• Contraste
  • Texto
Homem entregando presente à namorada

Por Redação Wizard
17 de fevereiro de 2021

Venha conhecer mais sobre essa data tão celebrada em países como os Estados Unidos! Veja também curiosidades sobre a data no Brasil.

O clima de romance está no ar aqui no blog da Wizard! No próximo dia 14 é comemorado em diversos países o Valentine’s Day, data muito aguardada pelos casais apaixonados, que trocam presentes e fazem juras de amor.

Mas você já se perguntou sobre a origem dessa celebração e por que aqui no Brasil comemoramos o Dia dos Namorados em outra data? É sobre isso que vamos falar no texto a seguir. Ficou curioso? Então venha aprender conosco e guarde as informações para surpreender o mozão!

Quem foi São Valentim?

A história mais disseminada nos livros e artigos sobre o tema, contam que Valentim foi um bispo que viveu no Império Romano, comandado pelo Imperador Cláudio II, por volta do século III.

Naquela época os romanos travavam diversas guerras e batalhas contra seus adversários e o imperador determinou que fossem proibidos os casamentos, para que os jovens pudessem se dedicar única e exclusivamente ao treinamento militar. Ele acreditava que um homem que fosse solteiro poderia manter o foco e se dedicar mais na missão de defender o império.

Valentim, por outro lado, não acreditava nessa teoria do imperador e decidiu pregar o amor entre as pessoas e promoveu casamentos, realizados de forma clandestina.

Claudio II tomou conhecimento da prática do bispo e ordenou que ele fosse preso. No período em que ficou encarcerado, ele se apaixonou por uma jovem cega, filha de um carcereiro que cuidava dele. 

Ao descobrir o relacionamento dos dois, foi ordenado que Valentim fosse decapitado. Porém, antes de deixar o cárcere, ele escreveu uma carta para a amada com declarações de amor eterno e assinada como “Seu Valentim”.

Como surgiu o Valentine’s Day?

O bispo Valentim teve a sua morte consolidada em um 14 de fevereiro e, por ser um defensor do amor e do casamento, as pessoas passaram a homenageá-lo nesta data, ficando com quem elas gostavam e enviando flores para a pessoa amada. A influência de Valentim foi tão forte que em inglês a palavra “valentine“, derivada de seu nome, significa “namorado/a“.

Essa história foi contada por muitas e muitas gerações, tanto que ainda hoje é celebrada. Mas engana-se quem pensa que este dia é para exaltar apenas o amor entre os namorados.

Em alguns países do hemisfério norte, como na Inglaterra e Irlanda, o dia 14 de fevereiro é considerado o Dia do Amor, por isso, as pessoas presenteiam seus familiares e amigos também. Já em lugares na América Latina, como no México, a data marca o Dia do Amor e da Amizade, momento de celebrar a união e os laços amorosos.

E no Brasil?

Em terras brasileiras, a influência de São Valentim não foi tão forte e recentemente algumas empresas de diferentes segmentos do comércio tentam popularizar essa data. 

Dois motivos que explicam esse movimento não tão forte para a comemoração do Valentine’s Day por aqui. O primeiro deles é que o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, conhecido no meio católico por ser o santo casamenteiro.

Além disso, vale destacar que o Valentine’s Day concorre, muitas vezes, com uma das festas mais tradicionais no Brasil: o Carnaval! Então dá para entender o motivo pelo qual a data não é tão popular assim por aqui, não é mesmo?

Conclusão

Interessante conhecer um pouco mais sobre essa data, não é mesmo? Agora que você já entendeu a parte histórica, está na hora de preparar uma surpresa bem legal para o seu par! Aproveite para passar no blog da Wizard e conferir algumas dicas do que fazer no Valentine’s Day!

Conte com a Wizard para aprender inglês da melhor forma e conseguir entender cada vez mais conversas no idioma! A Wizard oferece 2 aulas grátis online para você testar e ter certeza que fez a escolha certa!

Confira + dicas de inglês no blog da Wizard:

Um smartphone sobre um notebook com a chamada #DesafioWizard e selo de Certificado

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

Conheça os esportes favoritos dos norte-americanos

25 de fevereiro de 2021

Você já deve ter ouvido falar em basquete ou futebol americano, certo? Esses são dois dos
esportes mais populares nos Estados Unidos. Conheça outros a seguir!

Cultura

O que é o Valentine’s Day?

17 de fevereiro de 2021

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/