• Contraste
  • Texto
quatro mulheres de etnias diferentes olham para a frente, estando uma sentada em frente a um notebook e as outras três de pé.

Por Redação Wizard
28 de julho de 2021

Quem nunca pensou em ter um negócio próprio? Uns pensam e põem a ideia pra funcionar, investindo para abrir uma franquia, por exemplo, e não se arrependem. Outros deixam de lado porque acham que não têm o perfil adequado pra esse modelo de atuação profissional.

E você, será que tem perfil pra investir em franquia?

Se você acredita em seu potencial e conta com uma reserva financeira, de cara já tem meio caminho andado para investir num negócio próprio. E o franchising é uma forma de investir sem correr muitos riscos. Porque trata-se de um negócio já estruturado, com regras prontas definidas pelo franqueador, marca conhecida no mercado e com público cativo.

Diferentemente do que muitos pensam, empreendedorismo nem sempre é uma vocação. Pode ser também necessidade. A isso, somam-se algumas habilidades necessárias ao perfil do futuro investidor em franquia.

Por exemplo, foco em resultados, dinamismo, organização, comprometimento, além de perseverança e versatilidade.

Abaixo, verifique se você tem o perfil para investir em franquia, que contempla algumas das principais características pra ser investidor e ter sucesso:

Exercício da liderança

A capacidade de liderar do franqueado faz com que a equipe que atua no negócio se sinta mais engajada. Pessoas comprometidas trabalham mais felizes e rendem resultados mais eficientes.

Um líder deve saber motivar as pessoas e ser fonte de inspiração para os funcionários que trabalham com ele.

Comprometimento e afinidade com a franquia

O franqueado precisa se esforçar pra ter bons resultados. Não basta ter somente o negócio. O dono precisa estar sempre atento às situações do dia a dia, principalmente, após a abertura da unidade.

Deve, ainda, contribuir em todo o processo, desde a administração até a realização da limpeza e prestar o atendimento ao cliente.

Ou seja, para conhecer e saber lidar com o negócio, o franqueado precisa por a mão na massa e conhecer de todas as maneiras o serviço ou o produto que vende. No início do empreendimento, principalmente, a dedicação precisa ser total, praticamente em tempo integral.

Ter bom relacionamento e gerenciar conflitos

O franqueado precisa lidar com as regras e imposições estabelecidas pelo franqueador. Isso garante boa parte do sucesso de uma rede de franquias.

Afinal, muito do resultado depende, principalmente, do bom relacionamento e comprometimento entre as partes envolvidas.

A boa relação é fundamental para o sucesso e rentabilidade do negócio. No entanto, há conflitos e problemas que, mesmo assim, podem surgir ao longo da convivência. Por isso, é muito importante buscar soluções antes que os conflitos cresçam e se espalhem por toda a rede.

Ser bom negociador

O franqueado precisa saber negociar bem pra promover sua empresa sustentavelmente. Ou seja, procure desenvolver boas habilidades de negociação pra alcançar sucesso em sua franquia. Busque, também, entender o mercado, o público e planejar bem o negócio. Tudo isso ajuda muito nas argumentações.

Ter ótima comunicação

Transparência, frequência e saber ouvir são as principais características para o sucesso de uma franquia. Por isso, é importante que o franqueado esteja em perfeita sintonia com a rede de franquias e com os profissionais que trabalham na sua unidade.

Capacidade persuasiva

Esta é uma habilidade de comunicação. É quando você incentiva uma pessoa a aceitar o seu argumento ou a realizar determinada ação. Por meio da persuasão, você incita e aconselha os outros a acreditarem no que você está falando.

Senso de organização e planejamento

Do estoque à apresentação do espaço de sua unidade e da boa apresentação dos colaboradores às planilhas financeiras, a organização é primordial para o funcionamento de todos os setores da franquia.

A tecnologia é uma aliada na hora de organizar digitalmente os documentos, atualizar dados e planejar

Automotivação e entusiasmo pessoal

Essas características fazem o negócio fluir melhor, demonstram credibilidade e equilíbrio. Para se motivar ainda mais, procure conhecer melhor o mercado, leia sobre o segmento e o que as empresas estão fazendo pra serem mais criativas e conseguir maior lucro.

Participe, sempre que puder, de seminários e encontros pra trocar ideias e se reciclar. Esteja atuante no negócio que escolheu pra administrar. Transmita seus conhecimentos e aprendizados pra sua equipe, engajando-a sempre.

Não desista. Desenvolva seu perfil para investir em franquia!

Avalie bem todos os aspectos que descrevemos até aqui e busque planejar a aquisição de sua franquia. Lembre-se que o sucesso é uma somatória de pontos. O pontapé inicial pra se ter um negócio próprio de sucesso resume-se na palavra “vontade”. Os próximos passos são fatores que podem ser desenvolvidos.

Este post foi útil para você? Siga a Wizard by Pearson no Linkedin e conheça mais sobre esta promissora franquia do segmento de Educação.

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard afrente

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

    Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

    (*)Campos obrigatórios

    Mais artigos do Blog Wizard

    Franquias

    Por que franquia é um bom negócio?

    15 de setembro de 2021

    Ao investir numa franquia, você tem bastante suporte do franqueador e troca de experiências com quem já faz sucesso com a mesma marca.

     

    O que achou da postagem?

    0 Comentários

    Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

    *Declaro ter mais de 12 anos.

    Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


    (*)Campos obrigatórios

    0 Comentários

    Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/