• Contraste
  • Texto
Menina estudando com alguns livros sob a mesa e com fones de ouvido

Por Redação Wizard
17 de novembro de 2021

Confira dicas para praticar essas habilidades no seu cotidiano e se torne fluente em inglês mais rápido!

Você sabe que um curso de inglês de uma boa escola é essencial para o aprendizado do idioma, não é mesmo? Mas para desenvolver e aprimorar os seus conhecimentos, é importante ir além das aulas e manter o estudo e a prática no dia a dia.  

Existem maneiras bem legais e divertidas de treinar o inglês no conforto do seu lar, sempre mantendo a disciplina e a atenção. Quer algumas dicas para treinar três habilidades muito importantes, listeningwriting reading, em casa? Então acompanhe o texto! 

Para treinar o listening 

Assista a filmes, séries e vídeos: além de ser divertido, assistir a filmes, séries em inglês e vídeos com o áudio e as legendas no idioma ajuda a praticar o listening. Faça isso uma vez também sem as legendas. Opte por uma história que você já conheça, assim a compreensão dos diálogos fica mais fácil e, por ser algo de que você gosta, prestará mais atenção. Você pode fazer isso também com vídeos do YouTube, palestras e workshops, por exemplo.  

Ouça podcasts, músicas e audiobookscom o seu celular, treine o listening ouvindo músicas e podcasts disponíveis em aplicativos de streaming. Escolha as suas canções favoritas para concentrar sua atenção nas frases ditas em inglês, e escolha podcasts sobre assuntos que você curte, assim você descobre novas expressões. Procurando as letras das músicas, dá para treinar o reading também. Outra opção são os audiobooks, os livros em áudio, com os quais, além de se divertir com novas histórias ou com as de que você já gosta, ainda é possível treinar o inglês. 

Você sabia que a Wizard possui várias playlists no Spotify para praticar inglês com música? Confira: 

Repita as frases e não traduza: com a repetição do que você ouve, seja em vídeos, seja em filmes ou em podcasts, será mais fácil aprimorar o listening e adquirir mais conhecimentos em inglês. Também é importante não parar o que está ouvindo para traduzir palavras ou frases!   

Treine com frequência: tenha o hábito de treinar o listening diariamente, em um determinado horário. Escolha uma quantidade de músicas para ouvir ou um episódio da sua série favorita para praticar com atenção! 

Para treinar o writing 

Pratique todos os dias: algumas palavras podem ser confusas na hora de escrever por causa da sua pronúncia, principalmente as que têm consoantes que não são pronunciadas, como listen e climb, e não são percebidas ao serem ditas. Por isso, para treinar o writing, escreva várias vezes um conjunto de palavras e tenha o hábito de escrever as coisas do cotidiano em inglês. Por exemplo, faça a lista de supermercado em inglês, o seu planejamento diário, um e-mail ou uma mensagem que vai mandar para alguém. 

Tenha a ajuda das ferramentas on-line: gramática pode ser um assunto complicadinho numa língua diferente, então as dúvidas podem surgir. Para te ajudar no writing em inglês, não deixe de procurar ajuda em recursos on-line quando precisar, como páginas sobre o idioma, tradutores ou dicionários de inglês. Ah, e aproveite para dar uma olhada nos conteúdos de inglês no blog da Wizard. 

Leia: ler livros, notícias, revistas e diversos textos em outro idioma permite que você conheça novas colocações, expressões idiomáticas, phrasal verbs e outros assuntos de gramática, além de treinar a memória visual para guardar a escrita correta das palavras. Além disso, você fica mais familiarizado com a semântica da língua, tem mais noção de como as palavras são formadas e observa como os autores estruturam um texto no idioma.  

Para treinar o reading 

Tenha a ajuda de um dicionáriono treino de reading, tenha o auxílio de um dicionário em inglês, que pode ser on-line ou físico. Dessa forma, enquanto lê, você pode procurar um sinônimo de determinada palavra ou expressão para variar o vocabulário, além de ser mais rápido para entender o que é desconhecido. 

Opte por livros bilíngues: escolha ler livros em inglês e português, e compatíveis com o seu nível de conhecimento do idioma. Pode ser na versão física ou digital, algumas são até gratuitas. Em uma página, há a escrita em inglês, e na outra, em português. Ou então temos a versão em inglês numa metade do livro e a em português na outra. Alguns podem até vir com audiobook também, ajudando no treino do listening. É legal escolher livros com uma linguagem mais fácil e enredos mais objetivos. Com o passar do tempo, você vai avançando para os mais complexos. 

Faça anotações: outra dica para treinar o reading é anotar as palavras e expressões novas ou com significados que você quer aprender corretamente, as estruturas gramaticais desconhecidas e ideias que podem surgir durante a leitura. 

Leia as letras das músicas: treinar o reading também pode ser uma prática realizada ouvindo músicas e lendo as letras das canções de que mais gosta. Você pode fazer isso na companhia de um dicionário para facilitar a compreensão. Fique ligado se a música está em inglês americano ou britânico, por exemplo, pois são variações que influenciam na pronúncia, nos termos usados e nos significados das palavras.  

Leia notícias: ler notícias em jornais de países de língua inglesa é uma maneira de aprimorar o vocabulário usado no dia a dia e em diversas áreas, como política, cultura e economia. Fique atento às frases de duplo sentido e aos termos muito específicos.  

Conclusão 

Essas são as nossas dicas para você treinar listeningwriting e reading em casa! Lembre-se de ter foco e dedicação mesmo fora da sala de aula, ok? Deixe nos comentários sua opinião ou mais dicas para praticar inglês.  

Se você quer aprender o idioma com qualidade e ainda não é aluno Wizard, a garanta já 20% de desconto na matrícula em qualquer curso de idioma, inclusive no curso de ingles online. Mas se você já é aluno, que tal conferir mais artigos do blog para continuar seus estudos? Aproveite as sugestões abaixo! 

Confira + dicas de inglês da Wizard: 

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

Vocabulário de verão em inglês

23 de novembro de 2021

Confira as dicas e reforce o seu vocabulário de verão em inglês e esteja preparado para falar tudo durante a estação mais legal do ano.

 

O que achou da postagem?

3 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

3 Comentários

  1. josivaldo roberto:
    28 de março de 2021 às 20:58

    Muito bom com dicas valiosas para quem quer estudar o inglês.

    • Wizzy:
      12 de abril de 2021 às 10:28

      Thank you SO MUCH, Josivaldo!

  2. silvio furtado:
    8 de junho de 2020 às 17:56

    Gostei muito.

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/