• Contraste
  • Texto
Caderno aberto em uma mesa amarela e escrito "metas para 2021". Uma mão feminina escreve nele.

Por Redação Wizard
07 de janeiro de 2021

Chegou a hora de fazer as suas resoluções de ano novo. Veja como pensar nas suas e, de quebra, anote algumas dicas para alcançá-las.

No início de cada ano, muitas pessoas passam por um momento de reflexão mental e projetam para si novas metas e objetivos para o ano que se inicia. Um pequeno grupo consegue concluir todas essas resoluções de ano novo nos próximos 12 meses, mas a maioria, na verdade, acaba parando pelo caminho. 

E existem razões para isso: muitas resoluções, metas inalcançáveis, prazos impossíveis. Não dá pra ser assim. Por isso, fazer uma lista razoável é muito mais importante do que você imagina. Esse planejamento vai te ajudar a priorizar as decisões. E acredite: existe um grande prazer em concluir uma meta de ano novo.  

Para te ajudar com isso, esse artigo pensou em 5 metas possíveis e que vão fazer a diferença na sua vida pessoal e profissional. Além delas, também vamos te dar algumas dicas de disciplina para que você siga o desafio até riscar cada um desses desafios da sua lista. Vamos lá?  

Super Blue Wizard: Cupom de Desconto de R$ 999!

5 metas possíveis para o ano novo:   

1. Ter novas experiências  

Para começar a nossa listinha com alto astral, vamos falar de experiências pessoais. Afinal, nada mais legal do que fazer algo divertido pela primeira vez.  

Aqui as experiências podem ser qualquer coisa: conhecer um novo restaurante ou experimentar uma gastronomia exótica. Um restaurante tailandês, quem sabe? Viajar para uma cidade que você nunca foi ou mergulhar com os tubarões? Vale tudo! 

Percebeu como são atividades que não exigem tanto? Um pequeno planejamento financeiro e de datas e está tudo certo. Ah, nesse ponto da nossa lista de metas, dá para adicionar várias experiências. Não se restrinja! Coloque o maior número de opções possíveis, mas que você consiga realizá-las antes do fim do ano.  

Lembrando que em 2020 fomos privados de muitos momentos ao ar livre e 2021 começou ainda com certos desafios. Mas se tudo melhorar nos próximos meses, como esperamos, vale a pena você começar a pensar nessas opções.  

2. Aprender inglês 

O inglês é considerado o idioma universal. Além de muito divertido, sonoro, acessível e relativamente fácil de aprender. O inglês é a língua mais falada no mundo, e saber se comunicar no idioma abre portas para muitos lugares, na vida pessoal e profissional.  

No mercado de trabalho, a conectividade permite que as empresas expandam os seus negócios e atinjam o mercado internacional. Aqui no Brasil, por exemplo, as multinacionais são uma realidade. Para estar envolvido em negócios assim, um profissional deve ser qualificado com a fluência do inglês. 

Profissionais fluentes em mais de um idioma e com o inglês entre eles, se destaca no processo seletivo. Estudar inglês é fundamental para conseguir não só o seu lugar no mercado de trabalho, mas as melhores vagas dele. Os salários também são maiores para os profissionais de nível avançado em inglês e outras línguas. 

Uma boa dica para desenvolver a língua inglesa é apostar na leitura. Assim, você irá adquirir muito vocabulário. Depois disso, o aprendizado cresce rapidamente. Os podcasts e canais de Youtube também podem ser grandes aliados, afinal eles abrangem muitos tipos de assuntos e conteúdo.  

Escute enquanto dirige ou cozinha. O importante aqui é estar em constante contato com o idioma inglês. Você vai aprender a escutar (o tão famoso listening) e também a melhorar a sua pronúncia das palavras.  

A Wizard tem uma playlist que pode te ajudar com isso, veja: 

3. Encontrar um novo hobbie 

Os hobbies são as atividades que você faz para se entreter sozinho ou com os amigos. É um passatempo. Pode ser uma prática física ou intelectualE essas atividades são ótimas cartas na manga para você colocar nas suas metas para 2021. 

