• Contraste
  • Texto
Um grupo diverso de amigos comemora o Independence Day ao redor de uma mesa cheia de petiscos

Por Redação Wizard
04 de julho de 2022

Confira algumas curiosidades, dicas e histórias sobre o Independence Day nos Estados Unidos e como essa data é comemorada por lá.

Inspiração para filmes incríveis de Hollywood e um dia de muita festa e comemoração em todo o país, o Independence Day nos Estados Unidos é, talvez, a data mais marcante do calendário americano e, como não poderia ser diferente, engloba inúmeras curiosidades por trás dela. E se você já está se perguntando em que dia cai a comemoração da independência dos EUA, é agorinha mesmo… mais exatamente no dia 4 de julho. Por isso, como estamos na época certa, nada mais adequado do que falarmos um pouquinho sobre esse dia marcante na história do país, trazer algumas especificidades e, claro, mergulhar mais a fundo na cultura da América. Bora conferir? Então, puxa uma cadeira aí e boa leitura!

Um breve resumo sobre o Dia da Independência dos Estados Unidos

Podemos dizer que o Independence Day, ou Dia da Independência dos EUA foi, sem dúvida, a primeira grande vitória de uma colônia europeia na história, e que consequentemente, influenciou diversas outras revoltas pelo resto do continente americano. Mas de uma forma bem resumida, vale destacar que este processo de independência do país tem ligação direta com a Guerra dos 7 anos, travada entre a Inglaterra e a França, de 1756 até 1763, na qual a terra da rainha saiu vitoriosa. No entanto, essa conquista só foi possível com o apoio maciço das milícias coloniais, principalmente formadas por colonos americanos, e que tinham a esperança de grandes recompensas após a batalha. Porém, a realidade se mostrou diferente e, ao contrário do reconhecimento, a Inglaterra decidiu aumentar os impostos sobre as colônias para arcar com os custos da guerra. Resultado: ninguém curtiu muito essa decisão e partiu para a briga! A partir de 1774, iniciaram-se então as primeiras negociações e, posteriormente, as batalhas de independência dos Estados Unidos contra a Inglaterra, vencida gloriosamente pelos americanos.

Algumas curiosidades sobre o Independence Day

Fora o lado histórico e, de fato, muito glorioso para os americanos, o Independence Day meio que se transformou em uma festa popular pelo país nos dias de hoje e reúne inúmeras curiosidades e tradições, que reforçam o patriotismo e amor do povo pelo seu país. E para conhecer um pouquinho mais sobre essa importante data da cultura americana, a gente separou alguns detalhes mais marcantes. Confere só!

Milhões de pessoas vão às ruas

O dia 4 de julho é feriado nacional da Independência dos Estados Unidos. Mas se você pensa que as pessoas aproveitam a data para descansar em casa e curtir o dia no sofá, está bem enganado! Afinal, milhões de moradores do país inteiro costumam sair às ruas para acompanhar os desfiles, assistir as apresentações militares, comemorar com os amigos e relembrar o passado de seus heróis. Além dos eventos oficiais promovidos pelo governo, muitos bares e pubs abrem suas portas nesse dia e, como não poderia ser diferente, ficam lotados de pessoas, com direito a muita cerveja e sanduíches.

Por falar em sanduíche…

Provavelmente você não faça ideia da quantidade de sanduíches que são consumidos, em média, no Independence Day. O destaque fica para o clássico Hot Dog! Para se ter uma ideia, são cerca de 155 milhões de sandubas produzidos no dia 4 de julho todo ano e consumidos por todo mundo, seja em simples food trucks até restaurantes e redes de lanchonetes. O lanche que já é super popular o ano todo se transformou em uma espécie de iguaria típica para o dia da independência também.

Mas tem muita gente preparando seu barbecue

Aqueles que preferem curtir o Independence Day com a família e no sossego de casa, geralmente aproveitam o feriado para preparar o clássico barbecue no quintal. Também pudera, né? Afinal, a época costuma contar com boas temperaturas e tempo bom, perfeito para aquele churras! Mas não vá pensando que o churrasco deles é igual ao nosso! Por lá, rola igualzinho como a gente vê nos filmes americanos, normalmente com carne de hambúrguer, fatias de bacon e algumas salsichas especiais para a brasa.

Cheers!

Com tanta comida e festa rolando por todo o país, é óbvio que milhões de garrafas de cerveja são estaladas e brindadas nesse dia também. Para se ter uma ideia, estima-se que quase 70 milhões de caixas da bebida são comercializadas em um único dia. Imagina a ressaca!

Bandeiras por toda a parte

Outra curiosidade do Independence Day se refere à decoração (muitas vezes exagerada) das ruas, casas e, claro, pessoas nesse dia. Praticamente tudo o que você possa imaginar vai estar coberto com as cores da bandeira, desde janelas, carros e postes de rua até cabelos, óculos e fantasias que os mais patriotas costumam usar.

Show de fogos de artifícios

Em muitas cidades, incluindo a gigantesca Nova York, há shows incríveis com fogos de artifício para a comemoração do Independence Day. Além disso, projeções especiais de iluminação e vídeo podem complementar ainda mais o espetáculo, como o que ocorre na Estátua da Liberdade, que geralmente recebe luzes nas cores da bandeira americana e uma série de intervenções com música e artes visuais.

Inspiração para o cinema

O cinema americano é outra marca registrada da cultura do país e, claro, diversos clássicos abordaram o tema da independência dos Estados Unidos ao longo da história. Mas é óbvio que a principal produção de todos os tempos sobre esse assunto é a incrível obra de Roland Emmerich e que recebe o mesmo nome do feriado nacional. O filme Independence Day foi lançado em 1996 e, depois disso, teve a sua segunda versão chamada da “O Ressurgimento”, em 2016, e marcou gerações com seus efeitos cinematográficos e a cativante história de uma possível aniquilação de toda a raça humana em pleno Dia da Independência dos Estados Unidos. Enfim, essas são algumas dicas, curiosidades e informações sobre o Independence Day, certamente a data mais significativa e marcante de toda a história dos Estados Unidos e que nos permite conhecer um pouco mais sobre a história, cultura e a formação social da maior potência econômica do mundo.

Curtiu? Quer conhecer mais sobre a cultura americana e, de quebra, praticar o seu inglês? Então, aproveite e baixe um e-book completo sobre as diferenças entre o inglês dos EUA e Inglaterra. Boa leitura!

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

Barbados: a terra natal de Rihanna e onde o inglês é língua oficial

05 de agosto de 2022

Mão inglesa, sanduíche de peixe, críquete e estampa militar mal vista são características de Barbados. Saiba mais!

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/