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dois jovens homens de negócios estudam a concorrência em um quadro branco

Por Redação Wizard
11 de maio de 2022

Vantagem competitiva em franquias: saiba quais são

Em qualquer segmento de mercado, enfrentam-se desafios como diferenciar o negócio e encaminhá-lo ao sucesso diante de uma concorrência cada vez mais intensa. No entanto, quando se tem uma vantagem competitiva, a empresa sai na frente na conquista e fidelização de clientes. 

A vantagem competitiva é o que torna os bens ou serviços de uma empresa superiores às outras escolhas de um cliente. 

Por isso, muitas organizações, incluindo as franquias, se esforçam para obter uma vantagem competitiva, mas nem todas realmente entendem o que é, como alcançá-la e como mantê-la. 

Para obter algumas respostas para esses questionamentos, continue a leitura. A seguir, você saberá mais sobre o que é vantagem competitiva em franquias, sua importância, exemplos e como trabalhá-la em sua unidade. 

Qual é o conceito de vantagem competitiva? 

Vantagem competitiva pode ser definida como algo que uma empresa faz especialmente bem quando comparada com negócios concorrentes.  

Observe a ênfase na comparação com empresas rivais, pois a vantagem competitiva é sobre a melhor forma de superá-las e permanecer competitivo no mercado. 

Com isso, podemos dizer que a vantagem competitiva representa algo que cria valor superior para uma empresa, que diferencia o negócio dos demais concorrentes. 

Por exemplo, uma empresa pode ter uma vantagem competitiva devido à sua imagem de marca, conhecimento tecnológico, atendimento ao cliente ou rede de distribuição. 

Assim, por ter vantagem competitiva, o negócio e seus produtos/serviços tornam-se mais atrativos para o cliente. Isso pode ser porque a organização pode oferecer preços mais baixos, um produto de melhor qualidade ou atendimento superior ao cliente. 

Por que a vantagem competitiva é um fator relevante para as franquias? 

A vantagem competitiva é essencial para negócios como as franquias porque torna uma marca, produto ou serviço mais atraente para os públicos de interesse. 

Para chamar a atenção dos clientes e fazer com que as pessoas escolham a sua marca, as empresas criam produtos exclusivos e de alta qualidade, estabelecem preços mais baixos, oferecem excelente atendimento e experiência do cliente, entre outras coisas. 

Especialmente nas franquias, isso se traduz em um modelo de negócio eficiente, na entrega de soluções que já foram atestadas e aprovadas no mercado, em custos atrativos, entre outros atributos. 

Tudo isso ajuda os negócios a obterem alto volume de vendas, melhores margens de lucro e um alto nível de fidelidade do cliente. 

Afinal, em meio a tantas opções, quando uma empresa oferece algo melhor, diferente e mais alinhado ao perfil e às necessidades de seu público, ela destaca-se dos demais concorrentes, tendo um maior atrativo para captar e reter uma boa base de clientes. 

Assim, ter uma vantagem competitiva clara e uma proposta de valor única fornece mais segurança à empresa em um mercado, por vezes, saturado de concorrentes, ajudando a estabelecer uma marca forte e desejada pelo público e uma franquia lucrativa

Quais são os exemplos de vantagem competitiva para franquias? 

A vantagem competitiva é o que faz um cliente escolher seu negócio em detrimento de outro. Ao compreender e promover tal vantagem, as franquias podem conquistar uma parcela maior de participação de mercado. 

Com isso, a vantagem competitiva pode resultar da experiência do usuário – ou seja, um produto melhor, mais acessível ou mais eficiente – ou pode ser outro ativo tangível ou intangível, como a propriedade intelectual da franquia ou o atendimento superior oferecido pela equipe ao cliente. 

Dessa forma, a vantagem competitiva é um elemento que separa um negócio sobrevivente de um realmente próspero, mas a fonte desse diferencial pode mudar de setor para setor e de empresa para empresa. 