Mas preste atenção na elaboração dessa meta. Não tente se dedicar a pintura se você não dá muito valor a arte. Pense em algo que realmente gosta, para daí buscar algo que você possa praticar.  

Vamos de exemplo? Se você é uma pessoa que adora conhecer os restaurantes da cidade, que tal se aventurar na gastronomia? Escolha um dia da semana para realizar alguma receita e compartilhar com a sua família.  

Entendeu o pensamento? E pode ser na área esportiva também. Uma partida de futebol semanal com os amigos? Nesse momento com mais tempo dentro de casa, os e-sports podem ser uma alternativa interessante também.  

Tem gente que consegue transformar o hobbie em profissão. No início é apenas uma atividade paralela, mas que aos poucos se monetiza. Uma pessoa que começou a fotografar por prazer, mas que acabou descobrindo um verdadeiro talento para as fotos e o olhar artístico e conseguiu, assim, uma carreira como fotógrafo profissional. Já pensou? 

4. Passar mais tempo offline 

Essa é uma meta cada vez mais presente no século 21.  

Se você não trabalha com o celular, saiba que esse aparelho é o responsável por um desgaste considerável da sua produtividade, pois diminui a sua capacidade cognitiva e foco.  

Além do campo profissional, os smartphones e computadores que te deixam conectados com o mundo são grandes causadores de ansiedade. 

Eles tomam seu tempo e energia, algo que está cada vez mais em falta. Por que não fazer algo mais indicado para a sua saúde física e mental durante esse tempo? Sem eles no seu cotidiano, será claro o ganho de tempo para você fazer coisas que realmente importam.  

Deixe a rede social de lado e vá correr no parque. Ou só se deite no sofá para um momento de descanso. Vale a tentativa! 

5. Crie uma rotina noturna  

“8 horas de sono são necessárias para uma vida saudável”. Você já deve ter ouvido essa frase, hein? E para conseguir esse feito, é preciso estabelecer uma rotina, um horário para dormir e para acordar também. Pelo menos na maioria dos dias.  

Para isso, tente seguir uma rotina noturna que se inicia do seu horário de se deitar. Por exemplo, se você pretende dormir às 22h, depois das 20h, procure parar com o uso de eletrônicos e das telas brancas dos celulares e tente relaxar.  

Pode parecer pouco, mas vestir o pijama, escovar os dentes e se preparar para dormir com um determinado tempo de antecedência, vai fazer a diferença para que você consiga cumprir com o horário combinado e ter uma noite de sono saudável e com as horas que você merece.  

Dicas para realizar suas metas de ano novo 

Uma meta é uma tarefa específica que você deseja realizar. E a palavra-chave aqui é específica. “Ah, eu quero viajar”. Todo mundo quer. Para onde? Quando? Com quem? De quanto vou precisar? Especifique todas as informações da sua meta. 

Estabeleça prazos e tenha uma data final para alcançar a meta. Assim, fica fácil manter o foco. Se possível, tenha entre as suas metas algo que possa ser realizado em pouco tempo. Após conseguir concluir a sua primeira resolução de ano novo, ficará motivado para ir em busca das outras.  

Por último, seja realista. Se a sua meta é impossível de concluir, qual o sentido disso tudo? Pequenas vitórias são importantes e merecem ser celebradas.  

Se você deseja, por exemplo, economizar uma certa quantia. Escolha um número possível de acordo com os seus gastos mensais. A economia mensal será percebida e você vai se animar.  

Conclusão 

Abrace as suas metas com determinação e vá em busca delas. Aceite que existem dias bons e dias ruins também, mas o importante é ter foco e manter o objetivo final sempre a vista. Ah, e leve a vida com leveza, não seja tão duro com você mesmo. 

Se você quer aproveitar o começo do novo ano para aprender inglês, conte com a Wizard nessa nova fase! A escola oferece 2 aulas grátis online para você testar e ter certeza que fez a escolha certa!

Confira + dicas da Wizard:

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

Conheça 7 tradições de Natal em países que falam espanhol

03 de dezembro de 2021

Confira algumas das mais curiosas tradições de Natal em países que falam espanhol.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/