WOULD, COULD e SHOULD: quais as diferenças
3 minutos de leitura.
Would, could e should são responsáveis por trazer muita confusão sobre como usá-los em uma frase. Eles fazem parte de um grupo de verbos chamados auxiliares, que expressam possibilidades.
Tem dúvidas de como usar would, could e should? Não se preocupe! Veja abaixo como utilizar essas três formas auxiliares corretamente:
Como usar could
O could é usado em momentos que poderíamos substituí-lo por “podia/poderia” ou “conseguia/conseguiria” no português. Ele serve tanto para fazer um pedido para outra pessoa, bem como falar sobre algo que era feito no passado ou para falar sobre a possibilidade de algo acontecer no futuro.
Na forma negativa, o couldn’t tem a mesma função, mas como “não podia/não poderia”.
Confira alguns exemplos:
- Could you get me some water, please? – Você poderia pegar um pouco de água para mim, por favor? (pedido)
- When I was a kid, I could spend the whole night playing videogames. – Quando eu era criança, eu podia passar a noite toda jogando videogames. (algo feito no passado)
- Could you call her tomorrow? – Você poderia ligar para ela amanhã? (possibilidade de algo acontecer no futuro)
- Yesterday, I couldn’t find my keys anywhere – Ontem eu não conseguia encontrar minhas chaves em lugar algum. (negativa)
Como usar should
O should é usado em inglês para expressar o nosso “deveria” em português. Na forma negativa e simplificada, ele vira shouldn’t e tem o sentido de “não deveria”.
Empregamos o should para perguntar ou dar conselhos e sugestões, além de falar sobre uma coisa provável que deveria ter acontecido.
Veja os exemplos:
- You should go now or you’ll be late – Você deveria ir agora ou se atrasará. (conselho)
- Should I call her and decline the date? – Eu deveria ligar para ela e recusar o encontro? (pergunta sobre conselho)
- You shouldn’t spend so much time on your smartphone. – Você não deveria passar tanto tempo no seu celular. (sugestão negativa)
- It’s already 10pm, Kate should be here at 9pm! – Já são 22h, Kate deveria estar aqui às 21h! (situação que deveria ter acontecido)
Como usar would
O would é usado para situações de possibilidades, gentileza nos pedidos ou situações improváveis. Para a negativa, usamos o wouldn’t.
Confira alguns exemplos do uso do would:
- Would you like to go out with me sometime? – Você gostaria de sair comigo algum dia? (pedido gentil)
- I would love to – Eu adoraria. (gentileza)
- If I were him, I would make different choices – Se eu fosse ele, faria escolhas diferentes. (situação improvável)
- I wouldn’t mind if she told me that. – Eu não ligaria se ela me dissesse isso. (negativa)
Conclusão
Fácil, não é? Agora que você aprendeu como usá-los, é só colocar em prática! Deixe um comentário dizendo o que achou das dicas de como usar would, could e should!
Se você quer começar um curso de inglês e alcanças a fluência no idioma, venha para a Wizard! Cadastre-se no site e ganhe 2 aulas grátis para conhecer a metodologia da escola e ter certeza que fez a escolha certa.
Comente o que você achou
Preencha os campos e deixe sua opinião em nosso post