Alguns exemplos comuns de vantagem competitiva em franquias incluem: 

  • Sistema de gestão; 
  • Liderança em custos; 
  • Tecnologia inovadora; 
  • Localização geográfica privilegiada; 
  • Marca e reputação da rede de franquias; 
  • Atendimento e experiência proporcionados ao cliente; 
  • Modelo exclusivo de fabricação de um produto ou prestação de um serviço; 
  • Entrega não duplicável (patentes, produtos protegidos por lei, acesso a recursos que são restritos para os concorrentes; etc.). 

Como identificar uma vantagem competitiva para a sua franquia? 

Para criar ou identificar uma vantagem competitiva, a empresa deve fornecer um benefício claro ao seu mercado-alvo que seja melhor do que aquilo que a concorrência oferece. 

Para isso, considere: 

Qual é o benefício real que seu produto ou serviço oferece? 

Deve ser algo que os clientes precisam e deve oferecer valor real. Por exemplo, se você tem ou está interessado em uma franquia na área de educação, o benefício para o cliente não é apenas o curso ofertado, mas pode ser aumentar sua empregabilidade, possibilitar uma progressão de carreira, etc. 

Qual é o seu público de interesse? 

Para identificar a vantagem competitiva que terá grande impacto e atratividade, é necessário conhecer em profundidade o seu cliente-alvo. Pense: 

  • Quem é ele? 
  • Qual a sua ocupação? 
  • Quais são suas dores e necessidades? 
  • Qual é a linguagem ideal para se comunicar com ele? 
  • O que ele mais valoriza em uma marca? 
  • Como a sua franquia pode melhorar a vida dele? 
  • Por que alguns clientes em potencial não compram ou contratam os seus serviços? 

A partir dessa compreensão, será mais fácil detectar o tipo de diferencial ideal para a sua franquia se destacar no mercado. 

Quem são seus concorrentes? 

Assim como conhecer seu target é essencial, saber quem são e o que oferecem seus concorrentes será importante para estabelecer a sua proposta de valor. 

Faça um estudo para identificar quais são as forças e fraquezas da sua concorrência e quais são as oportunidades para que a sua franquia supere esses pontos e obtenha uma sólida vantagem competitiva. 

Lembre-se de que boa parte dessas informações você poderá obter junto à franqueadora. Ela também poderá dar suporte para fomentar e reforçar a vantagem competitiva da marca em seu mercado local. 

Ademais, é possível também fazer uma pesquisa de mercado e de perfil do seu cliente, de modo a obter insights para destacar os diferenciais da sua franquia durante o atendimento, nas campanhas de marketing, em seus canais de comunicação, etc. 

Como obter uma vantagem competitiva sustentável no longo prazo? 

Por fim, lembre-se de que a conquista da vantagem competitiva nem sempre é permanente ou mesmo de longa duração. Uma vez que uma organização se estabelece em uma área de vantagem, outras empresas buscarão seguir o exemplo. 

Por isso, é relevante focar em vantagens sustentáveis, que os concorrentes não consigam copiar com facilidade. Para isso, é importante que o diferencial atenda a critérios como: 

  • Valioso: algo que tem valor para os clientes; 
  • Raro: não é algo facilmente obtido ou alcançável; 
  • Não substituível: o público não poderá encontrar na concorrência algo exatamente igual e com o mesmo atrativo e valor para substituir. 

Ao apostar em franquias, já se sai na frente neste ponto. Afinal, trata-se de um modelo de negócio protegido e que pode apenas ser utilizado pelos franqueados.  

Ainda, o produto ou serviço exato não poderá ser negociado por concorrentes (dependendo, é claro, da franqueadora e do produto/serviço escolhidos). 

Assim, em relação a negócios próprios, para quem opta pela franquia, pode ser mais fácil e ágil identificar e trabalhar uma vantagem competitiva duradoura para captar e fidelizar clientes. 

Para saber mais, confira também nosso conteúdo que explica as oportunidades que o mercado de franquias oferece. 

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