito de forma online e no conforto de sua casa, no parque, na praia ou qualquer lugar de sua preferência. Ou seja, em um tempinho reservado de seu dia, você pode estudar e aprimorar o idioma e ainda conversar diretamente com um professor, mesmo que ele esteja longe da sua cidade. Em resumo, essas são algumas dicas básicas sobre como treinar o listening em inglês e agregar ainda mais domínio do idioma com coisas que provavelmente você já faz no dia a dia.

Curtiu? Então, para complementar ainda mais seus estudos, a Wizard preparou um material gratuito e super completo para quem quer melhorar o listening e o reading no inglês. É só baixar o e-book e começar a praticar! Bons estudos!

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

Vídeo: Aprender inglês com games

29 de julho de 2021

Na nova série de vídeos da Wizard, você vai aprender as melhores formas de praticar inglês, com dicas que vão desde como aprender inglês com games e músicas até como praticar o idioma com seu celular.

Idiomas

Infográfico: Inglês na cozinha

26 de julho de 2021

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/